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Revista Contabilidade & Finanças, Volume: 35, Número: 95, Publicado: 2024
  • Incorporando agendas de sustentabilidade nas organizações: uma perspectiva de mensuração de desempenho e controle gerencial Editorial

    Grafton, Jennifer
  • Avaliação do comportamento dos bancos brasileiros em transações de fusão e aquisição Artigo Original

    Angeli, Allan Pétris; Rebehy, Perla Calil Pongeluppe Wadhy; Salgado Junior, Alexandre Pereira; Sardelari Júnior, José Roberto; Bonaretti Filho, Carlos Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem como objetivo determinar o impacto de uma fusão e aquisição (F&A) no desempenho do banco consolidador em relação a seus concorrentes, tanto na abordagem de intermediação quanto na de rentabilidade, além de propor uma métrica de ranking de F&A para uma análise de desempenho mais precisa. Embora alguns estudos avaliem o desempenho dos bancos em F&As, a explicação de seu impacto sobre as instituições no mercado pode ser mais bem explorada com a proposição de uma métrica financeira-operacional, diferente das avaliações pelo mercado acionário, complementada com o ponto de vista das estratégias organizacionais que aparecem na literatura como essenciais para a continuidade da desenvoltura do tema. Avaliar as consequências das F&As de bancos e entender suas intenções proporciona uma melhor gestão tanto das instituições quanto dos aspectos socioeconômicos do país. Também fornece diretrizes e novas ferramentas de avaliação de desempenho para acadêmicos, gerentes e funcionários do governo nos processos de F&A. O método de pesquisa é quantitativo-qualitativo. Na abordagem quantitativa, foi utilizada a técnica de análise por envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis) com um segundo estágio de regressão linear múltipla. O banco de dados foi formado por informações das demonstrações financeiras dos bancos de 2000 a 2018 (representando o CAMELS), complementadas com informações macroeconômicas e de estrutura de mercado. Na abordagem qualitativa, o impacto dessas variáveis regredidas foi determinado no estágio quantitativo para quatro estudos de caso, que são os "Quatro Grandes" bancos que representam aproximadamente 87% do mercado financeiro brasileiro. Embora alguns estudos abordem o tema da relação entre a eficiência e as F&As, este estudo mostra que não há uma relação clara e direta entre as F&As e o desempenho (a eficiência) dos bancos no mercado. Os resultados sugerem que os bancos realizam as F&As por outros motivos além da busca por eficiência, deixando a eficiência como consequência da operação. Este artigo contribui para a proposição de uma nova métrica de mensuração da eficiência das F&As, cuja função é estabelecer um ranking e relativizar a análise do desempenho dos bancos em relação ao mercado como um todo, permitindo a visualização do efeito relativo em relação aos concorrentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to determine the impact of an M&A on the performance of the consolidating bank in relation to its competitors in both the intermediation and profitability approaches, in addition to proposing an M&A ranking metric for a more accurate performance analysis. Although some studies assess the performance of banks in M&As, the explanation of their impact on institutions in the market can be better explored by proposing a financial-operational metric, different from valuations by the stock market, complemented with the point of view of organizational strategies that appear in the literature as essential for the continuity of the resourcefulness of the topic. Assessing the consequences of bank M&As and understanding their intentions provides better management of both institutions and the country's socioeconomic aspects. It also provides guidelines and new tools for performance evaluation for academics, managers, and government officials on M&A processes. The research method is quantitative-qualitative. In the quantitative approach, the data envelopment analysis (DEA) technique with a second stage of multiple linear regression was used. The database was formed by information from the banks' financial statements from 2000 to 2018 (representing the CAMELS), supplemented with macroeconomic and market structure information. In the qualitative approach, the impact of these regressed variables was determined in the quantitative stage for four case studies, which are the Big4 banks that represent approximately 87% of the Brazilian financial market. Although some studies deal with the topic of the relationship between efficiency and M&As, this study shows that there is no clear and direct relationship between M&As and the performance (efficiency) of banks in the market. The results suggest that banks carry out M&As for reasons other than the search for efficiency, leaving efficiency as a consequence of the operation. This article contributes to the proposal of a new metric for measuring the efficiency of M&As, whose function is to establish a ranking and relativize the analysis of banks' performance in relation to the market as a whole, allowing the visualization of the relative effect vis-à-vis competitors.
  • O efeito moderador do narcisismo do CEO na sensibilidade da remuneração ao desempenho Artigo Original

