Acessibilidade / Reportar erro

Perfil dos usuários atendidos pela fonoaudiologia do serviço de atenção domiciliar

RESUMO

Objetivo:

verificar o perfil dos usuários com queixas fonoaudiológicas do serviço de atenção domiciliar do município de João Pessoa, Paraíba.

Métodos:

trata-se de um estudo transversal, descritivo, natureza quantitativa, mediante técnica de documentação indireta a partir da análise de documentos de fontes primárias, sendo caracterizado, portanto, como estudo documental. A pesquisa foi realizada junto ao serviço de atenção domiciliar (SAD) do município de João Pessoa/PB, que dispõe de informações dos usuários armazenadas em forma de prontuários. Todos os prontuários dos pacientes atendidos pelo SAD no período de junho de 2012 a junho de 2016 foram analisados, e após os critérios de elegibilidade, amostra ficou constituída por 114 prontuários. Os dados coletados foram inseridos em uma planilha do Microsoft Excel para realização de estatística descritiva no Software IBM SPSS (versão 21.0).

Resultados:

verificou-se que a maioria dos pacientes atendidos foi do sexo masculino (59,6%), idosos (62,3%) e diagnosticados com acidente vascular encefálico (57,9%). Além disso, apresentaram histórico de disfagia (76,3%), problemas de fala (58,8%), deglutição alterada (80,7%) e mastigação alterada (77,2%). A disfagia está frequentemente associada aos AVE’s apresentando predomínio de indivíduos do sexo masculino e idosos.

Conclusão:

concluiu-se que a alteração de dificuldade de deglutição, ou seja, a disfagia está frequentemente associada aos AVE’s apresentando o predomínio das variáveis sociodemográficas e clínicas de homens e idosos.

Descritores:
Serviços de Assistência Domiciliar; Atenção Primária em Saúde; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br