RESUMO
Objetivo: analisar a percepção da fala em adultos normo-ouvintes na situação de escuta no silêncio e com diferentes tipos de ruídos.
Métodos: participaram 40 indivíduos de ambos os gêneros, de 18 a 45 anos. Foi realizada a avaliação da percepção de fala com o teste Lista de Sentenças para o Português, sem ruído competitivo e com os ruídos: espectro de fala, babble e cocktail party. Foi utilizado modelo de regressão linear com efeitos mistos e adotado intervalo de confiança de 95%.
Resultados: houve pior desempenho dos indivíduos com todos os ruídos em comparação a situação de escuta no silêncio. Na comparação entre os tipos de ruídos, também foi constatado diferença em todas as combinações (espectro de fala X babble, espectro de fala X cocktail party e babble X cocktail party), com pior desempenho dos indivíduos com os ruídos babble e cocktail party, respectivamente.
Conclusão: todos os ruídos influenciaram negativamente a percepção de fala, com pior desempenho quando utilizado o ruído babble, seguido pelo cocktail party e espectro de fala.
Descritores: Percepção da Fala; Inteligibilidade da Fala; Testes Auditivos; Ruído; Razão Sinal-Ruído; Audição; Audiologia