RESUMO
Objetivo:
identificar a produção científica sobre experiências de vida associadas ao Implante Coclear nos últimos dez anos, incluindo o processo de escolarização e a presença da família dentro deste contexto.
Métodos:
trata-se de uma revisão integrativa, onde foi realizada a busca de artigos entre os anos de 2008-2018, realizada por meio do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior.
Resultados:
após a seleção e organização dos estudos, a amostra final foi composta por dez artigos, sendo o ano com maior número de publicações o de 2017 (três), no geral abordando questões referentes ao desempenho escolar, qualidade de vida dos usuários de implante e de seus familiares, desenvolvimento de vocabulário e da comunicação oral e a representatividade do Implante Coclear para o usuário e para a família.
Conclusão:
observou-se um crescente cenário dos estudos envolvendo o implante coclear, a família e a escolarização, enfatizando a importância da realização de novas pesquisas neste âmbito para o esclarecimento de outros questionamentos e seu uso como ferramenta promovedora de estratégias, visando a qualidade de vida destes e o aperfeiçoamento do processo de re(habilitação).
Descritores:
Implante Coclear; Família; Educação