Acessibilidade / Reportar erro

Triagem de identificação precoce de dificuldades de leitura e de escrita para o primeiro ano escolar - projeto piloto

RESUMO

Objetivo:

investigar a eficácia de uma triagem de identificação precoce baseada no teste Dibels 6th Edition, a fim de identificar precocemente crianças do primeiro ano escolar com risco para Dislexia.

Métodos:

a amostra foi constituída por 34 crianças avaliadas em dois momentos, sendo a triagem realizada enquanto estavam no primeiro ano do ensino fundamental e um ditado de palavras quando estavam no segundo ano. Para a análise dos dados foram aplicados os testes de Correlação de Pearson, Análise de Regressão Linear e ANOVA com valor de p≤0,05.

Resultados:

os resultados forneceram evidências convergentes com outros estudos de que crianças com sinais de risco para Dislexia diferem das crianças com desenvolvimento típico em termos de reduzida habilidade fonológica e que essas diferenças já estão presentes no início do processo de alfabetização.

Conclusão:

a triagem de identificação precoce permite a identificação dos fatores de risco para Dislexia, tornando possível implementar treino preventivo e personalizado de habilidades fonológicas que facilitará o processo de alfabetização.

Descritores:
Dislexia; Leitura; Escrita Manual; Fracasso Acadêmico

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br