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Habilidade de atenção auditiva sustentada em crianças de acordo com o modo respiratório

RESUMO

Objetivo:

analisar, em crianças com diferentes modos respiratórios, o comportamento auditivo e o desempenho no Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS).

Métodos:

participaram 30 indivíduos, na faixa etária dos sete aos onze anos, sendo 11 do sexo masculino e 19 do sexo feminino. Os mesmos foram distribuídos nos grupos de respiradores nasais, orais e oronasais. Foi aplicado, aos responsáveis, o questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB) para caracterizar o seu comportamento auditivo. No THAAS foram analisados os seguintes padrões de erros: desatenção, decréscimo da vigilância, impulsividade e total de erros. Na análise inferencial foram utilizados os testes estatísticos Mann- Whitney, Qui quadrado e Kruskal-Wallis.

Resultados:

os indivíduos com modo respiratório oral e oronasal apresentaram mais queixas no questionário SAB em comparação aos respiradores nasais. Em relação ao THAAS, verificou-se que a faixa etária dos sete a oito anos foi a que teve pior desempenho no teste. Os grupos com respiração oral e oronasal tiveram mais erros, com diferença estatisticamente significante entre os grupos para o tipo de erro de desatenção e o total de erros.

Conclusão:

pode-se concluir que indivíduos com respiração oral e oronasal apresentaram mais queixas no comportamento auditivo e pior desempenho no THAAS, especialmente para a desatenção e no total de erros.

Descritores:
Percepção Auditiva; Respiração Bucal; Audição; Atenção; Testes Auditivos

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