RESUMO
Introdução:
Analisa os riscos de uso dos meios digitais de comunicação não oficiais na unidade acadêmica de educação a distância de uma universidade federal.
Objetivo:
Especificamente, identifica os riscos que possam impactar nos processos de recuperação e uso da informação; analisa a magnitude e o impacto desses riscos; seleciona respostas para eles, por meio de controles e outras ações; e, por fim, propõe ações para monitorar e coordenar os processos e os resultados do gerenciamento de riscos.
Metodologia:
Metodologicamente é uma pesquisa do tipo diagnóstico, descritiva e documental. A técnica do grupo de discussão foi a técnica adotada de coleta de dados. Na análise e interpretação dos dados, o modelo selecionado foi o recomendado por Tribunal de Contas da União, que compreende várias etapas, como está especificado ao longo deste artigo.
Resultados:
Os resultados apontaram a existência de riscos e medidas a serem tomadas para tratá-los foram apresentadas.
Conclusão:
Usar provedores de e-mail não oficiais, usar o WhatsApp e redes sociais para envio, recebimento e armazenamento de informações oficiais e armazenar arquivos oficiais em repositórios on- line foram os principais riscos identificados.
PALAVRAS-CHAVE:
Celulares na comunicação; Gerenciamento de riscos; Mídias digitais; Comunicação da informação; Universidade federal