RESUMO
Objetivo:
caracterizar o desempenho de criança com Transtorno do Espectro Autista em duas escalas de avaliação do Equilíbrio Postural.
Métodos:
estudo de interferência observacional, com segmento transversal e de perfil descritivo analítico. Foram avaliadas crianças com diagnóstico de TEA de grau leve segundo o DSM-5, diagnosticadas por equipe interdisciplinar, com idade entre 7 e 11 anos. Os protocolos utilizados foram o Teste de Organização Sensorial e a Escala de Equilíbrio Pediátrica.
Resultados:
todas as crianças apresentaram desempenho máximo no Teste de Organização Sensorial. Na Escala de Equilíbrio Pediátrica, dos 14 itens presentes, os participantes apresentaram respostas semelhantes em oito deles, e nos seis demais houve desvio padrão.
Conclusão:
os participantes não demonstraram dificuldades na realização na EEP e no Teste de Organização Sensorial, mantendo escores muito próximos do valor máximo.
Descritores:
Transtorno Autístico; Doenças Vestibulares; Equilíbrio Postural; Transtornos das Sensações; Crianças; Comportamento Infantil