    Azevedo, Yuri Gomes Paiva; Nakao, Silvio Hiroshi

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é examinar se o narcisismo do Diretor Executivo (Chief Executive Officer - CEO) tem um efeito moderador sobre a sensibilidade da remuneração ao desempenho (pay-performance sensitivity). Preenchemos uma lacuna na literatura existente, que ignora os aspectos comportamentais dos agentes na elaboração dos planos de remuneração dos executivos, fornecendo evidências do efeito moderador do narcisismo do CEO sobre a sensibilidade da remuneração ao desempenho. Esclarecemos o fato de que os acionistas e os investidores potenciais podem enfrentar custos de agência mais altos ao investir em empresas lideradas por CEOs narcisistas, considerando que os CEOs narcisistas tendem a receber níveis mais altos de remuneração do que seus pares, independentemente do desempenho da empresa. Este estudo também tem implicações para os membros do conselho e recrutadores, que podem levar em conta esse aspecto psicológico ao propor esquemas de remuneração aos CEOs. Os resultados estendem a discussão anterior sobre a baixa sensibilidade da remuneração ao desempenho (ou sua não significância), sugerindo que isso pode ser parcialmente atribuído às características psicológicas dos CEOs, que desempenham um papel na concepção da remuneração dos executivos. Uma amostra de 1.057 empresas não financeiras dos EUA (8.869 observações empresa-ano) durante o período de 2002 a 2018 foi analisada usando regressões do método generalizado de momentos sistêmico (system generalized method of moments - SYS-GMM) devido à relação endógena entre a remuneração do CEO e o desempenho da empresa. Os principais resultados mostram que o narcisismo do CEO reduz a associação entre a remuneração do CEO e o desempenho da empresa, corroborando a previsão de que o narcisismo pode ser visto como um “lado sombrio” na elaboração de planos de remuneração de executivos. Essa constatação é robusta em relação a medidas alternativas de sensibilidade da remuneração ao desempenho, e outros testes de robustez indicam que nossos resultados não são motivados pelo excesso de confiança do CEO. Portanto, este estudo contribui para a literatura ao fornecer, até onde sabemos, as primeiras evidências empíricas do efeito moderador do narcisismo do CEO sobre a sensibilidade da remuneração ao desempenho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to examine whether the Chief Executive Officer (CEO) narcissism has a moderating effect on pay-performance sensitivity. We fill a gap in the existing literature, which overlooks the behavioral aspects of agents in the design of executive compensation plans, by providing evidence of the moderating effect of CEO narcissism on pay-performance sensitivity. We shed light on the fact that shareholders and potential investors might face higher agency costs when investing in firms led by narcissistic CEOs, considering that narcissistic CEOs tend to receive higher levels of compensation than their peers, regardless of the company’s performance. This study also has implications for board members and recruiters, who may take this psychological aspect into account when proposing compensation schemes to CEOs. The results extend the prior discussion on low pay-performance sensitivity (or its non-significance) by suggesting that this might be partially attributed to the psychological characteristics of CEOs, which play a role in the design of executive compensation. A sample of 1,057 non-financial U.S. firms (8,869 firm-year observations) during the period 2002-2018 was analyzed using system generalized method of moments (GMM-SYS) regressions due to the endogenous relationship between CEO compensation and firm performance. The main results show that CEO narcissism reduces the association between CEO compensation and firm performance, supporting the prediction that narcissism can be viewed as a “dark side” in the design of executive compensation plans. This finding is robust to alternative measures of pay-performance sensitivity, and further robustness checks indicate that our results are not driven by CEO overconfidence. Therefore, this study contributes to the literature by providing, to the best of our knowledge, the first empirical evidence of the moderating effect of CEO narcissism on pay-performance sensitivity.
  • Impactos dos sentimentos racionais e irracionais dos investidores no mercado brasileiro Artigo Original

