Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 11, Número: 3, Publicado: 2009
  • Editorial I

    Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal
  • Editorial I

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Editorial II: a fonoaudiologia e a neurociência

    Assencio-Ferreira, Vicente José
  • Estimulación de narraciones infantiles

    Maggiolo Landaeta, Mariangela; Coloma Tirapegui, Carmen Julia; Pavez Guzmán, María Mercedes

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: proveer evidencia sobre la contribución de estimular los guiones para el desarrollo narrativo en un grupo de niños con Trastorno Específico de Lenguaje y déficit narrativo. MÉTODOS: seis niños con Trastorno Específico del Lenguaje constituyeron el grupo experimental al que se le aplicó el programa y seis niños con Trastorno Específico del lenguaje conformaron el grupo control. Todos presentaban déficit narrativo y tenían un promedio de edad de 4 años, 5 meses. El programa se aplicó individualmente durante 18 sesiones. Se comparó el desempeño narrativo antes y después de la intervención en ambos grupos de niños. RESULTADOS: todos los niños del grupo experimental incrementaron significativamente su desarrollo narrativo. Incluso, el 50% de ellos logró niveles narrativos correspondientes a su edad cronológica. En el grupo control no se observó un aumento significativo. CONCLUSIONES: el programa basado en los guiones es una estrategia eficaz para estimular las habilidades narrativas tempranas en niños con Trastorno Específico del Lenguaje y déficit narrativo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: providing evidence about the possible contribution of scripts to the narrative development of a group of children with Specific Language Impairment and narrative deficit. METHODS: a program for script-based narrative development intervention is submitted. Twelve preschool children with Specific Language Impairment participated in the current study. They were divided at random in two groups. The intervention was developed in one of these groups and, the other was the control group (mean age of 4;5 for both groups). RESULTS: all children in the experimental group significantly increased their narrative development. Including 50% of them that achieved a narrative level corresponding to their chronological age. No significant increase was noted in the control group. CONCLUSION: the present study shows that using scripts in children with Specific Language Impairment and narrative deficit may be successful in helping them to overcome their difficulties in narrative performance.
  • Desempenho narrativo em sujeitos com distúrbio/atraso fonológico Artigos Originais

    Souza, Ana Paula Ramos de; Sperb, Cristina Blom

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o desempenho narrativo de grupos de sujeitos com atraso e distúrbio fonológico e controles em aquisição típica. MÉTODOS: foram analisados 63 sujeitos, 32 (50,79%) com atraso, 12 (19,04%) com distúrbio e 19 (30,10%) em aquisição típica, avaliados e classificados fonologicamente, em produção narrativa pelo instrumento de Zilles e da narrativa inventada, ambas analisadas por tipologia narrativa. Questionários sobre as interações narrativas foram aplicados aos pais e professores. RESULTADOS: foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre o grupo com distúrbios e o controle, respectivamente o pior e melhor desempenho. O grupo em aquisição típica demonstrou o melhor desempenho na narrativa livre. CONCLUSÃO: a tipologia fonológica apresentou-se parcialmente relacionada com o desempenho narrativo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the narrative performance subject groups with delay and disturbance and controls in typical acquisition. METHODS: 63 subjects were analyzed, 32 (50.79%) with delay, 12 (19.04%) with disturbance and 19 (30.10%) in typical acquisition, and appraised and classified phonologically, in narrative production through the instrument of Zilles and the invented narrative, both analyzed through narrative typology. Questionnaires about the narrative interactions were applied to the parents and teachers. RESULTS: significant statistical differences were noted between the group with disturbances and the control group, the worst and best performance, respectively. The group in typical acquisition demonstrated the best performance in free narrative. CONCLUSION: the phonological typology was partially related with the narrative performance.
  • Caracterização dos indivíduos com distúrbios da fluência, atendidos na clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru Artigos Originais

    Duarte, Tâmyne Ferreira; Crenitte, Patrícia de Abreu Pinheiro; Lopes-Herrera, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar a população de indivíduos atendidos na Clínica de Distúrbios da Fluência do Curso de Fonoaudiologia da USP (Bauru), de 1992 a 2005, quanto à idade, gênero, queixa inicial, diagnóstico fonoaudiológico, antecedentes familiares, manifestações, gravidade e frequência, além de possíveis alterações associadas, comparando tais dados com a literatura estudada. MÉTODOS: análise de 194 prontuários da população acima referida por meio do preenchimento de protocolo com questões referentes às variáveis propostas no objetivo. RESULTADOS: dos 194 prontuários, 140 pertenciam a pacientes do sexo masculino (72% da amostra) e 54 (28%), do feminino. Entre as queixas relatadas, 68% (n=132) eram de gagueira, 23% (n=45) referiam-se a outros distúrbios da fluência (taquifemia, distúrbio motor da fala) e outras 9% (n=17) estavam associadas a alterações vocais, linguagem oral e/ou escrita e fala. Quanto a antecedentes familiares, 57% (n=110) tinham na família mais de um parente com alterações na fala e/ou linguagem. As manifestações das disfluências, citadas em 54% dos prontuários (n=105) dos indivíduos diagnosticados com gagueira, foram bloqueios, repetições e prolongamentos. Constatou-se histórico de atraso de linguagem nos casos de gagueira em 31% dos casos (n=60). CONCLUSÃO: com base nos dados encontrados, conclui-se que a população estudada caracteriza-se por apresentar: início dos primeiros sintomas entre 1 e 5 anos, maior acometimento no gênero masculino, histórico familiar e de atraso de fala e linguagem positivo, manifestações predominantes de repetição de sílabas, bloqueios, bloqueios acompanhados de prolongamentos e hesitações.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the population of subjects with fluency disorders as for age, gender, initial complaint, speech therapy diagnosis, family history, manifestations, degree of severity and frequency of disfluency and possible associated alterations, comparing the data to literature. METHODS: analysis of 194 medical records of individuals with fluency disorders at the Speech Language Pathology and Audiology Clinic at USP (Bauru Campus), through a protocol containing questions related to the items proposed in the objective. RESULTS: from the 194 medical records, 140 were male (72% of the sample) and 54 (28%) female; among the reported complaints, 68% (132 medical records) were about stuttering, 23% (n=45) regarding other fluency disorders (tachyphemia, motor speech disorders, etc) and others 9% (n=17) had associated complaints (vocal alterations, oral and/or written language and speech). With regard to family history, 57% (n=110) had more than one relative in their family with speech and/or language alterations. The manifestations of disfluency cited in 54% of the medical records (n=105) from subjects diagnosed with stuttering were blocks, repetitions and prolongations. A history of language retardation was ascertained in cases of stuttering in 31% of the cases (60 medical records), which, together with the other symptoms described in literature, should be taken into consideration when carrying out an early diagnosis. CONCLUSION: based on the found data, we concluded that the studied population is characterized for showing the following: the beginning of the first symptoms between 1 and 5-year old, greater involvement of males, a positive family history and late speech and language; , disfluency manifestation found were repetition of syllables, block, block accompanied by extensions and hesitations.
  • Análise de erros ortográficos em diferentes problemas de aprendizagem Artigos Originais

