Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Caros leitores:

É um grande prazer, em nome do grupo de editores da RC&F, apresentar a Edição 74, referente ao período de maio a agosto de 2017 da Revista Contabilidade & Finanças.

O Editorial foi desenvolvido por Maria João Major, sob o título O positivismo e a pesquisa ‘alternativa’ em Contabilidade. A autora desenvolve uma análise sobre a evolução da contabilidade e trata o impacto da abordagem positivista na área. Adicionalmente articula uma discussão sobre abordagens alternativas de pesquisa.

Além do editorial, a edição contém oito artigos teórico-empíricos:

Influência do board interlocking no gerenciamento de resultados, tendo como autores Paulo Roberto da Cunha e Marcio Roberto Piccoli, pesquisa a questão da participação de conselheiros em mais de uma empresa, sua consequente transmissão de conhecimentos e o impacto no gerenciamento de resultados.

Juliana Pinhata Sanches do Vale e Sílvio Hiroshi Nakao são os autores do artigo denominado Conservadorismo incondicional nas companhias abertas brasileiras e o contexto da neutralidade tributária, que aborda, numa perspectiva pós-adoção do IFRS, a redução da influência da legislação fiscal nas normas contábeis e a melhora na qualidade do reporte financeiro.

Uma análise da relação entre as dimensões da complexidade, organizacional e operacional, e a governança nas empresas listadas na BM&FBOVESPA, em que os fatores contingenciais podem influenciar as características organizacionais, é o que proporciona o artigo denominado Complexidade e governança corporativa: uma análise das empresas listadas na BM&FBOVESPA, que tem como autoras Renata Rouquayrol Assunção, Márcia Martins Mendes De Luca e Alessandra Carvalho de Vasconcelos.

O artigo Efeitos do comitê de auditoria e do conselho fiscal na qualidade da informação contábil no Brasil, de autoria de Vitor Gomes Baioco e José Elias Feres de Almeida, discorre sobre a relevância da informação contábil, da tempestividade e do conservadorismo condicional, associando-os aos comitês de auditoria e conselho fiscal no Brasil.

Silvia Consoni, Romualdo Douglas Colauto e Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima são autores do artigo denominado A divulgação voluntária e seu relacionamento com o gerenciamento de resultados contábeis: evidências no mercado de capitais brasileiro. O que chama a atenção no artigo é a perspectiva de que o disclosure voluntário pode reduzir o gerenciamento de resultados.

Identificar o nível de satisfação dos professores de contabilidade no Brasil é o desafio tratado no artigo denominado Satisfação dos professores de contabilidade no Brasil, tendo como autores Tamires Souza Araújo, José Gilberto Miranda e Janser Moura Pereira.

Marcelo dos Santos Guzella e Carlos Heitor Campani são os autores do artigo denominado Poder preditivo do desempenho de fundos brasileiros de ações a partir do R2 como medida do grau de seletividade. A análise foca o poder preditivo e mecanismos que proporcionem seu aperfeiçoamento.

O artigo intitulado Relações com investidores e assimetria informacional, tendo como autores Sandrielem da Silva Rodrigues e Fernando Caio Galdi, estuda empresas brasileiras com websites de RI classificados como mais informativos e analisa associação com seu bid-ask spread reduzido.

Em nome de todos os editores desejo leitura inspiradora e produtiva.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Aug 2017
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br