RESUMO
Objetivo:
analisar a produção científica nacional brasileira da Fonoaudiologia na interface com a Terapia Ocupacional (TO), a partir de revisão integrativa da literatura.
Métodos:
foi realizada seleção dos artigos publicados nos periódicos nacionais do campo da TO: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Revista Baiana da Terapia Ocupacional e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, com emprego dos descritores “fonoaudiologia, fonoaudiólogo e terapia fonoaudiológica”. Os artigos foram analisados quantitativa e qualitativamente.
Resultados:
foram selecionadas 10 publicações entre 2000 e 2017, com maior quantidade no ano de 2015. Os principais achados apontam para a área da linguagem como a mais prevalente, revelando conexão entre Fonoaudiologia e TO. A Tecnologia Assistiva, particularmente com as crianças, constitui-se em um campo comum entre as profissões, com a maior frequência de aparição.
Conclusão:
a análise da produção científica demonstrou que a parceria entre a Fonoaudiologia e a TO apareceu sob diferentes objetivos e públicos como intervenção precoce, ações na múltipla deficiência, com a criança deficiente e família, com autistas em equoterapia, na inclusão escolar e em tecnologia assistiva, este último com maior frequência. Tais achados possibilitaram reflexões sobre a interdisciplinaridade das duas profissões e campos de saberes.
Descritores:
Interdisciplinaridade, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia; Disseminação de Informação