    Marschner, Paulo Fernando; Ceretta, Paulo Sergio; Ambrozini, Marcelo Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo foi determinar como os sentimentos racionais e irracionais dos investidores afetam o retorno e a volatilidade do mercado brasileiro. O papel do sentimento nos mercados financeiros ainda é um assunto recente, controverso e limitado, e este estudo explora essa relação no mercado brasileiro. As evidências desta pesquisa se somam ao número limitado de estudos sobre o sentimento do investidor em mercados emergentes e ampliam as evidências já documentadas no Brasil. Espera-se que nossos resultados tenham impacto sobre investidores, formuladores de políticas e autoridades monetárias. Os investidores devem estar cientes dos fundamentos econômicos ao formularem suas estratégias de investimento e também ao escolherem as ações que irão compor seus portfólios. Os formuladores de políticas e as autoridades monetárias devem levar em conta o sentimento ao formular estratégias políticas, econômicas e monetárias, pois as mudanças econômicas podem afetar a psicologia do investidor e se refletir em suas negociações no mercado de ações. Os índices de confiança do consumidor e empresarial foram usados como proxies para o sentimento do investidor e foram regredidos em relação a um conjunto de fundamentos econômicos para isolar seus componentes racionais e irracionais. Em seguida, modelos vetoriais autorregressivos foram estimados e funções de resposta a impulsos e decomposições de variância foram geradas para verificar o impacto do sentimento sobre o retorno e a volatilidade do Ibovespa. Há três resultados principais. Primeiro, o sentimento do investidor afeta tanto o retorno quanto a volatilidade do mercado brasileiro. Segundo, os fundamentos econômicos foram importantes determinantes dos retornos e da volatilidade no mercado brasileiro, indicando que a negociação fundamental induzida pelo sentimento racional teve um efeito maior do que a negociação induzida pelo sentimento irracional. Terceiro, em termos de magnitude, o sentimento baseado no consumidor teve um impacto maior do que o sentimento baseado nos negócios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to determine how rational and irrational investor sentiments impact the return and volatility of the Brazilian market. The role of sentiment in financial markets is still a recent, controversial and limited subject, and this study explores this relationship in the Brazilian market. The evidence from this research adds to the limited number of studies on investor sentiment in emerging markets and extends the evidence already documented in Brazil. Our results are expected to have an impact on investors, policymakers and monetary authorities. Investors must be aware of economic fundamentals when formulating their investment strategies and also when choosing the stocks that will make up their portfolios. Policymakers and monetary authorities should take sentiment into account when formulating political, economic and monetary strategies, as economic changes can affect investor psychology and be reflected in their stock market trading. Consumer and business confidence indexes were used as proxies for investor sentiment and were regressed against a set of economic fundamentals to isolate their rational and irrational components. Then, autoregressive vector models were estimated and impulse response functions and variance decompositions were generated to verify the impact of sentiment on the return and volatility of the Ibovespa. There are three main results. First, investor sentiment impacts both returns and volatility in the Brazilian market. Second, economic fundamentals were important determinants of returns and volatility in the Brazilian market, indicating that fundamental trading induced by rational sentiment had a greater effect than trading induced by irrational sentiment. Third, in terms of magnitude, consumer-based sentiment had a greater impact than business-based sentiment.
  • Relato integrado e criação de valor para os acionistas: evidências internacionais Artigo Original

