Resumo:
A inserção da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família é algo novo e estudos sobre este tema são escassos. À luz disto, o objetivo desta pesquisa foi de identificar, a partir da literatura nacional e internacional, o estado da questão sobre a atuação e inserção da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família. Para isso, foi realizada uma pesquisa na Biblioteca Virtual em Saúde, anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Teses e Dissertações. A partir do estudo, foi possível detectar que a deficiência na formação do fonoaudiólogo para o trabalho na Estratégia Saúde da Família é um dos principais fatores limitantes para a inserção e atuação desses profissionais neste cenário; Também identificou a falta de publicações científicas sobre o tema; E evidenciou que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, se tornou indispensável para diminuir a lacuna na formação do fonoaudiólogo sobre Atenção Básica. São muitos desafios para a categoria de Fonoaudiologia consolidar a sua atuação na Estratégia de Saúde da Família, mas, apesar das fragilidades, o seu fazer no território promove um cuidado que propicia mais qualidade de vida e saúde a essas pessoas.
Descritores:
Fonoaudiologia; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Saúde Pública
Abstract:
The insertion of Speech, Language and Hearing Sciences in the Family Health Strategy is something new and studies in this field are scarce. In light of this, the objective of this study was to identify, from national and international literature, the state of the question on the performance and the insertion of Speech, Language and Hearing Sciences in the Family Health Strategy. For this purpose, we conducted a survey in the Virtual Health Library, annals from the Brazilian Congress of Speech, Language and Hearing Sciences, and Theses and Dissertations. From the study, it was possible to detect that lack of training for the speech, language and hearing therapist for work in Family Health Strategy is one of the main limiting factors for the insertion and performance of these professionals in this scenario; it was evident that few scientific publications address the theme; and it revealed that the Multi-professional Residency in Family Health has become essential to bridge the gap in the training of the speech, language and hearing therapists in Primary Health Care. There are many challenges for the Speech, Language and Hearing Sciences category to consolidate their performance in the Family Health Strategy, but, in spite of these weaknesses, their work in the territory promotes care that provides more quality of life and health to the population.
Keywords:
Speech, Language and Hearing Sciences; Family Health Strategy; Primary Health Care; Public Health
Introdução
A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização. Caracterizada como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito, deve permitir, entre outros, o planejamento e a programação descentralizada, em consonância com princípio da equidade; efetivar a integralidade em seus vários aspectos; desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado11 Brasil Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica. Diretrizes do NASF - Nucleo de Apoio a Saúde da Família. Brasilia (DF): Ministério da Saúde, 2009.. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde22 Brasil Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para a reorganização do modelo assistencial. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 1997.. Ela integra categorias profissionais, objetivando enfrentar com mais resolubilidade os problemas detectados33 Madeira KH. Práticas do Trabalho Interdisciplinar na saúde da Família: Um Estudo de Caso [Dissertação]. Itajaí (SC): Universidade do Vale do Itajaí; 2009..
Com a implementação do Programa de Saúde da Família (PSF) no ano de 1994 e a sua consolidação como uma ESF, foi possível ampliar a universalização do acesso à saúde, gerando a necessidade de mudanças e consolidando um novo modelo de atenção a saúde baseado nos princípios do SUS44 Costa HO, Chagas MIO, Correia BFC, Dias MAS, Souza FL, Queiroz AHAB. Conhecimentos e Práticas dos Agentes Comunitários de Saúde Frente aos Problemas de Saúde Fonoaudiológica da População na Atenção Básica. SANARE. 2012;11(2):32-43..
Considerando a importância do tema, o Conselho Regional de Fonoaudiologia, com o apoio do Comitê de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, promoveu, em 2002, um fórum com o objetivo de elaborar um documento, de forma participativa, que definiu uma "Proposta de Inclusão da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família"55 Cavalheiro MTP. Fonoaudiologia e Saúde da Família. Rev CEFAC. 2009;11(2):179-368., uma vez que o fonoaudiólogo se torna uma peça importante na equipe multidisciplinar, por ser um profissional capacitado para trabalhar com as alterações da comunicação da comunidade.
A comunicação humana tem um papel significativo na manutenção da saúde e qualidade de vida do ser humano. Ela é condição primordial para a inserção do homem na sociedade, permeando todas as relações, propiciando a participação social, aprendizagem e contribuindo para a integridade emocional66 Fernandes EL, Cintra LG. A inserção da Fonoaudiologia na Estratégia da Saúde da Família: relato de caso. Revista de Atenção Primária a Saúde. 2010;13(3):380-5.. Portanto, a habilidade e a efetividade da comunicação passam a ser relevantes nos conceitos de saúde e nas mudanças das políticas públicas77 Wertzner HF. Ambulatório de Fonoaudiologia em unidade básica de saúde. In: Befi, D. Fonoaudiologia na atenção primária à saúde. São Paulo: Lovise, 1997. p. 161-76..
Com isso, pode-se observar que o olhar para Atenção Básica é um dos mais recentes no percurso histórico da Fonoaudiologia brasileira e se encontra em processo de conquista de suas especificidades, da (re)construção de sua identidade88 Algodoal MJAO. As práticas de linguagem em situação de trabalho de operadores de telemarketing ativo de uma editora [Tese]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP; 2002.. Sendo assim, a inserção da Fonoaudiologia na ESF é algo incipiente e ocorreu timidamente devido à falta de profissionais com formação voltada para atenção primária. Isto promoveu uma limitação sobre as concepções acerca de seu objeto de estudo e da amplitude de seu campo de atuação99 Moreira DR. Fonoaudiologia: Sentido Produzido por Acadêmicos da Área de Saúde. Revista ESTUDOS. 2006;33(5/6):397-424..
