Acessibilidade / Reportar erro

Envelhecimento ativo: um relato de pesquisa-intervenção

RESUMO

Objetivo:

analisar os efeitos que atividades significativas com a linguagem podem ter sobre a autonomia e a participação social de idosos.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa-intervenção que, embasada na perspectiva dialógica do discurso, desenvolveu-se em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma intervenção fonoaudiológica, envolvendo práticas orais e escritas acerca de histórias de vida de seis participantes idosos. Na segunda, os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada, a qual continha questões voltadas aos objetivos do estudo.

Resultados:

os participantes eram todos do gênero feminino, com idades entre 61 e 90 anos. Seus enunciados indicaram que, por meio de práticas dialógicas, puderam ampliar sua participação social e a própria autonomia, resgataram a autoestima e conseguiram desconstruir padrões sociais estigmatizantes impostos à velhice.

Considerações Finais:

práticas dialógicas junto a pessoas idosas podem auxiliar na promoção do envelhecimento ativo e na superação de concepções negativas em torno da velhice, conforme proposto pela Organização Mundial da Saúde e pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, as quais afirmam que os idosos são contribuintes do desenvolvimento social.

Descritores:
Envelhecimento; Participação Social; Autonomia Pessoal; Linguagem

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br