Acessibilidade / Reportar erro

Métodos de treinamento auditivo em crianças com diagnóstico psiquiátrico: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

identificar as abordagens de treinamento auditivo utilizadas na população infantil com diagnósticos psiquiátricos, caracterizar os contextos de intervenção, protocolos e discernimento dos desfechos.

Métodos:

busca realizada em quatro bases de dados, utilizando as expressões fixas “auditory training” OR “auditory rehabilitation” e, quanto à amostragem, variaram-se aos mais comuns diagnósticos, sinais e sintomas. Foram selecionados artigos publicados até agosto de 2018, com população sem perda auditiva e excluídos artigos com amostra com uso de dispositivos de amplificação sonora, otites ou diagnóstico isolado de Transtorno do Processamento Auditivo.

Resultados:

foram identificadas 103 referências, dentre as quais 16 preencheram os critérios de inclusão. As amostragens estudadas foram de crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem, linguagem e leitura, dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista e esquizofrenia. As intervenções com a abordagem bottom-up e combinada (bottom-up e top-down), no contexto formal, foram as mais frequentes, cujos resultados direcionaram a melhora em habilidades auditivas, linguísticas e metalinguísticas. O número e frequência de sessões, assim como, a duração (tempo) foram diversificadas.

Conclusão:

a heterogeneidade das técnicas de treinamento auditivo diversificou os resultados, entretanto, parece existir um potencial para recomendação do treinamento auditivo na população abordada.

Descritores:
Psiquiatria Infantil; Diagnósticos Psiquiátricos; Sinais e Sintomas; Treinamento Auditivo; Processamento Auditivo

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br