Como a Fonoaudiologia é uma ciência recente, carece de estudos que possam produzir conhecimentos técnicos e científicos capazes de expandir seu domínio de atuação em Saúde Pública1010 Mendes VLF. Fonoaudiologia e saúde coletiva: perspectivas de atuação nos serviços públicos de saúde. Dist. Comun.1999;10(2):213-24.. Infelizmente, as pesquisas no campo da atenção básica ainda são escassas, principalmente quando comparadas com a produção por áreas específicas da Fonoaudiologia. Por esse motivo, avanços nesta área são de extrema importância para fortalecer essa categoria baseada em evidências, comprovando o grande valor das suas ações na ESF. Sendo assim, a questão norteadora da presente pesquisa foi: Quais os principais avanços e desafios enfrentados pela Fonoaudiologia na sua inserção na Estratégia de saúde da Família?
Em vista disto, o objetivo foi identificar, a partir da literatura nacional e internacional, o estado da questão sobre os avanços e desafios na inserção da Fonoaudiologia neste palco de atuação. Para Nóbrega-Therrien e Therrien (2004, p.7)1111 Freire RM. Fonoaudiologia em Saúde Pública. Revista de Saúde Pública. 1992;26(3):179-84. 12.(16) Peixoto MVS, Siqueira CGA, Silva AF, Pedruzzi CM, Santos AA. Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde. Dist. Comun. 2010;22(2):107-15., "a finalidade do estado da questão é de levar o pesquisador a registrar, a partir de um rigoroso levantamento bibliográfico, como se encontra o tema ou o objeto de sua investigação no estado atual da ciência ao seu alcance".
Métodos
Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), incluindo resumos/abstracts de artigos publicados nos últimos 20 anos (de 1993 a 2013), sendo ou não de periódicos de acesso livre. Foram utilizadas as seguintes associações de palavras-chave para a busca na base de dados: "Fonoaudiologia e Saúde Pública", "Fonoaudiologia e Saúde da Família", "Fonoaudiologia e Estratégia de Saúde da Família" e "Fonoaudiologia e Atenção Primária a Saúde". Não foram utilizados descritores em inglês, pois a BVS os inclui automaticamente, por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). O critério de inclusão adotado para a seleção dos materiais bibliográficos foi abordar a Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família. Foram excluídos estudos que tangenciaram a temática.
A partir dessas buscas foram encontrados 124 dos quais foram selecionados para a análise posterior de textos completos os que atenderam aos critérios: a) inserção da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família e b) avanços e/ou desafios da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família. Foram excluídos artigos a) que se repetiam nas buscas pelos descritores e b) artigos que não abordavam a Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da família. Desses, 21 artigos completos foram selecionados, sendo os instrumentos utilizados nos estudos apresentados nessa revisão. O fluxo de seleção de artigos pode ser visualizado na Figura 1.
Fluxo de análise de resumos/abstracts e artigos completos selecionados nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
Também foi pesquisada a literatura cinza incluindo anais, dissertações e teses sobre o tema. Os resumos/abstracts das dissertações e teses foram pesquisados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizadas as seguintes associações de palavras-chave para a busca na base de dados: "Fonoaudiologia e Saúde da Família". Os critérios de inclusão adotados para a seleção dos materiais bibliográficos foram: a) inserção da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família e b) avanços e/ou desafios da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família e c) teses e dissertações com acesso livre on-line do seu conteúdo na integra. Foram excluídos estudos que tangenciaram a temática e que não possuíam o trabalho na integra para o acesso on-line.
A partir dessa busca foram encontrados 6 teses e 33 dissertações dos quais foram selecionados para a análise posterior de textos completos os que atenderam aos critérios: a) inserção da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família e b) atuação da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família. Foram excluídas teses e dissertações que: a) trabalhos que não abordavam a Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da família. Desses, 8 dissertações foram selecionadas e nenhuma tese atendeu aos critérios de seleção dessa pesquisa. O fluxo de seleção de artigos pode ser visualizado na Figura 2.
Fluxo de análise de resumos/abstracts e trabalhos completos selecionados nas bases de dados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
O levantamento bibliográfico dos trabalhos científicos publicados nos anais dos Congressos Brasileiros de Fonoaudiologia foi realizado on-line pelo site da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, no qual estavam liberados para acesso apenas os anais a partir do ano de 2008. Foram pesquisados os trabalhos da sessão de pôsteres, na área de Saúde Coletiva, Gestão em Saúde Coletiva e Atenção à Saúde. Os critérios de inclusão e exclusão foram os mesmos utilizados na pesquisa das teses e dissertações. A partir dessa busca foram encontrados 133 trabalhos referente ao tema nos últimos 6 anos. Desses, 76 trabalhos foram selecionados, sendo os instrumentos utilizados nos estudos apresentados nessa revisão. O fluxo de seleção dos trabalhos científicos pode ser visualizado na Figura 3
Fluxo de análise de resumos/abstracts e trabalhos completos dos trabalhos científicos publicados nos anais dos Congressos Brasileiros de Fonoaudiologiarealizado on-line pelo site da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Revisão da Literatura
Quadro contendo informações sobre os artigos selecionados na pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde
Quadro contendo informações sobre as dissertações selecionadas na pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
Quadro contendo informações sobre os trabalhos encontrados nos anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
1. Inserção da Fonoaudiologia na ESF - Avanços
Dentre as mudanças positivas, os autores concordam que a grande transformação na atuação da categoria nesse cenário foi a organização das suas ações de acordo com as necessidades da comunidade1212 Peixoto MVS, Siqueira CGA, Silva AF, Pedruzzi CM, Santos AA. Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde. Dist. Comun. 2010;22(2):107-15.. Muitos trabalhos demonstraram a preocupação e esforço dos fonoaudiólogos em realizar ações intrinsecamente ligadas às necessidades do seu território de atuação1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012..
