John et al. (2006)2121. John A, Sell D, Sweeney T, Harding-Bell A, Williams A. The Cleft Audit Protocol for Speech-Augmented: a validated and reliable measure for auditing cleft speech. Cleft Palate Craniofac J. 2006;43(3):272-88. https://doi.org/10.1597/04-141.1. PMID:16681400. https://doi.org/10.1597/04-141.1...
|
Protocolo de avaliação perceptiva com treinamento para uso do protocolo. (Desenvolver um instrumento de avaliação (CAPS-A) para uso em estudos de auditoria intercentros na área da fissura labiopalatina e testar a confiabilidade e validade deste instrumento de avaliação)
|
Treinamento oferecido para avaliadores por fonoaudiólogas experientes no uso do novo protocolo de avaliação (CAPS-A) com análises consensuais (fase 3 do estudo)
Duração: 6 horas Modalidade: presencial
|
Contagem, repetição de frases e conversa espontânea
Escala: Intervalos iguais (5 pontos) |
Fonoaudiólogos com experiência na avaliação da fala de fissura labiopalatina
(N=4)
|
Índices de confiabilidade intra e entre avaliadores considerados bom/muito bom. Os dados sugerem que, após 6 horas de treinamento estruturado, a concordância entre avaliadores pode ser alcançada. Os avaliadores consideraram o protocolo CAPS-A como aceitável e fácil de utilizar com um treinamento apropriado. |
Sell L et al. (2009) 2222. Sell D, John A, Harding-Bell A, Sweeney T, Hegarty F, Freeman J. Cleft Audit Protocol for Speech (CAPS-A): a comprehensive training package for speech analysis. Int J Lang Commun Disord. 2009;44(4):529-48. https://doi.org/10.1080/13682820802196815. PMID:18821108. https://doi.org/10.1080/1368282080219681...
|
Protocolo de avaliação perceptiva com treinamento para uso do protocolo. (Delinear, executar e avaliar um programa de treinamento para fonoaudiólogos com a sistematização e a confiabilidade no uso do protocolo de avaliação CAPS-A)
|
Treinamento oferecido por fonoaudiólogos integrantes do CAPS-A para uso do protocolo. Apresentação da construção e aspectos específicos do protocolo de avaliação (processo de desenvolvimento do protocolo, revisão das definições adotadas pelo protocolo, padronização das escalas numéricas de parâmetros de fala, revisão dos tipos erros na produção das consoantes na fala). Oferecimento de exemplos para ilustrar as escalas utilizadas, e, ainda, exercícios para estabelecimento de consenso. Após, prática com consenso (um caso) seguido de análises individuais, imediatamente ao treinamento e um mês após. Duração: 4 dias (incluindo dois dias de treinamento específico seguido de prática consensual previamente às análises individuais) Modalidade: presencial |
Contagem, frases, rimas e amostra espontânea
Escala: Intervalos iguais (4 pontos) |
Fonoaudiólogos (N=36) |
De forma geral, houve aumento de confiabilidade de análises intra e entre os avaliadores, incluindo o parâmetro de fala hipernasalidade. .
|
Lee, Whitehill, Ciocca (2009) 1616. Lee A, Whitehill TL, Ciocca V. Effect of listener training on perceptual judgement of hypernasality. Clin Linguist Phon. 2009;23(5):319-34. http://dx.doi.org/10.1080/02699200802688596. PMID:19399664. http://dx.doi.org/10.1080/02699200802688...
