Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

As primeiras especialidades da Fonoaudiologia surgiram há 20 anos com a resolução no. 156/96 do Conselho Federal de Fonoaudiologia. A criação das especialidades e do título de especialista foram um marco para construção dos novos caminhos de nossa ciência. Com a inclusão de novas especialidades em 2006 e mais recentemente em 2014 a Fonoaudiologia tem conquistados muitos espaços profissionais. Aliado a isso surgiram perspectivas avançadas de pesquisas dentro das áreas contempladas com as especialidades.

No volume 18(2) a Revista CEFAC - Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal traz 25 artigos que ratificam o crescimento da Fonoaudiologia nas diferentes áreas e mostram como as especialidades contribuem para os estudos voltados à Saúde de Comunicação Humana, nosso objeto de estudo.

A área de Audiologia é representada por 6 artigos originais. Programa de triagem auditiva neonatal; hemorragia peri intraventricular em neonatos; hábitos e queixas auditivas em adolescentes; resolução temporal em idosos são temas presentes nesses artigos. A inter-relação das áreas de Audiologia e Linguagem encontra-se presente em 01 desses artigos com o tema clustering e switching em deficientes auditivos.

Nesse volume 5 artigos em Motricidade Orofacial são publicados. Desses 4 são originais com temas relacionados à deglutição pós acidente vascular encefálico agudo; dificuldade alimentares; disfunção temporomandibular; nasalância e fricativa faríngea. O artigo de revisão aborda a produção científica em Motricidade Orofacial.

Os temas nomeação automática rápida em escolares; Impacto de atividades dialógicas intergeracionais e dificuldades na escrita de crianças estão presentes nos artigos na área de Linguagem, que conta como mais um trabalho que mostra a inter-relação com a área de Audiologia com o tema alteração de linguagem e processamento auditivo. A comunicação breve aborda casos de tendência antissocial e completa os 5 artigos de Linguagem.

Pesquisadores da área de Voz contribuem nesse volume com 5 artigos, sendo 04 originais com os temas voz e emoção de professores; autopercepção da função glótica e análise perceptivo-auditiva de professores; tempo máximo fonatório e a relação com IMC e sexo em crianças; expressividade vocal e corporal no telejornalismo. O quinto artigo é uma revisão sobre Fonoterapia vocal e Fisioterapia respiratória com idosos saudáveis.

Com 1 artigo por área, a Disfagia e a Saúde Coletiva apresentam pesquisas com os temas atuação fonoaudiológica em recém-nascidos cardiopatas e ruído e qualidade de vida em trabalhadores de postos de combustíveis.

Além das especialidades da Fonoaudiologia representadas pelos temas dos artigos citados, esse volume traz um artigo em Fonoaudiologia Geral que aborda o uso do prontuário eletrônico por profissionais e graduandos e um artigo em Temas Correlatos com o tema pesquisa em Telefonoaudiologia.

A diversidade das especialidades dos 25 artigos, bem como a amplitude dos temas discutidos mostram como a Fonoaudiologia tem atuação em todos os ciclos de vida e o uso de novos instrumentos que permitem medidas quantitativas, presentes em grande parte das pesquisas aqui publicadas.

A Revista CEFAC - Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal e a ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - reafirmam o compromisso de continuar divulgando e apoiando publicações em todas as especialidades da Fonoaudiologia e áreas correlatas. Entendemos a importância do nosso periódico no cenário científico, de atualização e formação na graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia em nosso país.

Enquanto editores iniciamos um trabalho de estímulo ao envio de contribuições internacionais para nossa revista. A inclusão de percentagem significativa de editores associados e membros do corpo editorial internacionais foi o primeiro passo em busca de uma maior internacionalização de Revista CEFAC. A contribuição de nossos leitores e pesquisadores junto a seus pares internacionais em grupos de pesquisa pode ser o segundo passo para conquista dessa meta. Aguardamos suas contribuições em breve!

O nosso IX Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de Junho do presente ano, organizado pela ABRAMO, será uma oportunidade de rever nossos parceiros de pesquisa e discutir os novos rumos de nossa Revista. Aguardamos uma parte de nossa comunidade científica lá.

Enquanto isso uma boa leitura!

Editores Chefes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2016
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br