A partir disso, a inserção do processo de territorialização no fazer da Fonoaudiologia possibilitou o conhecimento de alguns fatores determinantes no processo saúde-doença da população que refletiram sobre o planejamento das ações de saúde1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012. 1515 XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. I Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 2009.Salvador. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009., além de promover uma aproximação da categoria com a comunidade1616 Lopes SMB. Cultura, Linguagem e Fonoaudiologia: uma escuta do discurso familiar no contexto da saúde pública [dissertação]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2001..
O trabalho com conceitos epidemiológicos, objetivando o levantamento das doenças de maior ocorrência que acometem a saúde da comunicação e suas características foi outro marco do crescimento do trabalho1717 Moreira MD, Mota HB. Os caminhos da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde - SUS. Rev CEFAC. 2009;11(3):516-21. 1919. Silva RPR. PSF-Universidade: Uma experiência na FOB-USP. [dissertação]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru; 2007..
As pesquisas também evidenciam uma maior compreensão do fonoaudiólogo quanto ao seu papel na ESF66 Fernandes EL, Cintra LG. A inserção da Fonoaudiologia na Estratégia da Saúde da Família: relato de caso. Revista de Atenção Primária a Saúde. 2010;13(3):380-5., sendo sua principal função a de promoção da saúde1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012.. Além disso, a integração com outras categorias e o saber agir interdisciplinarmente foi outro aprendizado vivenciado na Atenção Básica 1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012. 2020 Oliveira FR. Residência Multiprofissional em saúde da Família limites e possibilidades para mudança na formação profissional. [dissertação]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade de São Paulo; 2007 2222 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comunicação Como um Direito de Todos, 2011. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011..
A participação do Fonoaudiólogo em instâncias de controle social garantindo um maior zelo pela qualidade do atendimento aos usuários, fortalecendo a categoria e potencializando sua atuação diante das políticas públicas, também foi um espaço conquistado2323 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero Americano de Fonoaudiologia Ciclos de Vida, 2013. Porto de Galinhas. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013..
Toda essa mudança promoveu uma desconstrução do saber fonoaudiológico e uma reconstrução de um novo perfil para atuar neste contexto1111 Freire RM. Fonoaudiologia em Saúde Pública. Revista de Saúde Pública. 1992;26(3):179-84. 12.(16) Peixoto MVS, Siqueira CGA, Silva AF, Pedruzzi CM, Santos AA. Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde. Dist. Comun. 2010;22(2):107-15. 2121 Graner AR, Sousa LAP. Fonoaudiologia e Serviços de Saúde no Sistema Único de Saúde (sus): análise da produção científica (1990-2005). Revista Bahiana de Saúde Publica. 2011;34(4):967-79.. Essa nova atuação mostrou-se efetiva para a população, uma vez que, houve a integração da categoria no quadro de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)2424 Molini-AVejonas DR, Mendes VLF, Amato CAH. Fonoaudiologia e Núcleos de Apoio à Saúde da Família: conceitos e referências. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(3):465-74..
O Fonoaudiólogo, junto ao NASF, passou a desenvolver apoio matricial, junto com a organização territorial e educação permanente com os profissionais da saúde da família. Todo esse fazer, possibilitou detectar alterações fonoaudiológicas precoce no território e capacitou a equipe de saúde quando aos cuidados com saúde da comunicação humana2222 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comunicação Como um Direito de Todos, 2011. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011. 2525 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 1º Congresso de Fonoaudiologia em Educação. Da promoção à reabilitação, 2014. Joinvile. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014..