|
Treinamento
(Investigar o efeito do treinamento e do feedback sobre a confiabilidade intra e entre avaliadores do julgamento da hipernasalidade)
|
Treinamento para três grupos (G1, G2, G3) Calibração (G1, G2, G3) (enfoque na hipernasalidade e alterações de fala coexistentes
G1: Exposição a amostras de fala, exemplificando hipernasalidade, emissão nasal, alterações vocais e erros articulatórios G2 (prática sem feedback) G3 (prática com feedback) Prática: treinamento com hierarquia de dificuldade com 4 etapas: 1. identificação da presença ou ausência da hipernasalidade, emissão nasal, alterações vocais e erros articulatórios 2. identificação dos tipos de alterações 3. discriminação graus hipernasalidade (identificação da amostra mais hipernasal entre duas amostras 4. julgamento da hipernasalidade
Duração: - calibração, 30 minutos; - prática 1 hora/grupo Modalidade: presencial |
Frases
Escala de Magnitude direta |
Estudantes de Fonoaudiologia (N=36) |
Diferença significativa na concordância interavaliadores entre os grupos com prática (treinamento com e sem feedback) e o grupo sem prática (exposição de amostras). Entre os dois grupos que realizaram a prática, não houve diferença significativa. Ambos os grupos com prática mostraram aumento na confiabilidade das análises intra e entre avaliadores. O treinamento (prática com e sem feedback), portanto, foi útil para melhorar a confiabilidade das classificações de hipernasalidade. |
Chapman et al. (2016) 1717. Chapman KL, Baylis A, Trost-Cardamone J, Cordero KN, Dixon A, Dobbelsteyn C et al. The Americleft Speech Project: a training and reliability study. Cleft Palate Craniofac J. 2016;53(1):93-108. http://dx.doi.org/10.1597/14-027. PMID:25531738. http://dx.doi.org/10.1597/14-027...
|
Protocolos de avaliação perceptiva com treinamento para uso do protocolo (Descrever os índices de confiabilidade da avaliação de fala de dois protocolos de avaliação perceptiva CAPS-A e CAPS-A-AM) *CAPS-A-AM: modificações realizadas no protocolo CAPS-A
|
Treinamento oferecido com uso do CAPS-A (estudo 1) Treinamento incluiu descrição das etapas e detalhamento dos procedimentos adotados; transcrição fonética e classificação dos parâmetros de fala com uso de escalas, e práticas com consenso.
Duração: 3 dias Modalidade: presencial
Análises individuais Estudo 1 (CAPS-A): antes, imediatamente, um mês após treinamento Estudo 2 (CAPS-A-AM): análises em duas ocasiões, 5 semanas após estudo 1 |
Contagem, rimas e frases
Escala: Intervalos iguais (5 pontos) |
Fonoaudiólogos com experiência na avaliação da fala de fissura labiopalatina (N=9) Estudo 1: N=9 Estudo 2: N=6, (incluídos também no estudo 1) |
Estudo 1 CAPS-A: melhoras significativas nos índices de confiabilidade entre avaliadores, após treinamento, incluindo parâmetro de hipernasalidade . Estudo 2 CAPS-A-AM: Não houve diferenças significativas nos resultados entre avaliadores, inclusive para a hipernasalidade.
Índices de confiabilidade entre avaliadores do estudo 2 inferiores ao do estudo 1. Após ajustes de procedimentos de análise dos dados, os achados foram similares
Em ambas os estudos houve boa confiabilidade intra avaliadores. |
Butts et al. (2016) 1818. Butts SC, Truong A, Forde C, Stefanov DG, Marrinan E. Perceptual assessment of velopharyngeal dysfunction by otolaryngology residents. Otolaryngol Head Neck Surg. 2016;155(6):1034-9. https://doi.org/10.1177/0194599816662247. PMID:27484234. https://doi.org/10.1177/0194599816662247...
|
Treinamento
(Avaliar a capacidade de residentes de Otorrinolaringologia (ORL) em avaliar a hipernasalidade em pacientes com disfunção velofaríngea)
|
Módulo Educacional (amostras de fala, explicações sobre disfunção velofaríngea relação com casos clínicos) e questionário sobre o módulo). Módulo educacional oferecido somente para o grupo experimental, entre as classificações das amostras de fala, inicial e final, realizadas pelos dois grupos (controle e experimental), com uma a duas semanas de intervalo entre as classificações
Duração: 40 minutos Modalidade: online
|
Amostras de fala (módulo) não informada
Escala: Intervalos iguais (4 pontos) |
Residentes ORL
(N=30) |
Melhora na porcentagem da concordância (grupo experimental) após treinamento realizado, porém sem diferença estatística em relação ao grupo controle. Maior acurácia nas classificações para os graus ausente e grave |
Oliveira, et al. (2016) 1414. Oliveira ACASF, Scarmagnani RH, Fukushiro AP, Yamashita RP. The influence of listener training on the perceptual assessment of hypernasality. CoDAS. 2016;28(2):141-8. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015163. PMID:27191877. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2016...
