MacArthur (1988)Macarthur, J. B. (1988). An analysis of the content of corporate submissions on proposed accounting standards in the UK. Accounting and Business Research, 18(71),213-226.
|
Investigar se a submissão de comentários ao UK' ASB (28 propostas) tem relação com qualquer questão econômica (impacto nos números contábeis) ou política (hipótese dos custos políticos). |
Fogarty (1992)Fogarty, T. J. (1992). Financial accounting standard setting as an institutionalized action field: constraints, opportunities and dilemmas. Journal of Accounting and Public Policy, 11,331-355.
|
Analisar a existência e o processo operativo do FASB por meio da teoria institucional. |
Kenny e Larson (1993)Kenny, S. Y., & Larson, R. (1993). Lobbying behavior and the development of international accounting standards: the case of the IASC's joint venture project., European Accounting Review 2(3),531-554.
|
Investigar as atividades de lobbying ao Exposure Draft sobre joint venture. |
Meier, Alam, e Pearson (1993)Meier, H. H., Alam, P., & Pearson, M. A. (1993). Auditor lobbying for accounting standards: the case of banks and savings and loan associations., Accounting and Business Research 23(92),477-487.
|
Investigar o lobbying realizado pelas firmas de auditoria em sete propostas de normas com efeito sobre os bancos e sobre associação de crédito e empréstimos. |
Tutticci, Dustan, e Holmes (1994)Tutticci, I., Dunstan, K., & Holmes, S. (1994). Respondent lobbying in the Australian accounting standard-setting process: ED49 - a case study. Accounting, Auditing and Accountability Journal, 7(2),86-104 .
|
Entender o devido processo de emissão de normas do Australian Accounting Standard-setting. Para tanto, utilizam a análise de conteúdo do exposure drafts relacionada ao Ativo Intangível. |
Weetman, Davie, e Collins (1996)Weetman, P., Davie, E. S., & Collins, W. (1996). Lobbying on accounting issues: prepar/user imbalance in the case of the operating and financial review., Accounting, Auditing and Accountability Journal 9(1),59-76.
|
Procura responder as questões como: (a) As estratégias dos lobistas podem ser identificadas? (b) Quais as possíveis razões para não se apresentar comentários pelas empresas não lobistas? |
Tandy e Wilburn (1996)Tandy, P. R., & Wilburn, N. L. (1996). The academic community's participation in standard setting: submission of comment letters on SFAS nºs 1-117. Accounting Horizons, 10(3),92-111.
|
Investigar a participação da comunidade acadêmica no processo de emissão das normas, analisando as cartas submetidas aos Discussion Memorandums e Exposure Drafts para os SFAS 1 a 117. |
Larson (1997)Larson, R. K. (1997). Corporate lobbying of the international accounting standards committee. Journal of International Financial Management and Accounting, 8(3),175-203.
|
Investigar as características dos respondentes e analisar se existiam diferenças significativas entre as empresas lobistas e não lobistas no que se refere ao tamanho da empresa, país de origem do respondente (13 países) e mercado de negociação das ações (norte-americano). |
McLeay, Ordelheide, e Young (2000)Mcleay, S., Ordelheide, D., & Young, S. (2000). Constituent lobbying and its impact on the development of financial reporting regulations: evidence from Germany. Accounting, Organizations and Society, 25(1),79-98.
|
Examinar o impacto das atividades de lobbying na regulação contábil alemã, tendo em vista a posição dos preparadores, auditores e acadêmicos. |
Hill, Shelton, e Stevens (2002)Hill, N. T., Shelton, S. W., & Stevens, K. T. (2002). Corporate lobbying behavior on accounting for stock-based compensation: venue and format choices., Abacus 38(1),78-90.
|
Investigar as atividades de lobbying no processo de emissão da norma SFAS 123 - Contabilização dos Pagamentos Baseados em Ação. |
Larson (2002)Larson, R. K. (1997). Corporate lobbying of the international accounting standards committee. Journal of International Financial Management and Accounting, 8(3),175-203.
|
Estabelece, com base na teoria institucional, uma estrutura para avaliar se o Standing Interpretations Committee (SIC) tem sido efetivo e legítimo. |
Georgiou (2004)Georgiou, G., & Roberts, C. B. (2004). Corporate lobbying in the UK: an analysis of attitudes towards the ASB's 1995 deferred taxation proposals., The British Accounting Review 36(4),441-453.
|
Definir a estratégia de lobbying mais favorável, se mais cedo (formação da agenda de discussão do board) ou mais tarde (período de audiência pública da minuta de norma). |
Georgiou (2005)Georgiou, G. (2005). Investigating corporate management lobbying in the U.K. accounting standard-setting process: a multi-issue/multi-period approach., Abacus 41(3),323-347.
|
Capturar a tendência na estratégia de lobbying pelas empresas numa perspectiva de longo prazo, analisando uma série de eventos (emissão de várias normas) ao longo do tempo. |
Larson (2008)Larson, R. K. (2008). An examination of comment letters to the IASC: special purpose entities. Research in Accounting Regulation, 20,27-46.