    Zorzi, Jaime Luiz; Ciasca, Sylvia Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: descrever achados ortográficos em problemas de aprendizagem, verificar se os erros produzidos são aqueles encontrados na aprendizagem normal e analisar se predominam problemas de natureza ortográfica ou fonológica. MÉTODOS: examinou-se a escrita de 64 sujeitos avaliados pelo Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem do Departamento de Neurologia da UNICAMP, diagnosticados com algum problema de aprendizagem: Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (28); Dificuldades de Aprendizagem (13); Distúrbio de Aprendizagem (7); Dislexia (3); Distúrbios Associados (5) e Diagnóstico inconclusivo (9). As idades variaram entre 8;2 e 13;4 anos, média 10;6 anos. Foram incluídos sujeitos alfabetizados, sem rebaixamento intelectual. Os erros foram classificados em 11 categorias e quantificados para análise estatística. RESULTADOS: os erros correspondem àqueles observados em crianças sem queixa de aprendizagem. Os erros por Representações Múltiplas, Omissão de Letras e Oralidade, são respectivamente, os três tipos mais frequentes nos casos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dificuldades Escolares, Distúrbios Associados e Diagnóstico Desconhecido. No Distúrbio de Aprendizagem a sequência é de Representações Múltiplas, Omissão, Outras Alterações e Surdas-sonoras. Na dislexia observa-se a sequência de Representações Múltiplas, Oralidade, Omissão e Outras Alterações. Existe uma tendência geral de predomínio das alterações ortográficas, embora sem diferença significante em relação aos erros de natureza fonológica. CONCLUSÃO: os erros de natureza ortográfica são os mais frequentes em relação aos de natureza fonológica. Com tendência contrária, os erros visuo-espaciais têm baixa ocorrência em geral, o que mostra que a dificuldade de todos os grupos é fundamentalmente de origem linguística e não perceptual.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the orthographic findings in several types of learning problems, check if the types of produced mistakes are those found in the learning that is considered normal and analyze if orthographic or phonological nature problems prevail in each disorder. METHODS: the writing of 64 subjects was evaluated by the Laboratory of Learning Disabilities of the Neurology Department of UNICAMP and diagnosed as showing some type of learning problem. Deficit of Attention / Hyperactivity disorder (28); School Difficulties (13); Learning Disabilities (7); Dyslexia (3); Associated Disorders (5) and Inconclusive Diagnosis (9). The ages varied between 8;2 and 13;4 years, with a 10;6 year-old average. Only subjects in alphabetical writing level without any type of intellectual deficit were included. The found mistakes were classified in eleven categories and quantified for ends of statistical analysis. RESULTS: the spelling mistakes found in each problem type correspond to those observed in children without learning complaint. The spelling mistakes through Multiple Representations, Omission of letters and Orality, are respectively, the three most frequent types in the cases Deficit of Attention and Hyperactivity disorder, School Difficulties, Associated Disorders and Unknown Diagnosis. In the Disturbance of Learning the sequence is of Multiple Representations, Omission, Other Mistakes and Voiced/Unvoiced mistakes. In the dyslexia we note the sequence of Multiple Representations, Orality, Omission and Other Mistakes. There is a trend, in each problem type, to the prevalence of orthographic nature mistakes, although with no statistically significant difference in relation to the phonological nature mistakes. CONCLUSION: the orthographic nature mistakes are the most frequent, although, there is no significant difference, in each group, in relation to the phonological nature mistakes. With contrary trend, the visual-spatial mistakes have low occurrence in general, which shows that the difficulty concerning all groups has fundamentally a linguistic origin and not a perceptual.
  • O reconto de histórias em crianças do espectro autístico: um estudo preliminar Artigos Originais

    Lira, Juliana Onofre de; Tamanaha, Ana Carina; Perissinoto, Jacy; Osborn, Ellen

    Resumo em Português:

    RESUMO OBJETIVO: verificar a habilidade de crianças diagnosticadas como autistas ou com Síndrome de Asperger em recontar uma história. MÉTODOS: foram avaliados quatro meninos verbais, com idade entre cinco e dez anos, diagnosticados por equipe multidisciplinar com Autismo Infantil (2) e Síndrome de Asperger (2) e atendidos no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica - Transtornos Globais do Desenvolvimento - Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi utilizada a história "Urubu e as pombas", proposta por Golden revisada e adaptada por Antunes e col, que deveria ser reproduzida após a narrativa realizada pela avaliadora. A análise do desempenho lingüístico foi dividida em quantitativa através do número total de sentenças (nodos) reproduzidas (14 no total), e qualitativa pelo reconto dos temas centrais da história e a ocorrência de distorções (as alterações que podem ocorrer no reconto da história). RESULTADOS: foi verificado que o número de sentenças reproduzidas foi sete, em média. No entanto, é interessante notar que nem todos os nodos considerados tema central foram recontados. CONCLUSÃO: os resultados sugerem que a habilidade de memória textual evidenciada nos índices de reprodução das orações não foi suficiente para garantir compreensão da história, dada ausência de alguns nodos dos temas centrais no reconto realizado pelos sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the capacity of story retelling in children with PDD. METHODS: the sample consisted of four verbal boys, 5 to 10-year old, diagnosed in multidisciplinary team with PDD and attended in the Department of Speech Therapy of the Federal University of São Paulo. For analyzing the linguistic performance, we used the history "The crow and the doves", proposed by Golden, reviewed / adapted by Antunes et. al. This story should be individually reproduced by each child after researcher's narrative. The recount was analyzed in a quantitative way, through the number of reproduced units (14 in the total) correctly by each child. And in a qualitative way, through the observation of the recall of the central themes and presence of distortions. RESULTS: we verified that the number of reproduced items was 7 in average. However, it is interesting to note that nor all units considered central themes had been retold. None of the children made repetition and inversion. CONCLUSION: the results suggest that textual memory ability evidenced by story reproduction is not enough to assure comprehension, because some items are absent in thecentral themes retold by the subjects.
  • Articulación de fones en individuos clase esqueletal I,II y III