|
Treinamento (Investigar a influência do treinamento prévio sobre a concordância entre diferentes avaliadores no julgamento perceptivo da hipernasalidade)
|
Definição de critérios e estabelecimento de amostras de referência pelas fonoaudiólogas experientes (consenso)
Duração: não especificada
Modalidade: presencial |
Frases e contagem
Escala: Intervalos iguais (4 pontos) |
Fonoaudiólogos com experiência na avaliação da fala de fissura labiopalatina (N=3) |
Aumento dos índices de concordância intra e interavaliadores |
Spruijt et al. (2018) 2323. Spruijt NE, Beenakker M, Verbeek M, Heinze ZCM, Breugem CC, Mink van der Molen AB. Reliability of the Dutch Cleft Speech Evaluation Test and Conversion to the Proposed Universal Scale. J. Craniofac. Surg. 2018;29(2):390-5. https://doi.org/10.1097/SCS.0000000000004261. PMID:29381632. https://doi.org/10.1097/SCS.000000000000...
|
Protocolos de avaliação perceptiva com treinamento para uso do protocolo
(Mensurar a confiabilidade intra e entre avaliadores, utilizando Dutch Cleft Speech Evaluation Test (DCSET) e converter o DCSET em escalas universais)
|
Treinamento para uso das modificações no Dutch Cleft Speech Evaluation Test (DCSET) com base em análises de vídeos e análises consensuais) (Fase 2 do estudo)
Revisão das escalas para análise da ressonância e erros de produção de fala, após treinamento (Fase 2).
Fase 2 realizada após fase 1 (protocolo sem revisões)
Duração: não informada Modalidade: presencial |
Frases
Escala: Intervalos iguais (3 pontos) para hipernasalidade |
Fonoaudiólogos com experiência na avaliação da fala de fissura labiopalatina (N=2) |
Fase 1: não apresentou resultados esperados; realizados ajustes quanto à utilização da escala de alguns parâmetros de fala. Fase 2: índices de confiabilidade variaram de regular para bom (todos os parâmetros de fala)
Hipernasalidade: Confiabilidade das análises entre avaliadores (amostras orais): regular |
Bruneel et al. (2020) 2424. Bruneel L, Alighieri C, D'haeseleer E, Kissel I, Adriaansen A, Sseremba D et al. Reliability results of perceptual ratings of resonance, nasal airflow and speech acceptability in patients with cleft palate by Ugandan speech-language pathologists following a two-day workshop. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2020;136:110191. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2020.110191. PMID:32593063. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2020.11...
|
Protocolos de avaliação perceptiva com treinamento para uso do protocolo
(Desenvolver e validar um instrumento no idioma Belga para avaliação perceptiva em pacientes com fissura de palato)
|
Fase 1: Estudo preliminar Introdução de variáveis de fala e descrição da estrutura do protocolo de avaliação, com amostra de referência para cada grau e tipo de alteração de fala (duas horas) Prática de consenso (1 hora e meia) Duração total: 3 horas e meia Modalidade: presencial
Fase 2 (validação): Descrição e explanação das definições e parâmetros adotados, descrição da estrutura do protocolo de avaliação e escalas de classificação. Prática de consenso. Duração total: 4 horas |
Contagem, frases e fala encadeada
Escala: Intervalos iguais (4 pontos) |
Fonoaudiólogos, (N=2; estudo 1)
Fonoaudiólogos (N=4; estudo 2) |
Fase 1: Em geral, índices com boa confiabilidade de análises entre avaliadores, incluindo a hipernasalidade. Fase 2: Em geral, boa confiabilidade intra e entre avaliadores, incluindo a hipernasalidade de fala. Em ambas as fases, a confiabilidade entre avaliadores foi menor que a intra-avaliadores
|
Lohmander et al. (2021)1313. Lohmander A, Klintö K, Schalling E, Portela AS, Johansson K, McAllister A. Students take charge of learning - using e-learning in perceptual assessment in speech-language pathology. Scand. J. Educ. Res. 2021;65(3):468-80. http://dx.doi.org/10.1080/00313831.2020.1716064. http://dx.doi.org/10.1080/00313831.2020....
