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Avaliação do uso do twitter no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe estratégias de marketing digital

RESUMO

O advento da internet proporcionou a conectividade, que promoveu uma queda das barreiras, principalmente na comunicação. A sociedade está em rede e a interação é fator preponderante; nesse contexto, as unidades de informação devem estar presentes e se adequarem ao ambiente digital. O marketing digital se apresenta como uma estratégia para o sucesso e propõe o uso de métricas para aferir a participação da organização neste ambiente. Este artigo tem o objetivo de analisar a utilização do twitter do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS) como estratégia de marketing digital. A investigação tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram um questionário estruturado em formulário eletrônico, enviado através de e-mail ao gestor da rede social, e um formulário construído para análise das postagens da mídia twitter do SIBIUFS realizadas no ano de 2018, através da aplicação das métricas de audiência e engajamento. Mediante análise dos dados coletados, concluiu-se que a atuação do SIBIUFS na utilização de estratégias de marketing digital nas redes sociais ainda é tímida e demanda a criação de uma política que regulamente todas as práticas de marketing implementadas na unidade e, assim, contribuir para o crescimento do grau de interação de seus usuários, possibilitar a disseminação e o compartilhamento de informações, além de promover o ambiente da biblioteca.

PALAVRAS-CHAVE:
Marketing; Bibliotecas universitárias; Metrias da informação e comunicação; Estudo de usuários

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