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Estratégias de legitimação de eventos negativos: rompimento de barragem de mineração e disclosure

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de legitimação utilizadas no disclosure ambiental que visa neutralizar eventos negativos, tal como acidentes ambientais, contribuindo para identificar e conceitualizar as estratégias de legitimação relativas a eventos negativos e acidentes ambientais utilizadas em relatórios de sustentabilidade. O artigo questiona a confiabilidade dos relatórios de sustentabilidade elaborados por uma empresa referência num setor que é poluidor e gerador de impactos, constatando que esses podem ser manipulados estrategicamente de modo a servir mais aos interesses de legitimação e reparação de imagem de companhias, do que à divulgação clara e objetiva de informações. O artigo explora os mecanismos de reparação de imagem utilizados pela Samarco Mineração nos relatórios de sustentabilidade após a ocorrência do desastre ambiental de Mariana, visando a legitimação de uma das maiores mineradoras do país à época do acidente, e cujas consequências ainda se estendem anos após a sua ocorrência. Na pesquisa, adotou-se o paradigma interpretativista, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo textual dos relatórios de sustentabilidade e dos laudos de órgão governamental competente, mediante a técnica de pesquisa documental. Verificou-se que o disclosure ambiental publicado nos relatórios de sustentabilidade é manipulado retoricamente com quantidade massiva de informações positivas, que ofuscam e desviam a atenção do leitor de informações de natureza negativa e as neutralizam com argumentação defensiva e atenuante, evidenciando assim que seu conteúdo não está comprometido com a divulgação imparcial de informações.

Palavras-chave:
estratégias de legitimação; evidenciação ambiental; eventos negativos

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