Diante de tantas transformações, houve a necessidade de adequar a formação do fonoaudiólgo de acordo com os princípios e diretrizes do SUS1717 Moreira MD, Mota HB. Os caminhos da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde - SUS. Rev CEFAC. 2009;11(3):516-21. 2121 Graner AR, Sousa LAP. Fonoaudiologia e Serviços de Saúde no Sistema Único de Saúde (sus): análise da produção científica (1990-2005). Revista Bahiana de Saúde Publica. 2011;34(4):967-79. 2626 Almeida EC, Furtado LM. Acolhimento em Saúde Pública: a contribuição do fonoaudiólogo. Rev Ciências Médica. 2006;15(3):249-56.. A inserção da categoria nos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) contribuiu significativamente para construção e condução do fazer da Fonoaudiologia na Atenção Básica, assim como seu fortalecimento neste cenário de atuação2020 Oliveira FR. Residência Multiprofissional em saúde da Família limites e possibilidades para mudança na formação profissional. [dissertação]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade de São Paulo; 2007. A RMSF permitiu que o fonoaudiólogo desenvolvesse nos territórios de abrangência atividades como: diagnóstico situacional e institucional, acolhimento, visitas domiciliares, atendimentos de núcleo, inter ou transdiciplinares (individualmente e/ou em grupos), educação em saúde no interior (salas de espera) e/ou no entorno das unidades de saúde (grupos de atividades físicas, de cuidados em saúde e de convivência, de saúde mental, de artes [canto, dança, teatro, artesanato], entre outros), matriciamento e atividades que envolvem a organização dos serviços. Tais atividades são fundamentais para a compreensão da lógica do SUS, visto que grande parte das graduações ainda não formam profissionais com competências, habilidades e atitudes para trabalhar no SUS. O programa possibilita experiências singulares em relação ao trabalho em equipe (inter ou transdisciplinar) possibilitando que cada especialidade contribua com seus conhecimentos, facilitando o exercício da reciprocidade, e favorece o atendimento integral aos usuários dos serviços de saúde1414 XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: Exercício Profissional: Bases Teóricas, Avanço e Realidade Nacional, 2010.Curitiba. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia,2010. 2323 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero Americano de Fonoaudiologia Ciclos de Vida, 2013. Porto de Galinhas. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013. 2525 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 1º Congresso de Fonoaudiologia em Educação. Da promoção à reabilitação, 2014. Joinvile. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014..
Sobre a atuação desta categoria na ESF, os autores destacam que, o fonoaudiólogo pode atuar, direta ou indiretamente com a população, elaborando programas de orientação quanto ao desenvolvimento da linguagem e da audição, a importância do desenvolvimento das funções neurovegetativas na produção dos sons da fala, o uso adequado da voz, as modificações que ocorrem na linguagem e nas funções neurovegetativas e suas interferências na fala, além de realizar diagnóstico e tratamento precoce. Também, cabe ao fonoaudiólogo diagnosticar os problemas ambientais e detectar alterações, desenvolver atividades de promoção e proteção à saúde em geral (aleitamento materno, saúde auditiva, vocal, entre outras); realizar visitas domiciliares, atuar em escolas e creches, oferecendo assessoria e orientação; organizar grupos de promoção e prevenção de saúde (recém-nascidos, hipertensos, idosos, crianças); atender à demanda encaminhada para oficinas e terapias grupais, discutir os casos com a equipe, contribuir para o diagnóstico da situação de saúde da área de abrangência, incluindo aspectos que podem interferir na comunicação humana (ruído, poluição do ar, falta de vacinação, de pré-natal, presença de maus hábitos orais, respiração oral etc.); capacitar, orientar e acompanhar as ações dos agentes comunitários de saúde, visando à qualidade na coleta de dados, na orientação transmitida à comunidade e na detecção de possíveis distúrbios da comunicação humana, propor instrumentos de avaliação das ações fonoaudiológicas em consonância com as diretrizes da ESF; realizar e divulgar pesquisas referentes à atuação do fonoaudiólogo da ESF66 Fernandes EL, Cintra LG. A inserção da Fonoaudiologia na Estratégia da Saúde da Família: relato de caso. Revista de Atenção Primária a Saúde. 2010;13(3):380-5. 2727 Lipay MS, Almeida ECA Fonoaudiologia e sua inserção na saúde pública. Revista Ciência Médica. 2007;16(1):31-41..
Pesquisa mostrou que a atuação do fonoaudiólogo, em uma UBS, junto ao Programa de Observação do Desenvolvimento de Linguagem e Função Visual de Lactentes foi importante na detecção precoce de doenças, no acompanhamento do aleitamento materno e na redução de hábitos viciosos2828 Botasso KC, Cavalheiro MTP, Lima MCMP. Avaliação de um Programa de Acompanhamento de Lactentes Sob a Óptica da Família. Rev CEFAC. 2013;15(2):374-81.. Além disso, a população que frequentou o programa reconheceu o profissional fonoaudiólogo e a importância deste na prevenção e promoção da saúde. Portanto, a inserção desta categoria nas Unidades Básicas de Saúde, mostra um novo modelo de gestão, valorizando atividades de promoção e prevenção como parte do processo do fazer saúde e incentivando a humanização do serviço2828 Botasso KC, Cavalheiro MTP, Lima MCMP. Avaliação de um Programa de Acompanhamento de Lactentes Sob a Óptica da Família. Rev CEFAC. 2013;15(2):374-81..
Em um município de Maceió, 86% das pessoas que passaram por triagem na UBS, apresentaram achado fonoaudiológico. Esses achados tiveram predomínio na área da linguagem e a faixa etária foi de 0a 6 anos 1212 Peixoto MVS, Siqueira CGA, Silva AF, Pedruzzi CM, Santos AA. Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde. Dist. Comun. 2010;22(2):107-15.. Outro estudo apresentou dados semelhantes, em que as crianças até 10 anos tiveram mais achados fonoaudiológicos, sendo o distúrbio de linguagem e fala mais prevalentes, assim como o uso de chupeta e/ou mamadeira após 24 meses de idade2929 Goulart BNG, Henckel C, Klering CE, Martini M. Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares. Rev CEFAC. 2010;12(5):842-9.. Isso é um reflexo das prováveis alterações de saúde da comunicação evidenciando a necessidade da atuação da Fonoaudiologia junto às equipes de saúde das UBS1212 Peixoto MVS, Siqueira CGA, Silva AF, Pedruzzi CM, Santos AA. Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde. Dist. Comun. 2010;22(2):107-15..