    Villanueva, Pía; Morán, Daniel; Loreto Lizana, Maria; Palomino, Hernán M

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: determinar los patrones de articulación de fones consonánticos en sujetos de habla española chilena clases I, II y III esqueletal; comparar las diferencias fonéticas que existan entre clases esqueletales. MÉTODOS: se seleccionaron 54 individuos que cumplían con los criterios de inclusión determinados mediante un examen clínico intraoral y a través del análisis de Ricketts, y se conformaron los grupos de estudio de pacientes clases esqueletales I, II y III. Se les realizó un examen fonoarticulatorio estandarizado para determinar los fones modificados y el patrón articulatorio compensatorio realizado. RESULTADOS: se observaron cambios en el punto de articulación de fones consonánticos en las tres clases esqueletales, con diferencias significativas en los grupos de fones anteriores y medios entre pacientes clases I y II, sólo en el grupo de los fones anteriores entre pacientes I y III. Entre pacientes clases II y III no se observaron diferencias significativas. Se reportan modificaciones y compensaciones cualitativamente distintas entre las clases esqueletales. CONCLUSIONES: en relación a pacientes clase I, los pacientes clase II o III, presentan distinto grado de modificación en el punto de articulación de fones consonánticos. Las diferencias observadas se relacionan con los patrones esqueletales propios de cada clase.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine the consonant phonemes articulation patterns in Chilean skeletal class I, II and III Spanish speakers and compare their phonetic differences. METHODS: fifty-four skeletal class I, II and III subjects were selected, based on intraoral clinical examination and Ricketts cephalometric analysis, constituting the study groups. A standardized phonoarticulatory test was applied to each patient to determine the modified phonemes and their compensatory patterns. RESULTS: the findings indicate changes in articulation in all three groups. Significant differences were found in anterior and medium phonemes between skeletal class I and II and only in the anterior phonemes between skeletal class I and III. There were no significant differences between II and III skeletal groups. Qualitatively different modifications and compensations between skeletal classes are reported. CONCLUSION: different degree of modification in consonant phonemes articulation is shown in class II and III patients when compared to class I skeletal subjects. These differences are related to the skeletal patterns.
  • Disfonia organofuncional e queixas de distúrbios alérgicos e/ou digestivos Artigos Originais

    Cielo, Carla Aparecida; Finger, Leila Susana; Roman-Niehues, Geise; Deuschle, Vanessa Panda; Siqueira, Márcia do Amaral

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a ocorrência de queixas de distúrbios alérgicos e/ou digestivos em pacientes com disfonia organofuncional, atendidos no Setor de Voz de uma clínica-escola de Fonoaudiologia. MÉTODOS: este estudo caracteriza-se como estudo de série, retrospectivo e transversal. Realizou-se uma análise de 113 prontuários de pacientes com disfonia organofuncional que apresentavam queixas de distúrbios alérgicos e/ou digestivos, na faixa etária de cinco a 76 anos, sendo 41 do sexo masculino e 72 do feminino. O procedimento estatístico utilizado foi o Teste de Hipótese para Duas Proporções. RESULTADOS: houve significante frequência de queixas de distúrbios alérgicos e digestivos associados nos pacientes dos disfonia organofuncional; entre as queixas de distúrbios alérgicos, de distúrbios digestivos, e de ambas associadas, as queixas de distúrbios alérgicos foram significantemente mais frequentes nos pacientes com disfonia organofuncional. CONCLUSÃO: existe uma relação entre as queixas de distúrbios alérgicos e/ou digestivos e a disfonia, uma vez que esses são co-fatores para o estabelecimento da disfonia e da lesão laríngea. A alta freqüência de queixas de distúrbios alérgicos nos indivíduos com disfonia organofuncional, no presente estudo, pode ter relação com o clima do sul do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the occurrence of the complains of allergic and digestive disturbance in patients with organic-functional dysphonia that were attended in Speech and Language Therapist School Clinic. METHODS: this study is a sequence, retrospective, transverse study. We have done an analysis of 113 patients' medical records with organic-functional dysphonia that had complains of allergic and/or digestive disturbance, from 05 to 76-years-old, 41 male and 72 female. The hypothesis test for 2 proportions was used for the statistic analysis of data. RESULTS: there was a significant relationship of complains on associated allergic and digestive disturbance in patients with organic-functional dysphonia among the complains of allergic disturbance, digestive disturbance, and of both associated, the ones of allergic disturbance were significantly more frequent in patients with Organic-functional dysphonia. CONCLUSION: there is a relationship among the complains of allergic and/or digestive disturbance and the Organic-functional dysphonia, once that they are co-factors for causing dysphonia and larynx lesions. The high frequency concerning complaints of allergic disturbances in people with organic-functional dysphonia in this study can be linked with the weather in the south of Brazil.
  • Relação entre voz e qualidade de vida em professores universitários Artigos Originais