    Ferreira, Talieh Shaikhzadeh Vahdat; Martins, Orleans Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa a relação entre o relato integrado e a criação de valor para os acionistas de empresas de capital aberto em 39 países, entre 2011 e 2018. O relatório integrado surgiu como um meio de atender às diferentes necessidades de informação dos stakeholders, mas, como sua apresentação é voluntária, há pouca informação sobre as diferentes formas de integração dessas informações e sua relação com o processo de criação de valor das empresas, lacuna que este estudo busca preencher. Considerando o relatório integrado em formato geral (RG) e as estruturas específicas da Global Reporting Initiative (GRI) e do International Reporting and Connectivity Council (IRCC), apresentamos três efeitos sobre a criação de valor para os acionistas: assimetria de informações, sincronicidade do preço das ações e previsibilidade dos lucros. Este estudo amplia o conhecimento acadêmico sobre os efeitos da adoção de diferentes formatos de relatório integrado, mas também pode ajudar os formuladores de políticas a tomar decisões relacionadas à imposição de formas de divulgação. Para as empresas, ele fornece evidências de que o relato integrado pode ser usado como uma ferramenta de diferenciação no mercado. As empresas foram agrupadas em três subamostras usando o método de pareamento por escore de propensão (PSM, do inglês propensity score matching) e seus dados foram analisados usando regressões multiníveis e modelos de diferença em diferenças. Nossos resultados mostram que, após a adoção de um relatório integrado geral, os acionistas ganham valor nas três perspectivas selecionadas (assimetria de informações, sincronicidade de ações e previsibilidade de lucros), principalmente para empresas localizadas em países desenvolvidos. O que importa não é a adoção de um formato específico de divulgação, mas a implementação de um processo de relato integrado para informações financeiras e não financeiras. Assim, a adoção de relatórios integrados não pode ser reduzida a um símbolo de legitimação, pois cria valor para os acionistas independentemente da estrutura adotada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzes the relationship between integrated reporting and shareholder value creation of public companies in 39 countries, between 2011 and 2018. The integrated report has emerged as a means of meeting the different information needs of stakeholders, but as its presentation is voluntary, there is little information about the different ways of integrating this information and its relationship with the value creation process of companies, a gap that this study seeks to fill. Considering the integrated report in general format (RG) and the specific frameworks of the Global Reporting Initiative (GRI) and the International Reporting and Connectivity Council (IRCC), we present three effects on shareholder value creation: information asymmetry, stock price synchronicity, and earnings predictability. This study expands academic knowledge on the effects of the adoption of different integrated report formats, but can also help policymakers make decisions related to the imposition of forms of disclosure. For companies, it provides evidence that integrated reporting can be used as a market differentiation tool. Firms were grouped into three subsamples using the propensity score matching (PSM) method and their data were analyzed using multilevel regressions and difference-in-differences models. Our findings show that after the adoption of a general integrated report, shareholders gain value in the three selected perspectives (information asymmetry, stock synchronicity, and earnings predictability), mainly for companies located in developed countries. It is not the adoption of a specific disclosure format that matters, but the implementation of an integrated reporting process for financial and non-financial information. Thus, the adoption of integrated reports cannot be reduced to a symbol of legitimization, as it creates value for the shareholder regardless of the framework adopted.
  • Avaliação do momentum no Brasil usando regressões quantílicas Artigo Original

    Silva, Rodrigo Abbade da; Costa Jr., Newton da; Armada, Manuel J. da Rocha

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi medir a relação entre os retornos esperados e o excesso de ganhos de capital (CGO, do inglês capital gains overhang) (como proxy para o efeito disposição) no mercado financeiro brasileiro. Ele também investigou a capacidade do efeito disposição de induzir o momentum. A regressão quantílica permite o estudo da importância dos valores extremos na regressão. Dessa forma, é possível estudar a relação entre o efeito disposição e o retorno esperado entre ações vencedoras e perdedoras usando dados do mercado financeiro brasileiro. Isso pode ajudar a explicar os resultados conflitantes encontrados na literatura ao estudar essa relação em outros países. Este estudo contribui para o desenvolvimento do tema da relação entre o efeito disposição e os ganhos de capital não realizados no mercado financeiro. Para isso, aplicamos os modelos de regressão Fama-MacBeth e de regressão quantílica. Inicialmente, estudamos a relação entre o CGO e o retorno esperado. Posteriormente, investigamos a capacidade do efeito disposição de gerar o efeito momentum em quantis extremos do retorno esperado (0,05º - ações perdedoras e 0,95º - ações vencedoras). Usamos uma amostra de 227 ações de empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3) e séries históricas mensais de janeiro de 2000 a outubro de 2018. Encontramos uma relação significativa e positiva entre o CGO e o retorno esperado em diferentes níveis de retorno esperado, diminuindo do menor para o maior quantil de retorno esperado. Isso indica que os investidores brasileiros, que são propensos ao efeito disposição, operam nos quantis extremos do retorno esperado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study was to measure the relationship between expected returns and capital gains overhang (CGO) (a proxy for the disposition effect) in the Brazilian financial market. It also investigated the ability of the disposition effect to induce momentum. Quantile regression allows the study of the importance of extreme values in the regression. In this way, it is possible to study the relationship between the disposition effect and the expected return between losing and winning stocks using data for the Brazilian financial market. This may help explain the conflicting results found in the literature when studying this relationship in other countries. This study contributes to the development of the topic of the relationship between the disposition effect and unrealized capital gains in the financial market. For this, we apply Fama-MacBeth regression and quantile regression models. Initially, we study the relationship between CGO and expected return. Subsequently, we investigate the ability of the disposition effect to generate the momentum effect at extreme quantiles of expected return (0.05th - losing stocks and 0.95th - winning stocks). We used a sample of 227 shares of companies listed on the Brazilian stock exchange (B3) and monthly historical series from January 2000 to October 2018. We found a significant and positive relationship between CGO and expected return across different levels of expected return, decreasing from the lowest to the highest quantile of expected return. This indicates that Brazilian investors, who are prone to the disposition effect, operate at the extreme quantiles of expected return.
  • Adoção das IFRS e ratings de crédito: um estudo comparativo em mercados emergentes e desenvolvidos Artigo Original

