Acessibilidade / Reportar erro

Instituições de ensino como campo de pesquisa fonoaudiológica: análise das publicações de periódicos nacionais

RESUMO

Objetivo:

analisar e caracterizar as publicações fonoaudiológicas que têm como campo instituições de ensino brasileiras.

Métodos:

houve o acesso nas páginas de todas as revistas ativas e inativas da Fonoaudiologia nacional para análise dos títulos e resumos de todos os artigos que remetiam à pesquisa em instituições de ensino. Foram selecionados artigos publicados nos periódicos analisados, que tratam de questões fonoaudiológicas e foram desenvolvidos em instituições de ensino. Foi realizada a categorização e análise dos artigos encontrados, na categoria periódico publicado, ano de publicação, área do conhecimento da Fonoaudiologia da qual se aproximavam, cenário da pesquisa/tipo de instituição educacional, público alvo e procedimentos realizados nas instituições. Em seguida, realizou-se análise estatística descritiva.

Resultados:

a maior quantidade de pesquisas realizadas em instituições de ensino brasileiras foi publicada na revista CEFAC, e no ano de 2015. Tais pesquisas estavam relacionadas, principalmente, à área da linguagem, sendo a maioria realizada com estudantes do ensino fundamental e com o objetivo de coletar dados a respeito da avaliação e/ou diagnóstico desses estudantes.

Conclusão:

as pesquisas fonoaudiológicas nacionais realizadas em instituições de ensino tem privilegiado práticas nas áreas de Linguagem e Voz, no Ensino Fundamental, e com estudantes e professores.

Descritores:
Fonoaudiologia; Educação; Saúde Escolar; Indicadores; Literatura de Revisão como Assunto

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br