Acessibilidade / Reportar erro

Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos

RESUMO

Objetivo:

analisar o impacto que atividades dialógicas intergeracionais pode ter na percepção que crianças e adolescentes têm sobre pessoas idosas e vice-versa.

Métodos:

integraram a amostra da pesquisa 12 idosos e 21 crianças e adolescentes interessados em desenvolver atividades dialógicas intergeracionais. Durante oito meses, eles participaram de atividades conjuntas organizadas semanalmente em torno de atividades dialógicas orais, de leitura e de escrita, envolvendo a intergeracionalidade. Ao final deste período, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa para verificar o impacto dessas atividades sobre eles.

Resultados:

as respostas foram organizadas e interpretadas de acordo com a proposição metodológica da Análise de Conteúdo, resultando na formulação de sete categorias. Estas evidenciaram uma visão menos preconceituosa dos participantes frente à geração oposta.

Conclusão:

no tangente aos idosos, os mesmos afirmaram que as atividades os levou a relembrar o passado e ressignificar o presente, ampliando a percepção que tinham de si próprios e fortalecendo o vínculo intergeracional. Crianças e adolescentes, por sua vez, reconheceram a necessidade de ultrapassarem estereótipos negativos em torno da velhice e perceberam as possibilidades de aprendizagem que podem surgir mediante o convívio com os idosos.

Descritores:
Envelhecimento; Fonoaudiologia; Relação entre Gerações

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br