    Ferreira, Bruno Ferraz; Barros, Lucas A. B. de C.; Pimentel, Renê Coppe

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo investigou os efeitos da adoção mandatória das Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards [IFRS]) sobre a qualidade das informações contábeis sob três aspectos: a capacidade dos números contábeis explicarem os ratings de crédito e sua evolução após a adoção das IFRS; a diferença em termos de ganho informacional com a adoção mandatória das IFRS entre países emergentes e desenvolvidos; e a identificação de aspectos de governança nacional capazes de explicar os referidos ganhos informacionais. Este artigo se diferencia da literatura existente em três aspectos: utiliza amostra mais abrangente e heterogênea, composta por países emergentes e desenvolvidos; utiliza o método de reamostragem por bootstrapping para análise consistente dos resultados; e investiga a heterogeneidade dos efeitos da adoção das IFRS como função do nível de desenvolvimento e das características de governança no nível do país. O estudo reforça a relevância da informação contábil para a análise do risco de crédito das empresas e traz novas contribuições à literatura sobre a heterogeneidade dos efeitos da adoção das IFRS. Ao utilizar amostra de diversos países, este artigo tem potencial impacto na literatura contábil e financeira nacional e internacional, também se mostrando útil para reguladores e gestores de portfolios internacionais. As análises se basearam nos ratings e dados contábeis anuais de 566 empresas domiciliadas em 36 países, durante o período de 2005 a 2017, por meio de método de reamostragem por bootstrapping. Este artigo documenta que a adoção mandatória das IFRS aumentou a capacidade dos dados contábeis explicarem as classificações de crédito atribuídas pelas agências de classificação de risco (agências de rating [AR]). Ademais, evidencia que essa associação é, em média, mais acentuada em economias emergentes. E indica, ainda, relação positiva entre controle da corrupção (CC) e ganho informacional associado à adoção das IFRS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study examined the effects of mandatory International Financial Reporting Standards (IFRS) adoption on the quality of accounting information from three perspectives: the ability of accounting figures to explain credit ratings and their evolution after IFRS adoption; the difference in information gains from mandatory IFRS adoption between emerging and developed countries; and the identification of aspects of national governance capable of explaining these information gains. This article differs from the existing literature in three respects: it uses a more comprehensive and heterogeneous sample of emerging and developed countries; it uses the bootstrapping resampling method for a consistent analysis of the results; and it examines the heterogeneity of the effects of IFRS adoption as a function of country-level development and governance characteristics. The study reinforces the relevance of accounting information for analyzing companies' credit risk and makes new contributions to the literature on the heterogeneity of the effects of IFRS adoption. By using a multi-country sample, the article has potential implications for national and international accounting and finance literature, and is also useful for regulators and international portfolio managers. The analyses were based on the ratings and annual accounting data of 566 companies domiciled in 36 countries over the period from 2005 to 2017, using a bootstrapping resampling method. This article documented that mandatory IFRS adoption increased the ability of accounting data to explain the credit ratings assigned by rating agencies. Moreover, it was found that this relationship is, on average, more pronounced in emerging economies. The analysis also showed a positive relationship between the control of corruption and the information gain associated with IFRS adoption.
  • Qualidade ou quantidade? O impacto no custo de capital próprio Artigo Original

