RESUMO:
Objetivo:
verificar o grau de satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual por meio do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life.
Métodos:
estudo observacional, descritivo e analítico de delineamento transversal do qual participaram indivíduos com idade entre 52 e 96 anos portadores de perda auditiva neurossensorial bilateral de grau leve a severo, usuários de aparelho auditivo. Todos os participantes responderam o questionário no inicio do processo de adaptação do aparelho de amplificação sonora e após três meses de uso do mesmo.
Resultados:
não houve diferença significante nos escores do questionário comparando os resultados dos usuários com adaptação unilateral e bilateral tanto para o primeiro momento quanto para o segundo momento de avaliação. Evidenciou-se diferença estatisticamente significante entre os dois momentos para a subescala fatores negativos e para a média da pontuação global, sendo observada maior satisfação no segundo momento. Existem correlações positivas estatisticamente significantes entre os resultados da subescala custos e serviços e média global e entre fatores negativos e média global. Já entre os fatores negativos e a imagem pessoal a correlação observada foi negativa.
Conclusão:
os resultados da pesquisa evidenciaram que os usuários de aparelho auditivo avaliados mostraram-se satisfeitos com a amplificação após três meses de utilização efetiva. Não houve diferença de satisfação entre adaptação unilateral e bilateral. Existiu correlação estatisticamente significante entre a média global e os resultados da subescala custos e serviços. A aclimatização contribuiu para a satisfação na subescala fatores negativos e para a média global do questionário.
DESCRITORES:
Satisfação do Paciente; Questionário; Auxiliares de Audição; Perda Auditiva