|
Investigar se as pressões políticas ao invés das discussões eminentemente técnicas afetaram decisivamente a emissão do padrão contábil SIC 12, que trata da consolidação das empresas de propósitos específicos. Fundamenta-se na teoria institucional. |
Chatham, Larson, e Vietze (2010)Chatham, M. D., Larson, R. K., & Vietze, A. (2010). Issues affecting the development of an international accounting standard on financial instruments. Advances in Accounting, incorporating Advances in International Accounting, 26,97-107.
|
Analisar os comentários enviados ao discussion paper sobre instrumentos financeiros visando identificar os principais pontos da proposta, alinhado ao fato de que a União Europeia rejeitou a adoção integral do IAS 39, exigindo esforço adicional do IASB para reverter a situação. Fundamenta-se na teoria institucional. |
Georgiou (2010)Georgiou, G. (2010). The IASB standard-setting process: participation and perceptions of financial statement users. The British Accounting Review, 42,103-118.
|
Investigar a natureza e participação dos fundos de investimentos do Reino Unido nas audiências públicas realizadas pelo IASB no período de 2001 a 2006. |
Stenka e Taylor (2010)Stenka, R., & Taylor, P. (2010). Setting UK standards on the concept of control: an analysis of lobbying behavior., Accounting and Business Research 40(2),109-130.
|
Compreender a complexidade das atividades de lobbying no âmbito de quatro exposure drafts. Os lobistas são classificados em dois grupos: corporativos e não corporativos, e as análises são realizadas com o emprego da ANOVA e regressão univariada. |
Hansen (2011)Hansen, T. B. (20011). Lobbying of the IASB: an empirical investigation. Journal of International Accounting Research, 10(2),57-75.
|
Fornecer evidências de como o IASB gera seus padrões normativos na presença de lobistas com preferências distintas. Para tanto, utiliza-se das cartas comentários (629 cartas) de cinco audiências promovidas pelo IASB. |
Larson e Kenny (2011)Larson, R. K., & Kenny, S. Y. (2011). Journal of International Accounting, Auditing and Taxation, 20,1-19.
|
Investigar o comportamento do IASB quando da emissão das normas contábeis frente às doações financeiras voluntárias recebidas de seus constituintes. |
Bengtsson (2011)Bengtsson, E. (2011). Repoliticalization of accounting standard setting - the IASB, the EU and the global financial crisis. Critical Perspectives on Accounting, 22,567-580.
|
Utiliza a teoria institucional para investigar como o IASB, após a crise financeira mundial, respondeu às pressões políticas promovidas pela União Europeia como a observada em relação à norma de instrumentos financeiros. |
Koh (2011)Koh, W. C. (2011). What drives firms' decisions to lobby and determinants of their lobbying positions: evidence from firms' comment letter submissions during FASB's stock option expensing proposal in 2004. The International Journal of Accounting, 46,1-24.
|
Examinar as características das firmas quanto à decisão de se fazer ou não fazer lobbying. Para aquelas que submeteram opiniões sobre a norma de stock option do FASB, analisou se o lobbying foi a favor ou contra a norma em discussão. |
Giner e Arce (2012)Giner, B., & Arce, M. (2012). Lobbying on accounting standards: evidence from IFRS 2 on share-based payments. European Accounting Review, 21(4),655-691.
|
Analisar o comportamento dos lobistas, tendo por base a teoria institucional, e avaliar a influência destes sobre as decisões do IASB no que se refere à norma IFRS 2. |
Tavares, Anjo, Paulo, e Carter (2013)Tavares, M. F. N., Paulo, E., Anjos, L. C. M., & Carter, D. (2013). Contribuições ao exposure draft revenue from contracts with costumers: análise das opiniões das firmas sobre a obrigação de desempenho onerosa. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 18(2),14-27.
|
Investigar quais foram as opiniões mais frequentes submetidas ao IASB/FASB em relação ao Revised Exposure Draft Revenue from Contracts with Customers. |
Matos, Gonçalves, Niyama, e Marques (2013)Matos, E. B. S., Gonçalves, R. S., Niyama, J. K., & Marques, M. M., (2013). Convergência internacional: análise da relação entre o processo normativo e a composição dos membros do IASB. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(1),66-91.
|
Investigar se as normas que possuem maior nível de inconsistência com GAAPs locais foram alterados/aprovados de acordo com a participação geográfica do membro do conselho do IASB. |
Oliveira, Costa Júnior, e Silva (2013)Oliveira, N. A. L., Costa Júnior, J. V., & Silva, A. H. C. (2013). Regulação contábil no Brasil: uma análise dos processos de audiência pública do comitê de pronunciamentos contábeis (CPC) nos anos de 2007 a 2011., Advances in Scientific and Applied Accounting 6(1),49-65.
|
Analisar o processo de audiência pública do comitê de pronunciamentos contábeis (cpc) nos anos de 2007 a 2011, concluindo-se que o cpc concentrou seus esforços visando a uma maior convergência possível com as ifrs. |