    Telles, Samantha Valentim; Moreira, Jeice Catrine Cordeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo investigar o impacto simultâneo da qualidade e da quantidade de informações sobre o custo de capital próprio das empresas brasileiras listadas na B3 de 2011 a 2021. Também avaliamos qual dos dois, qualidade ou quantidade, tem um impacto maior sobre o custo de capital próprio. A qualidade contábil e o volume de informações são fatores-chave para determinar o custo de capital próprio de uma empresa. Embora vários estudos tenham explorado a relação entre essas variáveis, poucos as examinaram simultaneamente, e não conseguimos encontrar nenhum que se concentrasse nesses aspectos no mercado brasileiro. Nossos resultados sugerem que as empresas devem priorizar o aprimoramento da qualidade das informações que divulgam aos investidores em vez de simplesmente divulgar mais informações. Os órgãos normativos têm uma justificativa para fornecer orientações adicionais sobre a melhoria da divulgação de informações. Um mercado melhor informado facilita a tomada de decisões e reduz a assimetria de informações. Nossos resultados contradizem estudos anteriores que encontraram uma relação positiva entre a quantidade de informações e o custo de capital próprio, sugerindo que pesquisas futuras sobre o volume de informações também devem considerar a qualidade dessas informações. Usamos uma amostra de 1.347 observações empresa-ano e empregamos várias metodologias para avaliar os níveis de qualidade contábil e volume de informações. Nosso estudo controlou o tamanho da empresa, a alavancagem, o índice market-to-book, o beta, o crescimento, a internacionalização e o impacto da COVID-19 para aumentar a robustez de nossos resultados. Para garantir a validade de nossos achados, realizamos testes adicionais usando métodos alternativos para medir a qualidade e a quantidade, e os resultados foram consistentes com nossos achados originais. Constatamos que a qualidade das informações financeiras afeta o custo de capital próprio, enquanto o volume não. Nossos resultados ressaltam a importância de melhorar a qualidade das informações e apoiam as exigências regulatórias para uma divulgação mais relevante e compreensível.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to investigate the simultaneous impact of information quality and quantity on the cost of equity capital for Brazilian firms listed on the B3 from 2011 to 2021. We also assessed which of the two, quality or quantity, has a greater impact on the cost of equity capital. Accounting quality and information volume are key factors in determining a company's cost of equity capital. While several studies have explored the relationship between these variables, few have examined them simultaneously, and we were unable to find any that focused on these aspects in the Brazilian market. Our results suggest that companies should prioritize enhancing the quality of information they disclose to investors over simply disclosing more information. Standard setters have a rationale for providing additional guidance on improving information disclosure. A better informed market facilitates better decision-making and reduces information asymmetry. Our results contradict previous studies that have found a positive relationship between information quantity and the cost of equity capital, suggesting that future research on information volume must also consider the quality of that information. We used a sample of 1,347 firm-year observations and employed various methodologies to assess the levels of accounting quality and information volume. Our study controlled for firm size, leverage, market-to-book ratio, beta, growth, internationalization, and the impact of COVID-19 to enhance the robustness of our results. To ensure the validity of our findings, we conducted additional tests using alternative methods to measure quality and quantity, and the results were consistent with our original findings. We found that the quality of financial information impacts the cost of equity capital, whereas the volume does not. Our results underscore the importance of improving information quality and support regulatory requirements for more relevant and understandable disclosure.
  • Impacto do surto de COVID-19 nos ratings de crédito: aplicação da abordagem through-the-cycle Artigo Original

    Terreno, Dante Domingo; Donadille, María Eugenia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi analisar como a crise da COVID-19 afetou os determinantes e a previsibilidade do rating de crédito doméstico emitida pela Fitch Ratings na Argentina. Além disso, pretende-se avaliar os efeitos das agências de classificação de risco de crédito usando o método through-the-cycle (ao longo do ciclo). Dada a natureza subjetiva da categorização dos ratings de crédito, os pesquisadores desenvolveram modelos para explicar e prever esses ratings. Essa subjetividade é significativa durante eventos econômicos. Portanto, é importante investigar se os fatores que determinam e preveem os ratings de crédito permaneceram consistentes antes e durante a crise da COVID-19. Este artigo contribui significativamente para a compreensão de como a aplicação do método through-the-cycle afeta os determinantes e a previsibilidade dos ratings de crédito em crises econômicas. A aplicação do método through-the-cycle pelas agências de classificação de risco de crédito como um critério durante a crise da COVID-19 resultou em uma quebra da correlação usual entre os determinantes e os ratings de crédito. Entender se as variáveis são componentes permanentes ou transitórios é fundamental para que os investidores e tomadores de empréstimos antecipem as mudanças nos ratings de crédito durante as recessões econômicas. As variáveis dependentes são as categorias de rating de crédito doméstico de longo prazo. As variáveis independentes são derivadas da metodologia de rating de crédito da Fitch Ratings e da literatura, que inclui variáveis quantitativas e qualitativas. Os métodos estatísticos utilizados são a regressão logística ordinal, a regressão logística ordinal generalizada e as máquinas de vetores de suporte. A crise da COVID-19 foi considerada um evento transitório devido à aplicação da abordagem through-the-cycle pelas agências de classificação de risco de crédito. Durante a pandemia, os determinantes específicos dos ratings de crédito não são considerados devido à sua natureza transitória. O estudo identifica o índice de cobertura de juros e a posição competitiva como componentes transitórios. Essa abordagem levou a uma menor previsibilidade, mas a um rating de crédito mais estável.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to analyze how the COVID-19 crisis has affected the determinants and predictability of the domestic credit rating issued by Fitch Ratings in Argentina. Additionally, it aims to evaluate the effects of credit rating agencies using the through-the-cycle method. Given the subjective nature of credit rating categorization, researchers have developed models for explaining and predicting credit ratings. This subjectivity is significant during economic events. Therefore, it is important to investigate whether the factors that determine and predict credit ratings remained consistent before and during the COVID-19 crisis. This paper contributes significantly to understanding how the application of the through-the-cycle method affects the determinants and predictability of credit ratings in economic crises. The application of the through-the-cycle method by credit rating agencies as a criterion during the COVID-19 crisis resulted in a breakdown of the usual correlation between determinants and credit rating. Understanding whether variables are permanent or transitory components is crucial for investors and borrowers to anticipate credit rating changes during economic downturns. The dependent variables are the long-term domestic credit rating categories. The independent variables are derived from the Fitch Ratings credit rating methodology and the literature, which includes quantitative and qualitative variables. The statistical methods used are ordinal logistic regression, generalized ordinal logistic regression, and support vector machines. The COVID-19 crisis was considered a transitory event due to the application of the through-the-cycle approach by rating agencies. During the pandemic, specific determinants of credit ratings are not considered due to their transitory nature. The study identifies interest coverage ratio and competitive position as transitory components. This approach led to less predictability but a more stable credit rating.
  • Dívida corporativa de longo e curto prazo e incerteza da política econômica no Brasil Artigo Original