    Servilha, Emilse Aparecida Merlin; Roccon, Priscila de França

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar o impacto da voz na qualidade de vida de professores e comparar seus resultados com a avaliação fonoaudiológica. MÉTODOS: participaram 21 professores universitários, 77% mulheres e 23% homens, com idade média de 48 anos, que preencheram o protocolo Qualidade de Vida e Voz (QVV), e foram filmados para a avaliação fonoaudiológica nos aspectos corporais e vocais. RESULTADOS: os docentes classificaram suas vozes como boas (42,85%), razoáveis (38,09%) e muito boa e ruim, igualmente (9,52%). O Domínio Físico apresentou escore médio de 78,18, e destaque para a dificuldade em falar alto ou ser ouvido em ambientes ruidosos e ter problemas no trabalho ou desenvolver a profissão por causa da voz. No Domínio Sócio-Emocional o escore médio foi 88,98 e mostrou ansiedade ou frustração por causa da voz. O Domínio Global teve média de 82,61. Na avaliação fonoaudiológica constataram-se mais vozes adaptadas (61,90%) que alteradas (38,09%), estas apresentando restrição na projeção e modulação ou rouquidão. A comparação entre a auto avaliação vocal, avaliação fonoaudiológica e qualidade de vida mostrou mais consenso que divergências. CONCLUSÃO: conclui-se que o impacto da voz sobre a qualidade de vida foi baixo e que houve coerência entre os resultados do QVV e a avaliação fonoaudiológica, indicando percepção apropriada dos docentes em relação à própria voz. O QVV mostrou ter valor preditivo na relação voz e qualidade de vida e pode ser indicado como um instrumento valioso quando utilizado juntamente com outras estratégias de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the voice impact on life quality of teachers and compare results with the Speech-Language evaluation. Methods: 21 university teachers took part, 77% women and 23% men, with mean age of 48 years, who filled in the Quality of Life and Voice Protocol (QLV), and were shot for the Speech-Language evaluation in the body and vocal aspects. RESULTS: the docents classified their voices as good (42.85%), reasonable (38.09%) and very good and bad, equally (9.52%). The Physical Domain showed average score: 78.18, highlighting the difficulty of speaking loud or being listened in noisy environments, problems at work or to develop career because of voice. In the Social-Emotional Domain the average score was 88.98 and showed anxiety or frustration due to voice. The Global Domain had an average of 82.61. In the Speech-Language evaluation more adapted (61.90%) than altered (38.09%) voices were noted, with these last ones showing restriction in projection and modulation or hoarseness. The comparison among vocal self-evaluation, Speech-Language evaluation and life quality showed more consensus than divergences. CONCLUSION: it is concluded that the voice impact on the life quality was low and there was consistency between QLV results and Speech-Language evaluation, indicating appropriate perception from the docents of their own voices. The QLV showed predictive value in the relation between voice and life quality and can be indicated as a valuable instrument when utilized along with other research strategies.
  • Vivência de voz com profissionais de um hospital: relato de experiência Artigos Originais

    Penteado, Regina Zanella; Stenico, Edileine; Ferrador, Fernanda Arancibia; Anselmo, Neusa Cristina; Silva, Pamela Cristina da; Pereira, Priscila Fabiana Agostinho; Galdino, Rose Mary Queiroz; Bragion, Tânia Alessandra de Almeida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: apresentar o relato de experiência de um grupo de Vivência de Voz realizado por fonoaudiólogos com profissionais e trabalhadores de um hospital. MÉTODOS: análise retrospectiva do processo de um Grupo de Vivência de Voz realizado com 20 profissionais de um hospital do interior de São Paulo, com foco analítico nos objetivos e atividades realizadas. RESULTADOS: foram contemplados os seguintes temas e objetivos: percepções dos sujeitos acerca da própria voz; uso profissional da voz e contextos e condições de trabalho; aquecimento vocal; impactos da voz/fala/comunicação/linguagem e da expressividade nas relações profissionais; possibilidades de mudanças. As ações educativas, contextualizadas nas condições, ambiente e organização do trabalho, possibilitaram gerar espaços de descobertas e de construção coletiva do conhecimento acerca do processo de trabalho no hospital e o grupo se mostrou como espaço social importante e efetivo para a sensibilização dos profissionais e trabalhadores do hospital em relação à voz/saúde vocal e aos seus impactos nas interações e nos processos comunicativos implicados no trabalho em saúde. CONCLUSÃO: afirma-se a importância da Fonoaudiologia na promoção de ambientes saudáveis e de processos comunicativos favoráveis à humanização das relações e melhoria do acesso e qualidade no acolhimento e atendimento em saúde.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to submit a report on the experience of a group of Voice carried through by speech-language-pathologists with professionals and workers of a hospital. METHODS: a retrospective analysis of the process of a Group of Voice carried through with 20 professionals of a hospital of a São Paulo city, with an analytical focus in the accomplished objectives and activities. RESULTS: the following themes and objectives were contemplated: perceptions of subjects concerning their own voice; the professional use of voice and work contexts and conditions; vocal warming-up; impacts of voice/speech/communication/language and expressivity in professional relations; possibilities of changes. The educative actions, contextualized in the given conditions, environment and work organization allow us to generate spaces for discoveries and collective construction of knowledge concerning the work process in the hospital; and the group showed being an important and effective social space for sensitize professionals and workers of the hospital regarding voice/vocal health and their impacts in the interactions and communicative processes inherent to the work in the health area. CONCLUSION: the work point out how important is speech-language-pathology for promoting healthful environments and communicative processes favorable to humanizing the relations and improving the access and quality in health care and assistance.
  • Análise perceptivo-auditiva de parâmetros vocais em cantores da noite do estilo musical brega da cidade do Recife Artigos Originais