|
Treinamento
(Avaliar o resultado do treinamento, curto e longo prazo, por meio de uma ferramenta de e-learning)
|
O treinamento utilizando uma plataforma (PUMA website) com casos clínicos e feedback de fonoaudiólogos experientes na avaliação de alterações de fala na fissura labiopalatina
Treinamento oferecido durante um curso estruturado (atividade de ensino, incluindo leituras, seminários e atividades de laboratório), em horário livre do aluno, por meio do website. Dois grupos de alunos, de duas diferentes universidades envolvidos no estudo.
Treinamento perceptivo incluiu: - Ouvir amostras de fala contendo exemplos de diferentes tipos e graus alterações de fala em indivíduos com fissura labiopalatina - Transcrever foneticamente uma amostra em vídeo, com possibilidade de comparação com análise de fonoaudiólogos experientes - Analisar amostras de fala, utilizando escala de intervalos iguais, com possibilidade de comparação com amostras áudio com análises consensuais dos fonoaudiólogos Treinamento realizado de forma individual ou conjunta. Número de sessões e tempo direcionado ao treinamento: não especificado Modalidade: online Treinamento realizado na semana 2. Semana1: instrução/ pré-teste; Semana 3: pós teste |
Palavras isoladas
Escala: Intervalos iguais (4 pontos) |
Estudantes de Fonoaudiologia (N=45) |
Um total de 16,5 horas (atividades de transcrição) e 8,5 (análises com escalas) utilizada para treinamento pelo total de alunos. Melhora significativa para transcrição fonética, após treinamento, para total de alunos. Número significativamente maior de respostas que concordam com a avaliação dos fonoaudiólogos experientes, após treinamento, para as variáveis hiponasalidade e fraca pressão intraoral para total de alunos. Tendência de melhora das respostas para hipernasalidade observada para um dos grupos de alunos. Comentários positivos dos alunos no que se refere à acessibilidade e tempo de prática. O e-learning indicou melhora na habilidade dos alunos (avaliadores sem experiência) na avaliação perceptivo-auditiva. |
Bruneel et al. (2022) 2020. Bruneel L, Danhieux A, Van Lierde K. Training speech pathology students in the perceptual evaluation of speech in patients with cleft palate: reliability results and the students' perspective. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol. 2022;157:111145. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2022.111145. PMID:35468487. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2022.11...
|
Treinamento
(Avaliar o efeito imediato e a longo prazo do treinamento perceptivo na confiabilidade das análises intra e entre avaliadores)
|
Definição de critérios e apresentação de amostras de fala em áudio e audiovisual para prática no julgamento dos parâmetros de fala (hipernasalidade, hiponasalidade, emissão nasal e turbulência nasal), além de treinamento para avaliação da inteligibilidade aceitabilidade da fala.
Amostras adicionais para treinamento do julgamento de hipernasalidade, hiponasalidade, emissão nasal e turbulência nasal, primeiramente de forma individual seguida de discussão em grupo (julgamentos consensuais).
Amostras de fala do treinamento diferiram das amostras dos testes (pré-treinamento, pós-treinamento curto prazo e pós-treinamento longo prazo - 1mês).
Duração: 2 Horas Modalidade: presencial |
Amostra espontânea e frases
Escala: Intervalos iguais 5 pontos |
Estudantes de Fonoaudiologia (N=31) |
De forma geral, o treinamento afetou positivamente os resultados de confiabilidade das análises e, também, a confiança dos alunos em realizar os julgamentos (outro aspecto de interesse do estudo), porém estes achados foram dependentes na variável de fala analisada e do tempo em que a medida foi feita.
Pouco ou nenhum efeito de treinamento (curto e longo prazo) foi observado para as variáveis hipernasalidade, emissão de ar e turbulência nasal. |