Acessibilidade / Reportar erro

Frênulo lingual posterior em bebês: ocorrência e manobra para visualização

RESUMO

Objetivos:

verificar a ocorrência do frênulo lingual posterior ou submucoso, bem como, avaliar a eficiência de uma manobra que possibilita sua visualização.

Métodos:

estudo experimental realizado com 1715 lactentes saudáveis, sendo considerados como critérios de exclusão a prema turidade, as complicações perinatais, a presença de anomalias craniofaciais, as doenças neurológicas e as síndromes genéticas. Exame clínico realizado por meio da manobra de elevação da língua para observar as características anatômicas do frênulo lingual. Nos lactentes cuja visualização do frênulo não foi possível apenas com a referida manobra, pois o mesmo se encontrava recoberto por uma cortina de mucosa, foi utilizada uma manobra simultânea de elevação e posteriorização da língua.

Resultados:

dos 1715 lactentes avaliados, em 558 não foi possível visualizar o frênulo lingual somente por meio da manobra de elevação, pois os lactentes apresentaram frênulo posterior ou submucoso, havendo necessidade de realizar uma manobra simultânea de posteriorização da língua para visualização das características anatômicas.

Conclusão:

a ocorrência do frênulo posterior ou submucoso foi alta, sendo que a manobra de elevação e posteriorização da língua se mostrou eficiente para evidenciar o frênulo recoberto por cortina de mucosa.

Descritores:
Freio Lingual; Fonoaudiologia; Anatomia; Anquiloglossia; Língua

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br