Acessibilidade / Reportar erro

Medidas de qualidade lexical na avaliação da proficiência de leitura em alunos universitários brasileiros

RESUMO

Objetivos:

comparar o desempenho de alunos universitários brasileiros a partir de tarefas com habilidades de qualidade lexical e avaliar a influência do nível socioeconômico no desempenho da leitura e nos componentes que formam a qualidade lexical.

Métodos:

testes linguísticos on-line foram aplicados em 44 estudantes de duas universidades federais, sendo 19 da Universidade Federal do ABC e 25 da Universidade Federal do Ceará. Para análise foram utilizados os testes Mann-Whitney (Wilcoxon rank-sum test) de duas vias e a Correlação de Pearson com p<0,05.

Resultados:

foram obtidas correlações altas e médias entre os diferentes componentes da qualidade lexical, tais como vocabulário e reconhecimento ortográfico, além de terem sido encontradas diferenças significativas entre o desempenho dos alunos das duas universidades e de diferentes níveis socioeconômicos.

Conclusão:

menor tempo de leitura apresentou correlação com maior quantidade de acertos na leitura de palavras em voz alta, a quantidade de acertos no teste de homônimos correlacionou-se a quantidade de acertos no teste de leitura de palavras em voz alta e ambas correlacionaram-se com o tempo de resposta destes testes. Houve, também, influência do nível socioeconômico no desempenho da leitura e nos componentes que formam a qualidade lexical.

Descritores:
Leitura; Alfabetização; Adulto Jovem; Universidades

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br