RESUMO
Objetivo:
investigar o desenvolvimento neuropsicomotor, bem como aspectos nutricionais e cognitivos/emocionais de crianças de 0 a 5 anos de centros de educação infantil, visando a prevenção e identificação precoce de riscos e atrasos no desenvolvimento infantil.
Métodos:
a população estudada foi composta por 85 crianças frequentadoras de dois centros de educação infantil. A abordagem do desenvolvimento infantil foi contextual, por meio da avaliação fisioterapêutica lúdica com escala DENVER II; também foram realizadas avaliações complementares do estado nutricional a partir das medidas antropométricas de peso e altura, e dos aspectos do desenvolvimento cognitivo/emocional a partir do Desenho Livre e Desenho da Figura Humana.
Resultados:
o desenvolvimento neuropsicomotor encontrou-se dentro dos parâmetros de normalidade em 69,41% e questionável em 30,58% das crianças. Constatou-se que a variável significante sobre o resultado foi a turma em que algumas crianças se encontravam. Na escala utilizada, a área de melhor desempenho foi a motora-grosseira (7,69%) e a mais questionável foi da linguagem (58,85%). Quanto aos dados nutricionais foi acurado que 27,06% das crianças apresentaram algum risco nutricional, sendo que 22,35% tiveram risco à obesidade e 4,71% risco à desnutrição. Na análise cognitiva/emocional o resultado apontou que 34,37% das crianças avaliadas apresentaram indicações de dificuldades em relação à adaptação e socialização ou auto-estima.
Conclusões:
na presente pesquisa, cerca de um terço das crianças participantes apresentaram desenvolvimento neuropsicomotor questionável, especialmente na área da linguagem, sendo que a turma em que a criança está inserida pode configurar uma barreira ao desenvolvimento. Essas crianças apresentaram riscos nutricionais, com tendência à obesidade, bem como indicações de dificuldades em relação à adaptação e socialização ou auto-estima.
Descritores:
Serviços de Saúde da Criança; Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil; Prevenção Primária