    Barros, Claudio Marcelo Edwards; Rodrigues, Leandro Menezes; Rodrigues, Ronaldo dos Santos Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo teve como objetivo investigar a relação entre a incerteza da política econômica e a dívida de longo e curto prazo das empresas brasileiras negociadas na bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão (B3). A discrepância entre os resultados anteriores levanta questões sobre o entendimento atual da relação entre a dívida e a incerteza da política econômica. Análises separadas de dívidas de longo e curto prazo fornecem insights diferentes sobre como as decisões corporativas são afetadas. Essa discrepância desafia nosso entendimento atual da complexa dinâmica entre a dívida e a incerteza da política econômica. A amostra da pesquisa consiste em 163 empresas brasileiras listadas na B3 entre 2010 e 2019, com periodicidade trimestral. Os modelos de linha de base consideraram a dívida de longo e curto prazo como endógena, levando em conta as características da empresa e do país. Empregamos uma abordagem de painel de dois estágios do método dos momentos generalizado sistêmico (generalized method of moments - GMM-sys) para lidar com a possível endogeneidade nas estimativas. Como o mercado de dívida desempenha um papel crucial na avaliação e no desempenho das empresas, é cada vez mais importante estudar a dinâmica da dívida corporativa de longo e curto prazo em meio aos desafios desencadeados pela disseminação da incerteza da política econômica no ambiente de negócios. Esclarecer como as dívidas de longo e curto prazo se comportam sob essa pressão é particularmente relevante, pois reforça as implicações já observadas e potenciais para a adaptabilidade corporativa no uso de fundos externos. O impacto deste estudo está em revelar a coexistência das decisões cautelosas das empresas na busca de fundos representativos e a posição conservadora dos investimentos corporativos em relação às incertezas que cercam a política econômica. Os resultados sugerem que níveis mais altos de incerteza da política econômica estão associados a uma diminuição no uso de dívidas de longo prazo e a um aumento nas dívidas de curto prazo. Em resposta a um aumento da incerteza da política econômica, as empresas tendem a depender menos da dívida de longo prazo e, em vez disso, optam por aumentar o uso da dívida de curto prazo. Esses resultados se mantêm consistentes em diferentes especificações propostas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to investigate the relationship between economic policy uncertainty (EPU) and long- and short-term debt of Brazilian firms traded on the Brasil, Bolsa, Balcão (B3) stock exchange. The discrepancy in previous results raises questions about the current understanding of the relationship between debt and EPU. Separate analyses of long- and short-term debt provide different insights into how corporate decisions are affected. This discrepancy challenges our existing understanding of the complex dynamics between debt and EPU. The research sample consists of 163 Brazilian firms listed on the B3 between 2010 and 2019 on a quarterly basis. The baseline models considered long- and short-term debt as endogenous, taking into account firm and country characteristics. We employed a two-stage system generalized method of moments (GMM-sys) panel approach to deal with potential endogeneity in the estimates. As the debt market plays a crucial role in corporate valuation and performance, it is increasingly important to study the dynamics of long- and short-term corporate debt amidst the challenges triggered by the spread of EPU in the business environment. Clarifying how both long- and short-term debt perform under such pressure is particularly relevant since it reinforces already observed and potential implications for corporate adaptability in the use of external funds. The impact of this study lies in revealing the coexistence of firms’ cautious decisions in seeking representative funds and the conservative position for corporate investments regarding uncertainties that surround economic policy. The findings suggest that higher levels of EPU are associated with a decrease in the use of long-term debt and an increase in short-term debt. In response to increased EPU, companies tend to rely less on long-term debt and instead opt for increased use of short-term debt. These results hold consistently across different proposed specifications.
  • Rumo a uma contabilidade comprometida com a sustentabilidade: uma abordagem comportamental Artigo Original

