Acessibilidade / Reportar erro

Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca1 Este trabalho é parte da Dissertação de Mestrado da primeira autora. Fonte Financiadora: CNPq.

Substrates and indol butyric acid on red dragon fruit of white pulp seedlings production

RESUMO

A pitaia é uma cactácea frutífera originária das florestas tropicais da América do Sul e Central. Produz frutos não convencionais muito apreciados, com grande potencial para diversificação do setor. É propagada preferencialmente por estaquia, proporcionando aumento na precocidade e uniformidade dos pomares. Com o intuito de maximizar a produção de mudas, objetivou-se avaliar diferentes concentrações de ácido indol-3-butírico (AIB) e de três tipos de substratos na produção de mudas de pitaia (Hylocereus undatus). O experimento foi conduzido em delineamento experimental em blocos casualizados, no esquema fatorial 5x3 (concentrações de AIB: 0, 1000, 2000, 3000 e 4000 mg L-1 x substratos: areia, areia + solo, solo), com três repetições. Após 120 dias avaliaram-se: número e comprimento de cladódios e a biomassa fresca e seca de raízes e parte aérea. Os resultados foram submetidos à análise de variância, as médias dos substratos agrupadas pelo teste de Scott-Knott e o efeito do AIB foi avaliado pela análise de regressão. Verificou-se efeito significativo da interação entre doses de AIB e tipos de substratos apenas para a variável número de cladódios. A imersão das estacas em solução com AIB resultou em diferenças significativas nas características fitotécnicas: número e comprimento dos cladódios, biomassa fresca das raízes e parte aérea. A significância dos substratos ocorreu para as variáveis biomassa fresca e seca das raízes. A faixa compreendida entre 1776,33 e 2299 mg L-1 de AIB proporciona maior crescimento de mudas de pitaia. O substrato areia promove maior enraizamento das mudas.

Palavras-chave:
Hylocereus undatus; propagação; estaquia; auxina

Universidade Federal de Viçosa Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000 Viçosa, Minas Gerais Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3612-2078 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: ceres@ufv.br