As principais formas de atuação da Fonoaudiologia nos casos de linguagem na atenção primária à saúde ocorrem por meio de o uso de jogos, leitura compartilhada, oficinas em grupo e visitas domiciliares, entre outras abordagens. Desta forma, a intervenção com os pais resulta no melhor desenvolvimento das crianças, especialmente na área da linguagem, estejam elas em grupos com fatores de risco ou não. São ações com crianças antes de completarem 3 anos, pois a intervenção precoce implementada é determinante especialmente quando se pretende obter efeitos benéficos para essas e suas famílias. Enfatizam ainda, que o trabalho realizado com a linguagem interdisciplinarmente abrangeu todo desenvolvimento infantil 3030 Cesaro BC, Gurgel LG, Nunes GPC, Reppold CT. Intervenções em linguagem infantil na atenção primária à saúde: revisão sistemática. CoDAs. 2013;25(6):588-94..
O estudo comprovou que a atuação fonoaudiológica com crianças de faixa etária entre 2 aos 11 anos foi fundamental para a retirada de hábitos orais. A atuação ocorreu em uma UBS, no qual os fonoaudiólogos utilizaram uma abordagem lúdica para a conscientização das crianças e pais sobre os malefícios originados pela utilização prolongada de hábitos como mamadeira, chupeta e sucção digital. Esse trabalho teve um período de 30 dias, e as estratégias empregadas neste estudo alcançaram a remoção de todos os tipos de hábitos apresentados3131. Farias AVM, Vasconcelos MCR, Fontes LBC, Benevides SD. Repercussões das Estratégias de Retirada dos Hábitos Orais Deletérios de Sucção das Crianças do Programa de Saúde da Família dm Olinda - Pe. Rev CEFAC. 2010;12(6):971-6..
A presença do fonoaudiólogo nos cursos de gestantes para fornecer orientações quanto aos cuidados com a audição é fundamental, verificando um aumento significante do número de encaminhamentos para o teste da orelhinha e exames realizados após a inserção da Fonoaudiologia na ESF. Sendo assim, acredita-se que a presença do fonoaudiólogo na atenção primária é fundamental no acompanhamento e monitoramento do diagnóstico precoce das alterações auditivas, a fim de propiciar melhoria na qualidade de vida das crianças no município3232 Maia RM, Silva MAM, Tavares PMB. Saúde auditiva dos recém-nascidos: atuação da Fonoaudiologia na Estratégia Saúde da Família. Rev CEFAC. 2012;14(2):206-14..
Pesquisa detectou conhecimento limitado dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o fazer da categoria de Fonoaudiologia, principalmente nos territórios onde não havia presença do fonoaudiólogo no NASF e Residência Multiprofissional em Saúde da Família, e que após um momento de educação permanente que abordava o que era a Fonoaudiologia, suas ações na Atenção Básica de Saúde e suas áreas de atuação, ficou evidente que os ACS conseguiram perceber os problemas da comunidade embora, muitas vezes, não soubessem agir diante das necessidades fonoaudiológicas. Isso mostrou a necessidade da atuação contínua de um fonoaudiólogo junto às equipes da ESF 44 Costa HO, Chagas MIO, Correia BFC, Dias MAS, Souza FL, Queiroz AHAB. Conhecimentos e Práticas dos Agentes Comunitários de Saúde Frente aos Problemas de Saúde Fonoaudiológica da População na Atenção Básica. SANARE. 2012;11(2):32-43..
2. Inserção da Fonoaudiologia na ESF - Desafios
O motivo mais recorrente da restrição do trabalho fonoaudiológico foi à deficiência na formação deste profissional para atuação na atenção primária. O profissional fonoaudiólogo vem sendo incluído na ESF e NASF, porém muitas vezes sem o devido preparo, visto que sua formação, na maioria das vezes, é clínica e individual2323 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero Americano de Fonoaudiologia Ciclos de Vida, 2013. Porto de Galinhas. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013.. Assim, ao se inserir nos territórios, reflete o modelo clínico em que se formou, centrando sua atuação muitas vezes restrita ao paciente, favorecendo a concepção de doença enquanto fenômeno estritamente pessoal produzindo atuações pontuais, sem processo de vinculação, destituindo a necessidade do profissional e a importância do seu seguimento 66 Fernandes EL, Cintra LG. A inserção da Fonoaudiologia na Estratégia da Saúde da Família: relato de caso. Revista de Atenção Primária a Saúde. 2010;13(3):380-5. 1111 Freire RM. Fonoaudiologia em Saúde Pública. Revista de Saúde Pública. 1992;26(3):179-84. 12.(16) Peixoto MVS, Siqueira CGA, Silva AF, Pedruzzi CM, Santos AA. Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde. Dist. Comun. 2010;22(2):107-15. 2222 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comunicação Como um Direito de Todos, 2011. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011. 3333 Fernandes TL, Nascimento CMB, Sousa FOS. Análise das Atribuições dos Fonoaudiólogos do Nasf em Municípios da Região Metropolitana do Recife. Rev CEFAC. 2013;15(1):153-9.. Além disso, os fonoaudiólogos apresentam dificuldades de conceituar o NASF e a Saúde Coletiva, fato que pode implicar em um processo de trabalho distanciado da concepção de promoção da saúde 3434 Costa LS. Atuação do fonoaudiólogo nos Nucleos de Apoio à saúde da Família de Parnaíba: tecendo os fios entre a Fonoaudiologia e Saúde Coletiva [dissertação].João Pessoa (PB): Universidade Federal da Parnaíba; 2012..
