Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre a prova de Unterberger-Fukuda e o exame de vectoeletronistagmografia

RESUMO

Objetivo:

estudar e caracterizar os desvios anteroposteriores e angulares da Prova de Unterberger-Fukuda (PUF) em função do resultado da prova calórica, em sujeitos com queixa de tontura e ou vertigem.

Métodos:

foram avaliados 44 sujeitos, de ambos os sexos, com idade entre 20 a 79 anos, com queixa de vertigem e ou tontura, encaminhados para exame de vectoeletronistagmografia. Os critérios de exclusão foram a identificação de dificuldades de marcha decorrentes de alterações ortopédicas e ou de coluna, assim como síndromes e doenças neurológicas que afetam o equilíbrio. Foram realizados dois procedimentos, a PUF e o exame de vectonistagmografia.

Resultados:

na prova calórica o tipo de alteração mais frequente foi a hiporreflexia 25,00%, da casuística total. Para o resultado da PUF apenas 2,30% apresentou resultados alterados no deslocamento anteroposterior, de olhos abertos, na etapa de olhos fechados o mesmo tipo de ocorrência foi de 31,80%. O desvio anteroposterior mostrou maior correlação com o aumento da idade, em relação ao do tipo angular. Houve associação entre os resultados alterados na prova calórica e a PUF.

Conclusão:

os resultados da PUF de olhos fechados apresentaram associação com a prova calórica, o desvio do tipo anteroposterior esteve correlacionado ao aumento da idade, o angular não.

Descritores:
Equilíbrio Postural; Tontura; Vertigem; Eletronistagmografia; Adulto

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br