Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

O volume 19(3) da Revista CEFAC - Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal -apresenta 15 artigos com características de heterogenidade regional e das diferentes áreas da Fonoaudiologia. Seis artigos são da região Sudeste, cinco artigos representam a região Nordeste, três artigos são oriundos da região Sul e um artigo da região Centro-oeste, demonstrando, além da diversidade regional, a preocupação da editoria de nosso periódico com a representividade da Fonoaudiologia em diferentes centros de produção científica.

Na área de Saúde Coletiva são apresentados quatro artigos. Os temas desses artigos estão relacionados a estratégias com a voz do professor, uso da telefonoaudiologia na educação permanente na atenção primária a saúde, associação entre uso contínuo de medicamentos e tontura em idosos e acesso à saúde acesso pela comunidade surda. Os artigos mostram a preocupação do fonoaudiólogo com a informação em saúde da comunicação humana.

Na área de Audiologia temos três artigos. Um artigo original apresenta resultado de estudo da relação das alterações auditivas em crianças expostas a toxoplasmose durante a gestação. A audição em fumantes e o uso de modelos animais para avaliação auditiva são os temas das duas revisões da literatura publicadas. Os artigos retratam o avanço do estudo da audição em novas fronteiras do conhecimento.

A área da Voz apresenta dois artigos com temas relevantes na especialidade. O primeiro traz o assunto da voz do professor na relação da função glótica e da desvantagem vocal, enquanto outro artigo contempla uma revisão integrativa sobre dose vocal.

Os dois artigos da área de Linguagem apresentam estudos dirigidos à linguagem infantil. A associação entre fatores de risco biológico e ambientais e o desenvolvimento neuropsicomotor é o tema de um dos artigos. O vocabulário expressivo em crianças usuárias de implante coclear é tratado no outro artigo.

Nosso periódico tem recebido artigos de áreas correlatas a Fonoaudiologia. Nesse volume o deslocamento do bolo alimentar no megaesôfago chagásico é tratado em um dos dois artigos dessa área. As relações da infecção de vias aéreas superiores e otite média com práticas maternas sobre aleitamento materno é o tema do outro artigo.

O instigante tema do transplante facial é apresentado no artigo da área de Motricidade Orofacial, especialidade que tem demonstrado seus avanços e inovações nos eventos da Fonoaudiologia e áreas afins. Um dos exemplos foi o X Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial que ocorreu entre os dias 01 e 03 de Junho na cidade de Belo Horizonte - MG. No X EBMO a atuação em Motricidade Orofacial nos diferentes níveis de atenção a saúde foi o centro das discussões. Além disso, as inovações tecnológicas e de atendimento clínico foram destaque.

Encerramos esse semestre de nossa revista destacando a participação no XXV Curso de Editoração Científica. Novas metas e definições estão sendo pensadas para o avanço em qualidade da Revista CEFAC. Os passos para novas indexações já foram iniciados.

Desejamos uma boa leitura!

Hilton Justino da Silva - UFPE
Giédre Berretin-Felix - FOB/USP
Editores Chefes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2017
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br