    Soares, Eduardo Codevilla; Lima, Nilton Cesar; Coelho, Arnaldo Fernandes Matos

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo se concentra em como as atitudes, normas subjetivas e controle comportamental percebido dos contadores em relação à accountability podem moldar o desempenho sustentável de uma empresa por meio do uso de informações contábeis. Embora muito se saiba sobre o papel da contabilidade na sustentabilidade, há uma escassez de insights sobre como os aspectos do comportamento dos contadores influenciam os resultados de sustentabilidade. A aplicabilidade da Teoria do Comportamento Planejado nesse contexto, especialmente no Brasil, ainda é bastante desconhecida. Esta pesquisa busca preencher essa lacuna de conhecimento explorando a interação entre as características comportamentais dos contadores, o uso de dados contábeis e a sustentabilidade organizacional. Os resultados revelam uma correlação positiva entre a accountability e o comprometimento organizacional, destacando a indispensabilidade da accountability para resultados organizacionais sustentáveis. Com base na Teoria do Comportamento Planejado, um derivado da Teoria da Ação Fundamentada, este estudo usa um ponto de vista quantitativo. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa estruturada distribuída entre contadores brasileiros. Usando uma técnica de amostragem de conveniência não probabilística, 383 contadores participaram. Os dados foram coletados usando um método de bola de neve, iniciado por 32 contatos primários. Esta pesquisa contribui para a literatura contábil de três maneiras principais. Primeiro, ela destaca o papel da contabilidade na promoção do desenvolvimento organizacional sustentável, posicionando a Teoria do Comportamento Planejado como uma ferramenta valiosa no discurso da sustentabilidade. Em segundo lugar, ela esclarece a importância da contabilidade dentro da cultura da accountability, dando maior peso à sua utilidade para orientar as organizações a atingir os objetivos comerciais. Por fim, enfatiza o papel integral da sustentabilidade no crescimento organizacional, destacando a contabilidade como uma ferramenta estratégica na formulação e implementação da estratégia de negócios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study focuses on how accountants' attitudes, subjective norms, and perceived behavioral control towards accountability can shape a company's sustainability performance via the use of accounting information. While much is known about the role of accounting in sustainability, there is a shortage of insights into how aspects of accountants' behavior influence sustainability outcomes. The applicability of the Theory of Planned Behavior in this context, especially in Brazil, remains largely uncharted. This research seeks to bridge this knowledge gap by exploring the interplay between accountants' behavioral traits, the use of accounting data, and organizational sustainability. The findings reveal a positive correlation between accountability and organizational commitment, highlighting the indispensability of accountability for sustainable organizational outcomes. Based on the Theory of Planned Behavior, a derivative of the Theory of Reasoned Action, this study uses a quantitative point of view. Data were collected through a structured survey distributed among Brazilian accountants. Using a non-probabilistic convenience sampling technique, 383 accountants participated. Data were collected using a snowball method, initiated by 32 primary contacts. This research contributes to the accounting literature in three main ways. First, it highlights the role of accounting in promoting sustainable organizational development, positioning the Theory of Planned Behavior as a valuable tool in the sustainability discourse. Second, it sheds light on the importance of accounting within the culture of accountability, giving greater weight to its usefulness in guiding organizations to attain business objectives. Lastly, it emphasizes the full role of sustainability in organizational growth, highlighting accounting as a strategic tool in formulating and implementing business strategy.
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