RESUMO
Objetivo:
analisar as associações entre hipóteses diagnósticas fonoaudiológicas de crianças e adolescentes e Fatores Ambientais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).
Métodos:
estudo observacional analítico transversal realizado entre 2016 e 2019 em serviço ambulatorial com crianças e adolescentes de cinco a 16 anos em processo de avaliação fonoaudiológica, e com seus responsáveis. Foi aplicado o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) e coletados dados sociodemográficos, hipóteses diagnósticas fonoaudiológicas e informações referentes à presença das categorias do componente Fatores Ambientais, qualificadas como barreiras ou facilitadores. Foram realizadas análises descritivas e de associação, utilizando os testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, adotando nível de significância de 0,05.
Resultados:
a maioria dos participantes apresentava alterações de aquisição/desenvolvimento de linguagem oral e escrita e de motricidade orofacial. Como facilitadores mais prevalentes estavam categorias dos Serviços, sistemas e políticas, Apoio e relacionamentos e Produtos e tecnologias e como barreiras categorias de Atitudes, Produtos e tecnologias e Serviços, sistemas e políticas. Houve associação significante das hipóteses diagnósticas fonoaudiológicas “Alteração dos aspectos cognitivos da linguagem”, “Alteração de fala” e “Alteração de voz” com os códigos presentes nos Capítulos 3 - Apoio e relacionamentos e 4 - Atitudes.
Conclusão:
a associação encontrada demonstra a necessidade de uma abordagem integral aos pacientes com alterações comunicativas que inclua os Fatores Contextuais.
Descritores:
Fonoaudiologia; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Crianças; Adolescente; Meio Social