OBJETIVO: comparar do ponto de vista perceptivo-auditivo as características vocais dos gêneros do canto japonês enka e mudo enka. MÉTODOS: foram selecionadas dez gravações em CD comercialmente disponíveis de cinco cantores japoneses profissionais que caracterizam o gênero enka e cinco do estilo mudo enka. Foram elaborados um protocolo de avaliação de voz com características vocais encontradas nos dois estilos da música japonesa. A avaliação foi realizada por três fonoaudiólogas especialistas na área de voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, determinando as características vocais mais marcantes em cada gênero a partir da classificação baseada na literatura. RESULTADOS: no estilo enka, o kobushi, o vibrato e crescendos e decrescendos esteve presente em 100% das amostras vocais. Foi encontrado 80% de metal, 90% de nasalidade e alternância de registro e 70% de soprosidade. No estilo mudo enka, os crescendos e decrescendos esteve presente em 100% das amostras vocais. Foi encontrado 70% de soprosidade, 90% de vibrato, 50% de alternância de registro, 40% de metal e 20% de nasalidade e kobushi. CONCLUSÃO: Comparando-se os dois gêneros musicais, enka e mudo enka, identificou-se a presença marcante do Kobushi no gênero enka além do maior predomínio de vibrato, metal, nasalidade, alternância de registros e crescendos e decrescendos. A soprosidade foi encontrada em igual proporção em relação aos dois estilos musicais. A identificação das características vocais é útil ao fonoaudiólogo bem como ao professor de canto no atendimento de cantores durante o aprendizado do canto japonês e ou no aperfeiçoamento.
Voz; Avaliação; Percepção Auditiva