Alguns programas estão sendo desenvolvidos para diminuir essa lacuna, como o programa do PET - Saúde, onde ocorre a participação de graduandos da Fonoaudiologia2525 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 1º Congresso de Fonoaudiologia em Educação. Da promoção à reabilitação, 2014. Joinvile. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014., e a inclusão na grade curricular das graduações de disciplinas teórico-práticas desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde 1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012. 2222 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comunicação Como um Direito de Todos, 2011. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011. 2323 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero Americano de Fonoaudiologia Ciclos de Vida, 2013. Porto de Galinhas. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013.. Entretanto, as pesquisas afirmam que essa vivência ocorre num período de curta permanência não causando impacto efetivo na formação do profissional1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012. 2323 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero Americano de Fonoaudiologia Ciclos de Vida, 2013. Porto de Galinhas. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013..
O resultado disso é um numero pequeno de fonoaudiólogos atuando na área da atenção básica2424 Molini-AVejonas DR, Mendes VLF, Amato CAH. Fonoaudiologia e Núcleos de Apoio à Saúde da Família: conceitos e referências. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(3):465-74., que pode advir do preconceito do aluno causado por uma concepção "errônea" da atuação profissional neste campo, durante seu processo de formação3535 Oliveira IC, Rocha RM, Cutolo LRA. Algumas palavras sobre o Nasf: Relatando uma Experiência Acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012;36(4):574-80.. Estudo realizado na região Sul do país mostrou uma carência de fonoaudiólogos na Saúde Pública, pois a maioria dos atuantes tende a realizar ações curativas e individualizadas, fato que restringe o acesso à área e, consequentemente, no reconhecimento social da Fonoaudiologia1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012..
Os trabalhos sinalizaram que o fonoaudiólogo tem encontrado poucas bases legais para atuar neste contexto77 Wertzner HF. Ambulatório de Fonoaudiologia em unidade básica de saúde. In: Befi, D. Fonoaudiologia na atenção primária à saúde. São Paulo: Lovise, 1997. p. 161-76.. Existe ainda uma visão estereotipada da Fonoaudiologia, com atuação restrita à reabilitação2222 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comunicação Como um Direito de Todos, 2011. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011., existindo uma grande procura por atendimento especializado2222 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comunicação Como um Direito de Todos, 2011. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011.. Sendo vista, equivocadamente, como uma profissão de atenção especializada e diminuindo suas possibilidades de atuação dentro da Estratégia de Saúde da Família1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012..
Esse distanciamento gera um conhecimento incipiente dos gestores a respeito da importância da Fonoaudiologia na atenção primária, acarretando em pouca oferta de emprego neste cenário2525 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 1º Congresso de Fonoaudiologia em Educação. Da promoção à reabilitação, 2014. Joinvile. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014. 3333 Fernandes TL, Nascimento CMB, Sousa FOS. Análise das Atribuições dos Fonoaudiólogos do Nasf em Municípios da Região Metropolitana do Recife. Rev CEFAC. 2013;15(1):153-9. 3434 Costa LS. Atuação do fonoaudiólogo nos Nucleos de Apoio à saúde da Família de Parnaíba: tecendo os fios entre a Fonoaudiologia e Saúde Coletiva [dissertação].João Pessoa (PB): Universidade Federal da Parnaíba; 2012..
Outra dificuldade enfrentada é a de integração com a equipe multidisciplinar. Mesmo não estando incorporada nas equipes multidisciplinar e interdisciplinar de uma Unidade Básica de Saúde, muitos profissionais percebem a necessidade do trabalho do fonoaudiólogo para o usuário, mas poucos vinculam a inserção deste serviço como contribuição e complementação do seu processo de trabalho66 Fernandes EL, Cintra LG. A inserção da Fonoaudiologia na Estratégia da Saúde da Família: relato de caso. Revista de Atenção Primária a Saúde. 2010;13(3):380-5..
O desconhecimento do papel do fonoaudiólogo por parte da equipe de saúde e usuários, também implica negativamente na inclusão da categoria na ESF. Além disso, trabalhos sobre a temática identificaram que o profissional atuante neste contexto (médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário) pouco investiga e aborda questões relativas à aquisição de linguagem oral, hábitos orais, desenvolvimento auditivo, vínculo mãe-bebê demonstrando um desconhecimento e uma falta de co-responsabilização referente à questões fonoaudiológicas1313 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012..
