Acessibilidade / Reportar erro

Equilíbrio postural em crianças com Transtorno do Espectro Autista

RESUMO

Objetivo:

caracterizar o desempenho de criança com Transtorno do Espectro Autista em duas escalas de avaliação do Equilíbrio Postural.

Métodos:

estudo de interferência observacional, com segmento transversal e de perfil descritivo analítico. Foram avaliadas crianças com diagnóstico de TEA de grau leve segundo o DSM-5, diagnosticadas por equipe interdisciplinar, com idade entre 7 e 11 anos. Os protocolos utilizados foram o Teste de Organização Sensorial e a Escala de Equilíbrio Pediátrica.

Resultados:

todas as crianças apresentaram desempenho máximo no Teste de Organização Sensorial. Na Escala de Equilíbrio Pediátrica, dos 14 itens presentes, os participantes apresentaram respostas semelhantes em oito deles, e nos seis demais houve desvio padrão.

Conclusão:

os participantes não demonstraram dificuldades na realização na EEP e no Teste de Organização Sensorial, mantendo escores muito próximos do valor máximo.

Descritores:
Transtorno Autístico; Doenças Vestibulares; Equilíbrio Postural; Transtornos das Sensações; Crianças; Comportamento Infantil

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br