Acessibilidade / Reportar erro

Grupo de familiares de indivíduos com alteração de linguagem: o processo de elaboração e aplicação das atividades terapêuticas

RESUMO

Objetivo:

descrever o processo de elaboração e aplicação de atividades com grupos de familiares de crianças/adolescentes com alterações de linguagem em acompanhamento fonoaudiológico.

Métodos:

trata-se de pesquisa qualitativa, de grupo focal, sendo que a coleta de dados ocorreu por meio de diário de campo das discussões em supervisões do estágio de Fonoaudiologia em Alterações de Linguagem da instituição de origem e de gravação de áudio e vídeo dos grupos de familiares, contendo transcrição e análise de conteúdo dos dados obtidos.

Resultados:

as supervisões do estágio estimularam os alunos a amadurecer o raciocínio e levantar questões relevantes à abordagem com a família; nas atividades dos grupos, os participantes foram estimulados a refletirem sobre questões como postura frente às dificuldades, maneira de lidar com a alteração da linguagem, entre outros.

Conclusão:

o estudo contribuiu para a descrição do amadurecimento dos estagiários ao longo das supervisões, bem como levantou a discussão sobre abordagem do fonoaudiólogo ao familiar, estimulando-o a construir com o sujeito maneiras de beneficiá-lo em sua alteração de linguagem, sem danificar as relações de vínculos e interação.

Descritores:
Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem; Saúde de Grupos Específicos; Família

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br