RESUMO
Objetivo:
analisar os hábitos auditivos de um grupo de alunos e comparar o grau de exposição ao estímulo sonoro via fones de ouvido entre escolas públicas e privadas.
Métodos:
foram distribuídos questionários contendo perguntas referentes a hábitos auditivos de exposição à música amplificada, aos 1085 alunos de escolas pública e privada. Em seguida, as respostas aos questionamentos foram analisadas e comparadas entre os grupos de alunos. Utilizou-se o teste Qui-quadrado com um nível de significância estatística estabelecido em 5% (p<0,05) para se comparar os hábitos auditivos entre as escolas públicas e privadas.
Resultado:
de modo geral, a maioria dos alunos (92%) respondeu que tem hábitos auditivos de exposição à música amplificada. Tanto o uso de fones de ouvido (92%) quanto as idas a lugares com música alta (63,6%) tiveram alta prevalência nas respostas aos questionários.
Conclusão:
alunos de escolas particulares utilizam mais fones de ouvido frequentemente comparados aos alunos de escolas públicas.
Descritores:
Adolescente; Música; Auxiliares de Audição; Fonoaudiologia