Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

O quinto volume da Revista CEFAC está composto por 35 contribuições científicas nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, disfagia, motricidade orofacial e voz.

Quanto aos artigos originais, Tsukamoto, Costa, Júnior, Pelosi, Marchiori e Fernandes apresentam a primeira contribuição sobre a Caracterização clínico-funcional de portadores de queixas de tontura. A segunda contribuição é de Tamanini, Ramos, Dutra e Bassanesi sobre a Triagem auditiva escolar: identificação de alterações auditivas em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Almeida, Cola, Magnoni, França e Silva escrevem a terceira contribuição sobre Prevalência de disfagia orofaríngea no acidente vascular cerebral após cirurgia cardíaca.

A quarta contribuição é de Eloi, Santos e Martins-Reis sobre as Alterações da linguagem oral e escrita na percepção dos professores do ensino fundamental. Cunha, Cunha, Bezerra, Melo, Peixoto, Tashiro e Silva apresentam a quinta contribuição sobre a Aeração nasal e força muscular respiratória em crianças respiradoras orais. Gagueira desenvolvimental persistente familial: disfluências e prevalência é a sexta contribuição de autoria de Nogueira, Oliveira, Giacheti e Moretti-Ferreira. Queiroga, Rosal, Silva e Cordeiro apresentam a sétima contribuição sobre a Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do Recife. O tema Terapia fonoaudiológica de linguagem e teoria das inteligências múltiplas: investigação em prontuários é a oitava contribuição apresentado por Camargo e Mezzomo.

O estudo intitulado Consciência fonológica em adultos não alfabetizados é a nona contribuição das autoras Lopes e Minervino. Lamônica e Ferreira-Vasques apresentam a décima contribuição intitulada Habilidades comunicativas e lexicais de crianças com Síndrome de Down: reflexões para inclusão escolar. A décima primeira contribuição de Segin, Dias, Seabra, Teixeira e Carreiro é sobre a Avaliação da consciência fonológica na Síndrome de Wlliams. A décima segunda contribuição de Lima e Nunes discorre sobre o Perfil fonológico de crianças com baixa visão de 6 a 9 anos de idade em uma instituição para cegos na cidade de Salvador - BA. Relação entre os achados do teste masking level difference e do reflexo acústico em crianças com transtorno fonológico é a décima terceira contribuição de Bartz, Ribas, Machado, Ferreira, Laux e Peruch.

O estudo intitulado Padrão de atividade elétrica dos músculos mastigatórios em crianças obesas e eutróficas é a décima quarta contribuição de Favero, Silva, Haeffner, Busanello-Stela e Corrêa. Santo, Arakawa, Xavier, França, Oliveira, Machado, Bastos, Bastos e Caldana apresentam o décimo quinto estudo sobre a Promoção da saúde da população ribeirinha da região amazônica: relato de experiência. A décima sexta contribuição de Leonor, Santos, Mendes e Willig é sobre As contribuições da educação continuada em disfagia para a assistência de enfermagem pediátrica em um hospital de ensino. O estudo intitulado Prevalência de sintomas vocais em professores na rede municipal de ensino em Campo Grande - MS é a décima sétima contribuição de autoria de Hermes e Bastos. Morelli, Grillo, Lacerda, Mezadri e Baumgartel apresentam a décima oitava contribuição intitulada Tempo de tratamento em fonoaudiologia em um serviço público versus balizadores preconizados.

Os autores Ferreira, Ribeiro e Lima apresentam a décima nona contribuição sobre Prevalência de vestibulopatia em idosos institucionalizados. A vigésima contribuição é sobre a Influência do canto coral na qualidade de vida em voz dos usuários do serviço público de saúde de autoria de Lobo, Gomes, Santos, Klein, Rocha e Silva. O tema Índice de capacidade para o trabalho e desequilíbrio esforço-recompensa em professoras da rede estadual de Alagoas de autoria de Ferracciu, Santos, Barros, Teixeira e Almeida é a vigésima primeira contribuição.

O artigo de revisão de literatura intitulado Fatores na infância e adolescência que podem influenciar o processamento auditivo: revisão sistemática de Carvalho, Novelli e Colella-Santos é a vigésima segunda contribuição. Teste de identificação de sentenças sintéticas com mensagem competitiva ipsilateral pediátrico: revisão narrativa sobre a sua aplicabilidade das autoras Vellozo, Filha, Costa, Biaggio e Garcia é a vigésima terceira contribuição. Resende, Dobelin, Oliveira e Luchesi apresentam a vigésima quarta contribuição intitulada Disfagia orofaríngea neurogênica: análise de protocolos de videofluoroscopia brasileiros e norte-americanos.

Uso da eletroestimulação na clínica fonoaudiológica: uma revisão integrativa da literatura é a vigésima quinta contribuição dos autores Santos, Gama, Silvério e Oliveira. A vigésima sexta contribuição é de Pedrosa, Dourado e Lemos intitulada Desenvolvimento lexical, alterações fonoaudiológicas e desempenho escolar: Revisão de Literatura.

As implicações do implante coclear para desenvolvimento das habilidades de linguagem: uma revisão da literatura de autoria de Neves, Verdu, Moret e Silva é a vigésima sétima contribuição A vigésima oitava contribuição é sobre a Linguagem em idosos com Doença de Alzheimer: uma revisão sistemática de autoria de Araújo, Lima, Nascimento, Almeida e Rosa. Refluxo gastroesofágico e deglutição em recém nascidos e lactentes: revisão integrativa da literatura é a vigésima nona contribuição dos autores Puccini e Berretin-Felix. Fonoaudiologia e estratégia de saúde da família: o estado da questãode autoria de Zanin eAlbuquerque é a trigésima contribuição. A trigésima primeira contribuição é de Silva, Silva e Lima intitulada Lesões craniofaciais decorrentes de acidentes por motocicleta: uma revisão integrativa.

A trigésima segunda contribuição é um relato de caso de autoria de Brito e Baldrighi intitulada Repercussões Fonoaudiológicas na Síndrome de Seckel: estudo de caso. A trigésima terceira contribuição de autoria de Bianchini, Andrade, Damasceno, Souza e Cunha é sobre Aspectos da comunicação na síndrome de Werdning-Hoffman: estudo de caso clínico. Lima, Luna, Pessoa e Alves apesentam a trigésima quarta contribuição intitulada Intervenção fonoaudiológica em cirurgia ortognática com avaliação e mensuração pelo MBGR. A trigésima quinta e última contribuição é de Cielo, Ribeiro, Lima e Gonçalves sobre os Resultados vocais perceptivoauditivos após Tireoplastia tipo I e fonoterapia em um caso de paralisia de prega vocal.

Finalizo este Editorial informando aos autores e pareceristas desta Revista que, conforme anunciado anteriormente, as mudanças continuarão na Revista CEFAC objetivando a manutenção da qualidade dos artigos publicados, assim, a partir de 01 de dezembro de 2015 esta Revista passará a cobrar taxa de publicação para os artigos aceitos. Esta informação estará descrita a partir desta data no item instruções aos autores.

Boa leitura!!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Out 2015
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br