    Silva, Elthon Gomes Fernandes da; Luna, Carmem Lúcia Cerqueira de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar de forma perceptivo-auditiva a voz dos cantores da noite do estilo musical Brega da cidade do Recife. MÉTODOS: pesquisa realizada na clínica-escola do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco e na emissora de TV Rede Estação canal 14, ambos localizados na cidade do Recife. Trata-se de estudo observacional, transversal e descritivo. Com anuência de 13 cantores, maiores de 18 anos, houve gravação da voz falada na emissão sustentada de vogais e durante a música "parabéns pra você"; na voz cantada realizou-se a gravação de trecho de música pertencente ao repertório do cantor. RESULTADOS: tempos de fonação reduzidos; modificações no pitch e loudness, comparando voz falada e cantada, ambos passando de adequados para, respectivamente, agudo e elevada; mudanças na ressonância, que era laringofaríngea e tornou-se equilibrada com compensação nasal. Houve manutenção do ataque vocal brusco; mudança do registro modal misto na voz habitual para o modal cabeça na voz profissional; predominância da qualidade vocal clara na voz falada e padrões adequados para modulação, projeção e articulação na voz cantada. CONCLUSÃO: os cantores da noite do estilo musical Brega da cidade do Recife apresentaram tempos de fonação reduzidos e tiveram, da voz falada para a voz cantada, mudanças no pitch, loudness e ressonância e manutenção das características vocais para ataque e registro. A qualidade vocal clara na voz falada foi predominante, assim como a modulação adequada, boa projeção e articulação precisa estavam entre os padrões vocais mais frequentes na voz cantada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the perceptual form concerning the voice of the singers from kitschy musical style in Recife. METHODS: clinical research was carried out in the clinic-school of Speech, Language and Hearing Sciences course in the Federal University of Pernambuco and Network TV Station channel 14, both located in the city of Recife. This is an observational, transversal and descriptive study. With consent of 13 singers, above 18-year old, there was recording of the spoken voice while speaking vowel as well during the song "happy birthday"; as for singing voice, there was recording through songs from singer's repertory. RESULTS: times of speech reduced; pitch and loudness modifications, comparing spoken and singing voice, both were adequate but changed into sharp and high, respectively; changes in resonance, of laryngeal-pharyngeal type to balanced with nasal compensation. There was maintenance of the brusque vocal attack; change of the mixed modal register in habitual voice to head modal in professional voice; clear vocal quality predominance in spoken voice and patterns adequate to modulation, projection and articulation in singing. CONCLUSION: the singers from kitschy musical style in Recife had reduced maximum phonation time and had, in the speech voice to singing voice, changes in pitch, loudness and resonance and maintenance of vocal characteristics for attack and recording. A clear voice quality in speech voice was predominant and the appropriate modulation, good projection and good articulation were among the most frequent patterns in singing voice.
  • Emissões otoacústicas produto de distorção em normo ouvintes e em perdas auditivas neurossensoriais leve e moderada com os protocolos 65/55 dB NPS E 70/70 dB NPS Artigos Originais

    Kós, Maria Isabel; Almeida, Kátia de; Frota, Silvana; Hoshino, Ana Cristina Hiromi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: estudar comparativamente as amplitudes das emissões otoacústicas produto de distorção em indivíduos normo ouvintes, com perdas auditivas de graus leve e moderado. MÉTODOS: a amostra compôs-se de 41 indivíduos na faixa etária de 18 a 45 anos, sendo 25 do sexo feminino e 16 do sexo masculino. Foram realizadas audiometrias tonal e vocal para classificar os grupos conforme perfil audiométrico; imitanciometria para avaliar as condições da orelha média; e emissões otoacústicas produto de distorção, utilizando os protocolos L1 = 65 dB NPS e L2 = 55 dB NPS e L1=L2= 70 dB NPS. No total, foram analisadas 63 orelhas (32 orelhas direitas e 31 orelhas esquerdas). Os indivíduos selecionados foram distribuídos em três grupos distintos, sendo o primeiro grupo (G1) composto de 21 orelhas com audiometria tonal com limiares dentro da normalidade (grupo controle); o segundo grupo (G2) composto de 21 orelhas com perdas auditivas neurossensoriais de grau leve; e o terceiro grupo (G3) composto por 21 orelhas com perdas auditivas neurossensoriais de grau moderado. Os dados audiométricos foram comparados com os resultados das Emissões Otoacústicas Produto de Distorção (DPOAE). RESULTADOS: encontrou-se diminuição e ausência das amplitudes no grupo com perda auditiva de grau leve (G2) e ausência de respostas no grupo com perda auditiva de grau moderado (G3) em ambos os protocolos. CONCLUSÃO: com relação ao grau da perda auditiva, pode-se concluir que quanto maior a perda auditiva, menor o aumento da amplitude das EOAPD.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to comparatively study the amplitudes of otoacoustic emission distortion product in normal hearing with mild and moderate sensorineural hearing loss. METHODS: forty-one adults, 25 female and 16 male ranging from 18 to 25 years old took part in the study. Pure tone and speech audiometry were performed in order to separate the groups, according to their audiometric profile, impedance audiometries were performed in order to evaluate the middle ear conditions and distortion product otoacoustic emission were using T1 (L1 = 65dBSPL and L2 = 55dBNSPL) and T2 (L1=L2=7-dBSPL) protocols. Sixty-three ears were examined (32 right ear and 31 left ear). Selected subjects were distributed into three groups: G1 including 21 subjects with normal pure tone and speech audiometry (control group), G2 including 21 subjects with mild sensorineural hearing losses and G3 including 21 subjects with moderate sensorineural hearing impaired. The results of pure tone and speech audiometry were compared with the results of DPOAE. RESULTS: there is evidence of reduced amplitude or absence of response in the group with mild hearing loss (G2) and absence of response in the group with moderate hearing loss (G3). CONCLUSION: these findings suggest that the amplitudes of DPOAE decreased in agreement with the increase hearing loss level.
  • Estudo comparativo da classificação do grau de perda auditiva em idosos institucionalizados Artigos Originais

    Kano, Cristhiane Emy; Mezzena, Lais Heloisa; Guida, Heraldo Lorena

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar os resultados audiológicos de idosos institucionalizados, levando-se em consideração duas classificações distintas. MÉTODOS: foram avaliados 40 idosos de ambos os sexos, com faixa etária superior a 60 anos. Após levantar a história clínica audiológica e de realizar otoscopia, foram obtidos os limares tonais (via aérea e via óssea) dos indivíduos, com o uso de audiômetro Eymasa, dentro de cabina acústica. RESULTADOS: demonstraram que a classificação proposta pela Recomendação 02/1 do Bureau International d'Audio Phonologie, foi mais sensível quanto a caracterização da perda auditiva na população idosa. CONCLUSÃO: a classificação utilizada pela Recomentação 02/1 é a que melhor representa o grau de perda auditiva nesta população, uma vez que leva em consideração além das freqüências da fala (500, 1k e 2kHz), a freqüência de 4 kHz para o cálculo da média.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the audiological results for institutionalized elderly, taking into consideration two distinct classifications. METHODS: we evaluated 40 elderly of both genders, over 60-year-old, after assessing the clinical history and conduct of audiological otoscopy, we obtained the pure tone (via air and bone) of the individuals, by using the audiometer Eymasa within an acoustic cabin. RESULTS: the classification used by Recommendation 02/1 of Bureau International d'Audio Phonologie, was more sensitive about hearing loss characterization in the elderly population. CONCLUSION: the classification used by Recommendation 02/1, is the one that better represents hearing loss degree in this population, since it takes in consideration in addition to the speech frequencies (500, 1k and 2kHz), the frequency of 4kHz for calculating the mean value.
  • Triagem auditiva neonatal: um estudo na cidade de Curitiba - PR Artigos Originais

