Lund e Douglas 2323. Lund E, Douglas M. Teaching vocabulary to preschool children with hearing loss. Except child. 2016;83(1):26-41. Doi: 10.1177/0014402916651848 https://doi.org/10.1177/0014402916651848...
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Vocabulário expressivo |
Contextualização da palavra (explicar o que é), imitação, MTS auditivo-visual, nomeação. |
Nove, entre 4 e 5 anos. Seis usavam IC |
Todas aprenderam em média 5 palavras por semana em comparação a 0,5 aprendidas por ensino incidental |
Richels et al. 1818. Richels CG, Schwartz KS, Bobzien JL, Raver SA. Structured instruction with modified storybooks to teach morphosyntax and vocabulary to preschoolers who are deaf/hard of hearing. J Deaf Stud Deaf Educ. 2016;21(4):352-61. Doi: 10.1093/deafed/enw049. https://doi.org/10.1093/deafed/enw049...
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Vocabulário expressivo |
Técnicas de modelação de resposta por meio de par ouvinte ao descrever ações. |
Três, entre 3 e 4 anos. Uma usava IC. |
P1 e P3 apresentaram critério em 6 sessões enquanto P2 demandou 20 sessões (e não apresentou manutenção em poucas semanas) |
Messier e Wood 2525. Messier J, Wood C. Facilitating vocabulary acquisition of children with cochlear implants using electronic storybooks. J Deaf Stud Deaf Educ. 2015;20(4):356-73. Doi:10.1093/deafed/env031. https://doi.org/10.1093/deafed/env031...
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Vocabulário expressivo |
Leitura com os pais de livro digital. Atividades programadas (contextualização e ênfase na fonologia) |
18, entre 4 e 9 anos. Todas usando IC. |
Grupo experimental teve maiores ganhos em definição de palavra e vocabulário expressivo e receptivo que controle (apenas leitura do livro) |
Anastacio-Pessan et al. 2020. Anastácio-Pessan FL, Almeida-Verdu ACM, Bevilacqua MC, de Souza DG. Usando o paradigma de equivalência para aumentar a correspondência na fala de crianças com implante coclear na nomeação de figuras e na leitura. Psicol Reflex Crít. 2015;28(2):365-77.
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Vocabulário expressivo |
Tentativas programadas de MTS auditivo-visual com figuras, palavras e sílabas impressas. |
Seis, entre 11 e 14 anos. Todos com IC |
Todos aprenderam as relações ensinadas. Desempenho de nomeação teve melhora em 4 participantes, com grau de generalização em 3 deles. |
Lucchesi et al. 2121. Lucchesi FD, Almeida-Verdu ACM, Buffa MJMB, Bevilacqua MC. Efeitos de um programa de ensino de leitura sobre a inteligibilidade da fala de crianças usuárias de implante coclear. Psicol Reflex Crít. 2015;28(3):500-10.
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Vocabulário expressivo |
MTS auditivo-visual com figuras, palavras e sílabas impressas. |
Duas, entre 7 e 8 anos usuárias de IC |
Todos apresentaram nomeação de figuras com maior correspondência com modelo após ensino. |
Nakeva von Mentzer et al. 3232. Nakeva von Mentzer C, Lyxell B, Sahlén B, Dahlström O, Lindgren M, Ors M et al. Computer-assisted reading intervention with a phonics approach for children using cochlear implants or hearing aids. Scand J Psychol. 2014;55(5):448-55. Doi: 10.1111/sjop.12149. https://doi.org/10.1111/sjop.12149...
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Leitura |
Tarefas de MTS auditivo visual com letras, sílabas e palavras. Progressão de dificuldade. |
Grupo DA - 32 (4 e 7 anos, 17 com IC) e Grupo ouvinte - 16 (5 e 8 anos). |
Melhora em ambos os grupos. Grupo DA com repertório inicial mais baixo. Grupo ouvinte se sobressaiu em compreensão de sentenças e decodificação de palavras. |
Lew et al. 2222. Lew J, Purcell AA, Doble M, Lim LH. Hear here: children with hearing loss learn words by listening. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2014;78(10):1716-25.
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Discriminação auditiva |
MTS auditivo visual com 10 níveis de dificuldade de discriminação auditiva. |
Três, entre 2 e 3 anos. Uma usava implante coclear. |
Todos melhoraram nos testes do programa em no mínimo 2 pontos (0-10). Apenas 1 participante apresentou melhora em teste padronizado. |
Lund e Schuele 1717. Lund E, Schuele CM. Effects of a word-learning training on children with cochlear implants. J Deaf Stud Deaf Educ. 2014;19(1):68-84.
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Vocabulário expressivo |
Tarefas de imitação vocal e contextualização (explicar o que é a figura) de figuras. |
Cinco, entre 3 e 5 anos usuárias de IC. |
Participantes apresentaram melhora e tarefas de discriminação (receptiva), mas aumento muito pequeno acima da LB em desempenho expressivo. |
Stacey et al. 2626. Stacey PC, Raine CH, O'Donoghue GM, Tapper L, Twomey T, Summerfield AQ. Effectiveness of computer-based auditory training for adult users of cochlear implants. Int J Audiol. 2010;49(5):347-56.
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Discriminação auditiva |
Tarefas de discriminação de palavras isoladas e palavras dentro da sentença (computadorizado e auto administrado) |
11, entre 23 e 71 anos, usuários de IC. |
8 participantes completaram o programa. Aumento significativo em testes de discriminação de consoantes, mas não de vogais e nem de sentenças. |
Schopmeyer et al. 1212. Schopmeyer B, Mellon N, Dobaj H, Grant G, Niparko JK. Use of Fast ForWord to enhance language development in children with cochlear implants. Ann Otol Rhinol Laryngol. Suppl. 2000;185:95-8.
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Discriminação auditiva |
Pacote FastForWord com diversas tarefas programadas. Em geral, de discriminação auditiva com progressão de dificuldade. |
11, com média de 7 anos, usuárias de IC. |
Todas as crianças apresentaram melhoras em 5 testes padronizados de linguagem receptiva e expressiva. |