Existe um grau elevado de desinformação da população com relação às alterações fonoaudiológicas, aos saberes e fazeres do profissional fonoaudiólogo2222 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comunicação Como um Direito de Todos, 2011. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011.. Estudo descreveu que alguns pais, mesmo percebendo que seus filhos possuíam algum tipo de distúrbio fonoaudiológico, não procuraram ajuda profissional. Isso demonstrou que os responsáveis desconhecem a importância do trabalho fonoaudiológico2323 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero Americano de Fonoaudiologia Ciclos de Vida, 2013. Porto de Galinhas. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013.. A alta demanda também foi sinalizada pelos autores como um fator que dificulta o fazer do fonoaudiólogo na ESF. Para reduzir a alta demanda é necessário adequar os serviços à realidade, contratar maior número de fonoaudiólogos preparados para lidar com a Saúde Pública e mais atenção do governo ao que se refere às políticas públicas em Fonoaudiologia2424 Molini-AVejonas DR, Mendes VLF, Amato CAH. Fonoaudiologia e Núcleos de Apoio à Saúde da Família: conceitos e referências. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(3):465-74..
A ausência de espaço físico adequado, a carência de materiais educativos e informativos nas Unidades Básicas de Saúde também foram considerados fatores limitantes da atuação da Fonoaudiologia 2323 21º Congresso Brasileiro e 2º Ibero Americano de Fonoaudiologia Ciclos de Vida, 2013. Porto de Galinhas. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013. 3434 Costa LS. Atuação do fonoaudiólogo nos Nucleos de Apoio à saúde da Família de Parnaíba: tecendo os fios entre a Fonoaudiologia e Saúde Coletiva [dissertação].João Pessoa (PB): Universidade Federal da Parnaíba; 2012. 3636 Soleman S. O trabalho do Fonoaudiólogo no Nucleos de Apoio à Saúde da Família (NASF): compreendendo as práticas a partir da composição dos processos de trabalho [dissertação]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública; 2012..
Além disso, há pouca publicação científica que possa fundamentar a importância das ações fonoaudiológicas neste palco de atuação. As produções científicas nos Congressos Brasileiros de Fonoaudiologia relacionadas às práticas de saúde do fonoaudiólogo no ESF ainda são bastante incipientes2424 Molini-AVejonas DR, Mendes VLF, Amato CAH. Fonoaudiologia e Núcleos de Apoio à Saúde da Família: conceitos e referências. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(3):465-74. e o número de publicações relacionadas ao tema ainda é escasso 2012. Estudiosos acreditam que chegou o momento de se fazer um levantamento do que está sendo feito em termos de promoção e prevenção dos distúrbios da comunicação2424 Molini-AVejonas DR, Mendes VLF, Amato CAH. Fonoaudiologia e Núcleos de Apoio à Saúde da Família: conceitos e referências. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(3):465-74., pois o investimento em pesquisas nesta área poderá superar a visão limitada sobre a Fonoaudiologia na atenção primária1717 Moreira MD, Mota HB. Os caminhos da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde - SUS. Rev CEFAC. 2009;11(3):516-21..
Comentários Finais
A maioria dos estudos evidenciou deficiências que precisam ser corrigidas para o aumento da qualidade da atenção prestada pela Fonoaudiologia na ESF. Houve uma concordância, entre os trabalhos, quanto há deficiência na formação do fonoaudiólogo para atuação na ESF como o principal fator de limitação na inserção e atuação desses profissionais. O processo de graduação ainda é falho já que a grade curricular está centrada na visão de técnicas biomédica, com ênfase em procedimentos clínicos, não favorecendo o desenvolvimento de competências para atuação na atenção primária a saúde.
Além disso, o aspecto estrutural não favorece o desenvolvimento do trabalho fonoaudiológico, pois ocorre escassez de materiais, espaço físico e número restrito de fonoaudiólogos atuando junto às comunidades.
Os achados das pesquisas também demonstraram poucas publicações abordando este tema, evidenciando a necessidade de investir em pesquisas nessa área a fim de fundamentar a importância das ações fonoaudiológicas na ESF. E ainda, sinalizam que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família se tornou indispensável para diminuir a lacuna na formação do fonoaudiólogo sobre Atenção Básica.
Apesar disso, os poucos trabalhos encontrados sobre essa temática mostraram que são muitos desafios para a categoria de Fonoaudiologia consolidar a sua atuação neste cenário, mas o seu fazer junto à comunidade promove um cuidado de qualidade que propicia mais qualidade de vida e saúde a essas pessoas.
Referências
-
1Brasil Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica. Diretrizes do NASF - Nucleo de Apoio a Saúde da Família. Brasilia (DF): Ministério da Saúde, 2009.
-
2Brasil Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para a reorganização do modelo assistencial. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 1997.
-
3Madeira KH. Práticas do Trabalho Interdisciplinar na saúde da Família: Um Estudo de Caso [Dissertação]. Itajaí (SC): Universidade do Vale do Itajaí; 2009.
-
4Costa HO, Chagas MIO, Correia BFC, Dias MAS, Souza FL, Queiroz AHAB. Conhecimentos e Práticas dos Agentes Comunitários de Saúde Frente aos Problemas de Saúde Fonoaudiológica da População na Atenção Básica. SANARE. 2012;11(2):32-43.
-
5Cavalheiro MTP. Fonoaudiologia e Saúde da Família. Rev CEFAC. 2009;11(2):179-368.
-
6Fernandes EL, Cintra LG. A inserção da Fonoaudiologia na Estratégia da Saúde da Família: relato de caso. Revista de Atenção Primária a Saúde. 2010;13(3):380-5.
-
7Wertzner HF. Ambulatório de Fonoaudiologia em unidade básica de saúde. In: Befi, D. Fonoaudiologia na atenção primária à saúde. São Paulo: Lovise, 1997. p. 161-76.