    Stumpf, Candice Cristina; Gambini, Caroline; Jacob-Corteletti, Lílian Cássia Bórnia; Roggia, Simone Mariotto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a prática de Triagem Auditiva Neonatal na cidade de Curitiba-PR. MÉTODOS: inicialmente foi realizado um levantamento do número de maternidades e/ou hospitais com maternidades existentes na cidade de Curitiba, mediante a consulta no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Constatou-se a existência de um total de 59 hospitais cadastrados, sendo que três destes são maternidades e 18 são hospitais com maternidade. A partir do levantamento feito, foi estabelecido um contato com o profissional responsável por cada uma das instituições, sendo questionado quanto à existência de um programa de Triagem Auditiva Neonatal e para aqueles que o apresentavam foi entregue um questionário a fim de obter informações a respeito do referido serviço. RESULTADOS: constatou-se que apenas 23,8% das maternidades realizam Triagem Auditiva Neonatal, sendo que destas, 20% é universal para neonatos a termo e 80% universal para neonatos de alto risco. A triagem em todos os serviços é realizada com Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente. CONCLUSÃO: mediante o estudo realizado verificou-se que a lei número 14588 - 22/12/2004 não está sendo rigorosamente cumprida. Apesar da demanda aliada à importância da detecção precoce, a Triagem Auditiva Neonatal não é realizada em todas as maternidades existentes e mesmo naquelas nas quais há um fonoaudiólogo e a triagem auditiva é realizada, esta não é universal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the practice of newborn hearing screening in Curitiba-PR. METHODS: a survey was initially conducted to check the number of existing maternities and hospitals with maternities included in the National Register of Health's Establishments. We found that 59 hospitals were registered; three are maternities and 18 are hospitals that include a maternity. We asked each of the professionals in charge for the institution if some kind of newborn hearing screening was conducted and, for those who had the service, a questionnaire was given in order to collect information on the program. RESULTS: we found that 23.8% of the institutions perform newborn hearing screening. In 20% of them, this service is universal for full term babies, while in 80% of them it is available for premature/high risk babies. All of the services use Transient Evoked Otoacoustic Emissions (TEOAE). CONCLUSION: we concluded that the Brazilian law number 14588 - 22/12/2004 is not being followed. Despite of the need and the importance for early detection of hearing loss, hearing screening is not accomplished in all maternities. In places where such screening takes place, it is not universal.
  • Suspeita da perda auditiva por familiares Artigos Originais

    Monteiro, Claudete Ferreira de Souza; Caldas, Janaína Mendes de Sousa; Leão, Nilena Carla Monteiro Araújo Arêa; Soares, Marina Rocha

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: caracterizar e analisar a suspeita de perda auditiva, por parte de familiares, em crianças assistidas na Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (APADA) em Teresina-PI. MÉTODOS: estudo descritivo realizado na APADA no período de setembro a outubro de 2006, com aplicação de formulários para 14 mães e/ou responsáveis para levantamento das variáveis: identificar o familiar que suspeitou da perda auditiva na criança; o motivo que levou a suspeita; a idade da criança quando da detecção pelo familiar; a atitude da família após a descoberta da perda auditiva; a idade da criança quando ocorreu procura profissional e a orientação recebida; o tempo entre a suspeita da perda auditiva, por parte do familiar, e a confirmação profissional de diagnóstico. RESULTADOS: os dados apontam que 86% da suspeita foi percebido pelas mães. O motivo da suspeita foi pela não reação ao som por parte da criança (71%). 36% dos familiares perceberam o problema na idade de 7 a 12 meses. 79% tiveram como primeira atitude procurar o médico, 36% procuraram o profissional da saúde com até um ano de idade, 29% receberam a orientação do profissional para o uso do aparelho auditivo e tiveram a confirmação da perda auditiva de 7 meses a 1 ano de idade ou após os 4 anos. CONCLUSÃO: o diagnóstico da perda auditiva foi tardio frente a suspeita por parte dos familiares e dos profissionais de saúde e não estiveram relacionadas com os programas da triagem auditiva neonatal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze and characterize children suspected by the family of hearing loss attended at Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (APADA) in Teresina, PI. METHODS: a descriptive study was carried out at PFHIA from September to October 2006. Form were filled out by 14 mothers and/or the responsible adult to find the following variables: identify the family member who suspected hearing loss in the child; the reason which led to the suspicion; the age of the child when hearing loss was detected by the family member; the attitude of the family after discovering the hearing loss; the age of the child when professional help was obtained and the orientation received; the time lapse from suspicion of hearing loss by the family to professional confirmation. RESULTS: the data shows that hearing loss was suspected by the mothers in 86%. The reason for the suspicion was no reaction to sound from the child (71%). 36% of the families noticed the problem at the age of 7 to 12 months, 79% looked for medical help as their first attitude, 36% looked for a health professional before 1 year of age, 29% received the health orientation to use hearing aids and had the confirmation of hearing loss from 7 months to 1 year of age or after the age of 4. CONCLUSION: the diagnosis of hearing loss was late and discovered by members of the family and health professionals and was not related to newborn hearing screening programs.
  • Perfil audiológico do usuário implante coclear e aparelho de amplificação sonora individual na orelha contralateral: resultados preliminares Artigos Originais

