13 |
Investigar a eficácia de um programa de treinamento preventivo em saúde vocal para professores estudantes alemães. |
Presencial, em grupos (10 a 12 pessoas), nas instituições educacionais. Realizado em 8 sessões de 90 minutos. |
HV, funcionamento da voz, postura, respiração, tom de voz adequado durante a fala, intensidade vocal, ressonância, articulação, elementos prosódicos. |
14 |
Avaliar a utilidade de um programa direcionado de HV em comparação com HV + TV para a prevenção e tratamento de problemas de voz em professores estudantes. |
Presencial com acompanhamento via sistema online; em grupo (seminário de 2 horas sobre HV) e individual (encontro de 10 a 15 minutos com cada participante). O TV ocorreu em 8 sessões. |
VH: hidratação, controle da inflamação exógena e evitar gritar. TV: visava uma configuração laríngea abduzida. |
15 |
Apresentar uma ação de promoção à saúde vocal dos professores no âmbito da Atenção Primária à Saúde. |
Presencial, em grupo, no ambiente de trabalho. Seis oficinas quinzenais (de 40 minutos a 1 hora). |
Orientações sobre HV e produção vocal, técnicas vocais. |
16 |
Investigar os efeitos de um programa de educação vocal em professores do ensino básico no sistema educativo persa. |
Presencial, em grupo, no ambiente de trabalho. Realizado em 8 sessões semanais de 1 hora cada. |
Programa de HV e acompanhamento da aplicação das práticas aprendidas. |
18 |
Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. |
Presencial, em grupo, nos locais onde aconteceram os ensaios e as apresentações. Duração de 6 meses. |
Reflexão sobre uso da voz na arte e na profissão, influência da organização do trabalho na saúde vocal, saúde vocal e administração do tempo. |
19 |
Investigar os efeitos imediatos de um programa de AV e DV como estratégia protetora da voz de professores no contexto docente. |
Presencial, em grupo, no ambiente de trabalho. Sessão de 13 minutos com exercícios de AV e 7 minutos de DV. |
AV: alongamentos, exercícios fonoarticulatórios, respiração, flexibilização da mucosa e ressonância. DV: alongamentos, ressonância e fonte glótica. |
20 |
Investigar o impacto de um programa de promoção da saúde vocal em grupo para cantores populares sem alteração vocal. |
Presencial, em grupo, no ambiente de trabalho. Realizados 7 encontros. |
Orientações sobre anatomofisiologia do aparelho fonador, cuidados de HV e exercícios vocais. |
21 |
Realizar uma avaliação longitudinal do impacto das atividades educativas em voz sobre a qualidade de vida dos professores. |
Presencial, em grupo, no ambiente de trabalho. Uma palestra sobre HV e 4 encontros a cada 15 dias para exercícios vocais. |
Orientações sobre HV e exercícios de aprimoramento vocal. |
22 |
Testar um modelo de teleprática online para a prevenção de distúrbios vocais em professores estudantes saudáveis por meio de medidas capturadas em aplicativo de celular. |
Online, individualmente, em aplicativo para smartphones. Duas vezes ao dia durante 5 dias da semana, em 4 semanas, foi realizada a gravação de voz no aplicativo. |
Orientações sobre HV e automonitoramento de medidas. |
23 |
Determinar a eficácia de um programa de cuidados de voz entre professores da Malásia. |
Presencial, em grupo, no local de trabalho. Realizadas 4 sessões de 30 minutos cada. |
Amplificação de voz individual, instruções de HV e diário do amplificador de voz. |
24 |
Examinar os efeitos de um programa de TV a curto prazo destinado aos professores. |
Presencial, em grupo. Curso de 25 horas (no total), realizado em 8 semanas. |
Palestra, oficina de educação da postura, mindfulness e técnicas tradicionais de TV e HV. |
25 |
Explorar a eficácia e aplicabilidade do método Lax Vox como um programa preventivo de voz para professores saudáveis. |
Presencial, individual. Três sessões semanais com de 60 minutos cada e prática 3 vezes ao dia por 12 minutos. |
AV e DV utilizando o Lax Vox. |
26 |
Investigar a eficácia de um programa de TV holístico projetado para estudantes de teatro. |
Presencial, em grupo. Realizadas 12 sessões semanais de 30 a 45 minutos. |
Anatomia vocal básica, fisiologia e educação em HV. TV: respiração, postura, relaxamento, AV, ressonância e projeção vocal. |
27 |
Definir e implementar um programa preventivo de saúde vocal para docentes universitários. |
Presencial, em grupo ou individual. Realizadas ações distintas para cada nível de prevenção (primária - 1 -, secundária - 2 -, e terciária - 3). |
1 - hábitos pessoais e HV. 2 - técnicas vocais para controle de tom e volume mais orientações da prevenção primária. 3 - reeducação vocal (exercícios de relaxamento e técnicas respiratórias) mais orientações dos níveis 1 e 2. |
28 |
Determinar o efeito de um programa online de saúde vocal e de redução dos níveis de estresse, implementado em uma universidade colombiana durante a pandemia da COVID-19. |
Online de forma síncrona, individual. Realizadas 4 sessões virtuais semanais de 45 minutos. Após a finalização do programa, os professores tinham acesso a todo o material do curso. |
Melhoria das condições de trabalho, gerenciamento do estresse, recomendações para cuidar da voz e treinamento vocal (AV, DV, exercícios de relaxamento laríngeo e respiração), e promoção de hábitos saudáveis de estilo de vida. |
29 |
Determinar o efeito de um Programa de Promoção da Saúde Vocal no Local de Trabalho e das condições de trabalho no funcionamento vocal de professores universitários. |
Híbrido, individual, com 4 sessões com duração de 45 minutos cada (2 sessões remotas e 2 presenciais) ao longo de 4 semanas. Os participantes deveriam praticar os exercícios do TV em casa. |
HV, TV e modificações nas estratégias de ensino-aprendizado nas salas de aula. |
30 |
Avaliar a usabilidade e aceitabilidade do aplicativo «Saúde e Voz» na promoção da saúde vocal de professores do ensino fundamental. |
Online, individual. Os participantes realizaram o uso do aplicativo e logo após responderam aos questionários. |
Conhecimentos gerais em voz, mitos e verdades, jogo de associação dos conhecimentos adquiridos, orientações para redução do impacto ambiental na voz, anatomofisiologia vocal básica. |
31 |
Avaliar a eficácia a longo prazo de um programa de treinamento vocal para professores em Lower Saxony, Alemanha. |
Presencial, em grupo, no local de trabalho. Cada sessão de treinamento tinha a duração de dois dias, incluindo oito aulas de 1,5 horas cada |
Técnicas vocais e orientação individualizada para cada professor (visando modificação de comportamentos relacionados ao uso profissional da voz). São discutidas condições específicas do trabalho dos professores, como estresse vocal, acústica das salas e redução de ruído. |