-
8Algodoal MJAO. As práticas de linguagem em situação de trabalho de operadores de telemarketing ativo de uma editora [Tese]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP; 2002.
-
9Moreira DR. Fonoaudiologia: Sentido Produzido por Acadêmicos da Área de Saúde. Revista ESTUDOS. 2006;33(5/6):397-424.
-
10Mendes VLF. Fonoaudiologia e saúde coletiva: perspectivas de atuação nos serviços públicos de saúde. Dist. Comun.1999;10(2):213-24.
-
11Freire RM. Fonoaudiologia em Saúde Pública. Revista de Saúde Pública. 1992;26(3):179-84. 12.(16) Peixoto MVS, Siqueira CGA, Silva AF, Pedruzzi CM, Santos AA. Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde. Dist. Comun. 2010;22(2):107-15.
-
12Peixoto MVS, Siqueira CGA, Silva AF, Pedruzzi CM, Santos AA. Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde. Dist. Comun. 2010;22(2):107-15.
-
1320º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia Ciência e Profissão, 2012.Brasilia. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012.
-
14XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: Exercício Profissional: Bases Teóricas, Avanço e Realidade Nacional, 2010.Curitiba. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia,2010.
-
15XVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. I Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 2009.Salvador. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009.
-
16Lopes SMB. Cultura, Linguagem e Fonoaudiologia: uma escuta do discurso familiar no contexto da saúde pública [dissertação]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2001.
-
17Moreira MD, Mota HB. Os caminhos da Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde - SUS. Rev CEFAC. 2009;11(3):516-21.
-
18Bassi AKZ. Caracterização do perfil fonoaudiológico de famílias atendidas pelo Programa de Saúde da Família-Universidade [dissertação]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru; 2009.
-
19Silva RPR. PSF-Universidade: Uma experiência na FOB-USP. [dissertação]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru; 2007.
-
20Oliveira FR. Residência Multiprofissional em saúde da Família limites e possibilidades para mudança na formação profissional. [dissertação]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade de São Paulo; 2007
-
21Graner AR, Sousa LAP. Fonoaudiologia e Serviços de Saúde no Sistema Único de Saúde (sus): análise da produção científica (1990-2005). Revista Bahiana de Saúde Publica. 2011;34(4):967-79.
-
2219º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comunicação Como um Direito de Todos, 2011. São Paulo. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2011.
-
2321º Congresso Brasileiro e 2º Ibero Americano de Fonoaudiologia Ciclos de Vida, 2013. Porto de Galinhas. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013.
-
24Molini-AVejonas DR, Mendes VLF, Amato CAH. Fonoaudiologia e Núcleos de Apoio à Saúde da Família: conceitos e referências. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(3):465-74.
-
2522º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 1º Congresso de Fonoaudiologia em Educação. Da promoção à reabilitação, 2014. Joinvile. Anais: São Paulo, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014.
-
26Almeida EC, Furtado LM. Acolhimento em Saúde Pública: a contribuição do fonoaudiólogo. Rev Ciências Médica. 2006;15(3):249-56.
-
27Lipay MS, Almeida ECA Fonoaudiologia e sua inserção na saúde pública. Revista Ciência Médica. 2007;16(1):31-41.
-
28Botasso KC, Cavalheiro MTP, Lima MCMP. Avaliação de um Programa de Acompanhamento de Lactentes Sob a Óptica da Família. Rev CEFAC. 2013;15(2):374-81.
-
29Goulart BNG, Henckel C, Klering CE, Martini M. Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares. Rev CEFAC. 2010;12(5):842-9.
-
30Cesaro BC, Gurgel LG, Nunes GPC, Reppold CT. Intervenções em linguagem infantil na atenção primária à saúde: revisão sistemática. CoDAs. 2013;25(6):588-94.
-
31Farias AVM, Vasconcelos MCR, Fontes LBC, Benevides SD. Repercussões das Estratégias de Retirada dos Hábitos Orais Deletérios de Sucção das Crianças do Programa de Saúde da Família dm Olinda - Pe. Rev CEFAC. 2010;12(6):971-6.
-
32Maia RM, Silva MAM, Tavares PMB. Saúde auditiva dos recém-nascidos: atuação da Fonoaudiologia na Estratégia Saúde da Família. Rev CEFAC. 2012;14(2):206-14.
-
33Fernandes TL, Nascimento CMB, Sousa FOS. Análise das Atribuições dos Fonoaudiólogos do Nasf em Municípios da Região Metropolitana do Recife. Rev CEFAC. 2013;15(1):153-9.
-
34Costa LS. Atuação do fonoaudiólogo nos Nucleos de Apoio à saúde da Família de Parnaíba: tecendo os fios entre a Fonoaudiologia e Saúde Coletiva [dissertação].João Pessoa (PB): Universidade Federal da Parnaíba; 2012.
-
35Oliveira IC, Rocha RM, Cutolo LRA. Algumas palavras sobre o Nasf: Relatando uma Experiência Acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012;36(4):574-80.
-
36Soleman S. O trabalho do Fonoaudiólogo no Nucleos de Apoio à Saúde da Família (NASF): compreendendo as práticas a partir da composição dos processos de trabalho [dissertação]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública; 2012.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Out 2015
Histórico
-
Recebido
17 Jul 2014 -
Aceito
27 Abr 2015