    Yamaguchi, Cíntia Tizue; Goffi-Gomez, Maria Valéria Schmidt

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: conhecer o perfil residual audiológico dos usuários e não usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) contralateral ao Implante Coclear (IC) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). MÉTODOS: foram avaliados 18 pacientes adultos, pós-linguais que preencheram os critérios estipulados, respondendo à pergunta "Você usa ou já usou AASI na orelha contralateral ao IC. Foi realizada a análise de média tonal liminar dos 18 pacientes. RESULTADOS: os pacientes do Grupo de Implante Coclear da Divisão de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que não usam AASI contralateral ao IC, têm perfil residual audiológico médio de 122.5 dB. Os pacientes que se beneficiam do uso de AASI associado ao IC tem perfil residual audiológico médio de 101.25 dB. CONCLUSÃO: os pacientes não usuários de AASI contralateral têm audição residual significativamente pior do ponto de vista clínico que os pacientes que usam AASI contralateral associado ao IC na Divisão de Otorrinolaringologia do HCFMUSP.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to know the audiologic profile of users and non-users of HA contralateral to the CI in at HCFMUSP METHODS: Eighteen adult, post-lingual patients were evaluated, who met the settled criteria, answering the question "Do you use or have used HA in a contralateral ear of a CI. The analysis of tonal point mean was conducted in 18 patients. RESULTS: the patients of the Coclear Implant Group of the Division of Otolaryngology, School of Medicine of the University of Sâo Paulo, who do not use HA contralateral to the CI, have residual profile in average of 122.5 dB. The patients who benefit from the use of HA associated with the CI have residual profile in an average of 101.25 dB. CONCLUSION: nonusers of contralateral HA have residual hearing clinic, significantly worse than the patients who use contralateral HA associated with CI in the Division of Otolaryngology, HCFMUSP.
  • Disfagia orofaríngea em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica: revisão sistemática Revision Articles

    O'Kane, Lisa; Groher, Michael

    Resumo em Português:

    TEMA: disfagia orofaríngea em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. OBJETIVO: pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) podem ser vulneráveis à insuficiência respiratória que pode levar ao distúrbio de deglutição. Uma análise sistemática foi conduzida para investigar a relação entre a doença pulmonar obstrutiva crônica e a disfagia orofaríngea. Quarenta e sete artigos foram encontrados relativos à doença pulmonar obstrutiva crônica e disfagia. Cada artigo foi classificado utilizando metodologia baseada em evidências. Apenas 07 artigos dos 47 abordaram distúrbios de deglutição orofaríngea em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Esta revisão encontrou poucos estudos que documentaram a relação entre os transtornos de deglutição orofaríngea e a doença pulmonar obstrutiva crônica. Não foram realizadas triagens de controle randomizadas. CONCLUSÃO: embora a prova não seja conclusiva, parece que os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica são propensas à disfagia orofaríngea durante exacerbações. Futuros estudos são necessários para documentar a prevalência de disfagia orofaríngea em grupos homogêneos de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, e para avaliar a relação entre respiração e deglutição, utilizando medidas simultâneas de biomecânica de deglutição e função respiratória. Estas investigações conduzirão a uma melhor compreensão das características e fatores de risco do desenvolvimento de disfagia orofaríngea em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: oropharyngeal dysphagia in patients with chronic obstructive pulmonary disease. PURPOSE: patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) can be vulnerable to respiratory incompetence that may lead to swallowing impairment. A systematic review was conducted to investigate the relationship between Chronic Obstructive Pulmonary Disease and oropharyngeal dysphagia. Forty-seven articles were retrieved relating to Chronic Obstructive Pulmonary Disease and dysphagia. Each article was graded using evidence-based methodology. Only 7 articles out of the 47 addressed oropharyngeal swallowing disorders in patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease. This review found few studies that documented the relationship between oropharyngeal swallowing disorders and Chronic Obstructive Pulmonary Disease. There were no randomized control trials. CONCLUSION: although the evidence is not strong, it appears that patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease are prone to oropharyngeal dysphagia during exacerbations. Future studies are needed to document the prevalence of oropharyngeal dysphagia in homogeneous groups of patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease, and to assess the relationship between respiration and swallowing using simultaneous measures of swallowing biomechanics and respiratory function. These investigations will lead to a better understanding of the characteristics and risk factors of developing oropharyngeal dypshagia in patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease.
  • Síndrome da apneia e hipoapneia obstrutiva do sono e o enfoque fonoaudiológico: revisão de literatura Artigos De Revisão

    Landa, Priscila Goretti de; Suzuki, Heloisa Sawada

    Resumo em Português:

    TEMA: Síndrome da Apneia e Hipoapneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é considerada um transtorno respiratório do sono, que afeta a população geral, com sintomas noturnos e diurnos que causam grande impacto na qualidade de vida do portador da síndrome. O interesse por tal patologia intensificou a partir do final dos anos de 1970 e recentemente vislumbra-se a fonoterapia como uma das alternativas para o tratamento da SAHOS. OBJETIVO: analisar as principais causas da síndrome da apneia e hipoapneia obstrutiva do sono e correlacioná-las ao trabalho fonoaudiológico. CONCLUSÃO: as causas mais encontradas relacionadas ao quadro da síndrome da apneia e hipoapneia obstrutiva do sono foram: redução da tonicidade do músculo genioglosso, comprimento excessivo de palato mole e úvula, obesidade, retrognatia e a prevalência em indivíduos do sexo masculino. O tratamento fonoaudiológico direcionado a estes indivíduos, seja ela em qual grau apresentar-se, proporciona uma melhora significativa do quadro, uma vez que o foco é a adequação da tonicidade e a mobilidade da musculatura orofacial.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Sleep Obstructive Apnea-hypoapnea Syndromeis is considered a breath sleeping disorder that affects people in general, with its night and day symptoms which causes a great impact on life quality of the syndrome carrier. The concern on such pathology increased at the end of the 70's and nowadays spech therapy is seen as one of the possible treatments for SOAHS. PURPOSE: to analyze the main causes of sleep obstructive apnea-hypoapnea and to correlate them with the phonoaudiological work, since that this acts on the phonoarticulate organs, mainly rehabilitating the soft parts of the oropharynx musculature. CONCLUSION: the most recurrent causes related to sleep obstructive apnea-hypoapnea syndrome are: tonicity reduction of genioglossus muscle, too long soft palate and uvula, obesity, retruded, drug addiction and major prevalence in male sex are the most frequent causes related to Sleep Obstructive Sleep Apnea-Hypoapnea. The phonoaudiological treatment given to the patients, no matter what is the level of their problem, makes them feel better since that the focus is tonicity adequacy and orofacial musculature mobility.
  • Os caminhos da fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde - SUS Artigos De Revisão

