Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do uso da verificação eletroacústica dos aparelhos de amplificação sonora individual na percepção de fala e desempenho do usuário nas atividades diárias

RESUMO

Objetivo:

avaliar o impacto da verificação eletroacústica no grau de satisfação e no reconhecimento de fala no silêncio e no ruído em usuários de aparelho de amplificação sonora individual.

Métodos:

foram avaliados 24 usuários que utilizavam o dispositivo há pelo menos um ano e sem realização anterior de verificação eletroacústica. Em um primeiro encontro, os participantes responderam ao questionário de validação International Outcome Inventory for Hearing Aids e atribuíram uma nota de satisfação por meio da escala visual analógica. Em seguida, foram submetidos a testes de percepção de fala no silêncio e no ruído, finalizando com a realização da verificação eletroacústica. Retornaram após três meses e repetiram as avaliações da primeira etapa. Para a análise dos dados, foram utilizados os testes de Wilcoxon e Teste t pareado, valor de p ≤ 0,05.

Resultados:

observou-se melhora na avaliação da escala visual analógica, na pontuação do International Outcome Inventory for Hearing Aids, no limiar de percepção de fala no silêncio e ruído e na relação sinal/ruído no seguimento de três meses.

Conclusão:

após a verificação eletroacústica, os usuários que utilizavam o dispositivo há pelo menos um ano apresentaram melhora substancial no grau de satisfação e na percepção de fala no silêncio e no ruído.

Descritores:
Auxiliares de Audição; Estudo de Avaliação; Perda Auditiva; Percepção da Fala; Audição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br