Acessibilidade / Reportar erro

A representação temática da informação na Saúde Coletiva no contexto das palavras-chave

RESUMO

Introdução:

Diante da quantidade de estudos que constituem um campo de conhecimento, indica-se a importância da representação informacional de suas temáticas e por conseguinte, a disseminação dos conhecimentos produzidos.

Objetivos:

Identificar as palavras-chave utilizadas em dissertações do campo da saúde coletiva, apresentar as mais empregadas e analisar o conteúdo temático que as constituem.

Metodologia:

Optou-se pela pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, de natureza quantiqualitativa, fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos da representação temática da informação, para identificar as palavras-chave dos noventa e um trabalhos de mestrado, aprovados pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina no período de 2010 a 2020.

Resultados:

Dentre as palavras-chave mais empregadas - Atenção Primária à Saúde (APS), trata-se da mais recorrente.

Conclusão:

Ao identificar e analisar as palavras-chave, ratifica-se o compromisso do campo da saúde coletiva, em especial do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina, que prioriza a promoção, a prevenção e a proteção da saúde com vistas ao bem- estar da população. Destaca-se, o papel da Ciência da Informação, dos estudos relacionados à organização e a representação da informação, com vistas a recuperação e a socialização da informação científica.

PALAVRAS-CHAVE:
Saúde coletiva; Ciência da informação; Representação temática da informação

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br