    Moreira, Mirna Dorneles; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    TEMA: os caminhos da Fonoaudiologia no Sistema Único da Saúde - SUS. OBJETIVO: realizar um breve relato da evolução das questões de saúde no Brasil e da evolução do serviço de Fonoaudiologia no Sistema Público além de realizar uma breve análise sobre a importância de pesquisas nesta área. CONCLUSÃO: o serviço de Fonoaudiologia vem apresentando avanços significativos no Sistema Único de Saúde. Desde sua inserção no SUS, entre as décadas de 70 e 80, muitos conceitos e práticas têm sido reavaliados. No entanto, é preciso que se tenha conhecimento desta caminhada para que seja possível fazê-la avançar cada vez mais. Acredita-se que este serviço merece importante atenção das ações de saúde pública e que são necessárias evidências científicas que comprovem a importância deste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the ways of the speech-language therapy in the Unique System of Health - SUS. PURPOSE: to accomplish a brief report about the health questions evolution in Brazil and speech-language therapy service evolution in the Public System, in addition to carry through a quick analysis on the concern of research in this area. CONCLUSION: speech-language therapy service has been presenting significant advances in the Unique System of Health. Since its insertion in SUS, between the decades of 70 and 80, many conceptions and practices have been reevaluated. However, it is necessary to have acquaintance on this step so that we can make it to advance each time more. We believe that this service deserves important attention from the actions of public health and that scientific evidences are necessary in order to prove the significance of this work.
  • Fonoaudiologia e saúde do trabalhador: vigilância é informação para a ação! Artigos De Revisão

    Santana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa de; Brandão, Kristhine Keila Calheiros Paiva; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Chiari, Brasília Maria

    Resumo em Português:

    TEMA: Fonoaudiologia e Saúde do Trabalhador. OBJETIVO: apresentar uma revisão de conceitos, concepções e histórico ligados à Vigilância em Saúde do Trabalhador em seu sentido amplo, abrangendo as vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, referindo a importância da utilização de tais aspectos na prática da Fonoaudiologia. CONCLUSÃO: considerando-se que a Vigilância em Saúde do Trabalhador pauta-se nos princípios do Sistema Único de Saúde, é necessário que o fonoaudiólogo incorpore as estruturas de vigilâncias à sua prática, identificando e modificando os riscos provenientes das atividades ocupacionais. Assim, a vigilância tem que ter caráter antecipatório, possibilitando o fornecimento de informações importantes para o planejamento de ações, garantindo a qualidade da assistência à saúde da população de trabalhadores.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Speech, language and hearing sciences and worker health. PURPOSE: to present a revision of concepts, conceptions and history linked to the vigilance in Employee's Health, in its broad meaning, comprising epidemiologic, environmental and sanitary vigilances, referring to the importance regarding the use of such concepts in the practice of Speech Therapy. CONCLUSION: considering that the Vigilance in Employee's Health follows the guidelines of the Unique Health System (SUS), the speech therapist is required to adopt such guidelines in practice, identifying and modifying the risks originating from these occupational activities. Thus, the vigilance has to anticipate, allowing the provision of vital information for the course of actions, assuring the quality of health assistance to the population of employees.
  • Achados audiológicos e linguagem em gêmeas regurgitadoras Relatos De Caso

    Andrade, Diogo Henrique Lira de; Pedruzzi, Cristiane Monteiro; Soares, Ilka do Amaral; Azevedo, Marisa Frasson de; Camboim, Elizângela Dias

    Resumo em Português:

    TEMA: achados audiológicos e linguagem em gêmeas regurgitadoras. PROCEDIMENTOS: o estudo consiste no relato dos achados audiológicos e do desenvolvimento da linguagem de duas crianças, irmãs gêmeas regurgitadoras. Para isso, foram realizadas as seguintes etapas: coleta dos dados nos prontuários, relatórios das pacientes e coleta de informações com os familiares. Nos prontuários, além dos achados audiológicos e de linguagem, foi relatado também o tipo de abordagem terapêutica utilizada e os objetivos dos planejamentos diários que nortearam as sessões. RESULTADOS: as crianças apresentaram ausência das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente e produto de distorção, e potencial evocado auditivo de tronco encefálico via aérea e via óssea com limiar eletrofisiológico em 30 e 35dBNA bilateralmente, tendo sido sugerido no laudo perda auditiva de grau leve. No acompanhamento apresentaram episódios de otite média secretora, confirmada pela avaliação otorrinolaringológica, e curvas timpanométricas do tipo B e C. As crianças iniciaram a terapia fonoaudiológica aos 10 meses de idade. Foram realizadas 32 sessões terapêuticas para o sujeito A.B. e 28 para o sujeito A.E., no período de 11 meses, nas quais as crianças demonstraram evolução, apresentando produções esperadas para a fase linguística do desenvolvimento da linguagem, porém não eram compatíveis com a idade observada na literatura estudada. CONCLUSÃO: as duas crianças com refluxo gastroesofágico apresentaram perda condutiva, audição flutuante nos primeiros dois anos de vida e atraso no desenvolvimento da linguagem. Apesar de suas produções apresentarem atraso, foi possível observar significativa evolução das crianças em relação à aquisição de linguagem dentro do processo terapêutico.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: audiological findings and language in regurgitating twin. PROCEDURES: the study consists of the report concerning the Audiology findings and the speech development in regurgitating twin sisters. The following steps were accomplished for this study: gathering data in medical registers, patient medical reports and gathering family history. In the data medical registers, beyond the Audiology speech findings, we also found a boarding type of used therapeutic approach and the daily objective planning that guided the sessions. RESULTS: children showed absence of otoacoustic emissions caused by transient stimulation, distortion product, and evoked hearing potential of the brain stem by air and by bone conduction with bilaterally electrophysiological threshold in 30 and 35dBNA, and a light degree hearing loss was suggested in the findings. In this follow-up, they had episodes of secretary otitis media, confirmed by the otolaryngology evaluation and tympanometric curves as for type B and C. Children initiated the speech therapy with ten-months age. Thirty-two therapeutical sessions were accomplished for subject A.B., 28 for subject A.E., in a period of eleven months, in which the children demonstrated improvements as for the language phase of the speech development, however they were not compatible with the age observed in studied literature. CONCLUSION: the two children with gastroesophageal reflux showed conductive loss, floating hearing in the first two years of life and delay in speech development. Although their productions show delay, it was possible to observe significant improvement of the children in relation to the therapeutical speech process.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br