Apresenta a revelação do que foi encontrado, ou seja, é a descrição mais relevante encontrada e destacada na pesquisa; verificando a abordagem do ponto de vista e a estratégia de pesquisa (coleta de dados) usados no estudo. |
Apresenta a intenção, pretensão, propósito, aplicação ou finalidade que o(s) pesquisador(es) desenvolveram a pesquisa; verificando a aplicação das dimensões da sustentabilidade: ambiental ou ecológica, econômica e social. |
Desenvolvimento de mecanismos avaliadores da sustentabilidade em bibliotecas
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Art. 1 - o desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade nas bibliotecas pode gerar uma estrutura abrangente, ajudando a avaliar os impactos das operações e projetos futuros / Abordagem qualitativa - Revisão bibliográfica. |
Art. 1 - Comunicação acadêmica e da informação em coleções digitais e impressas; educação ambiental dos bibliotecários e o público; projetos arquitetônicos sustentáveis na construção de bibliotecas; medição do progresso em direção a sustentabilidade / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 3 - os modelos propostos podem ser usados como uma estrutura de pesquisa para estudar vários fatores de sustentabilidade no contexto de diferentes tipos de biblioteca / Abordagem qualitativa - Revisão bibliográfica e documental. |
Art. 3 - Modelo criado e utilizado para demonstrar os diversos processos de criação, acesso e uso da informação; e outros fatores responsáveis pela sustentabilidade / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 9 - como as bibliotecas podem gerar flexibilidade, promover a colaboração, alinhar atividades, reduzir custos e incentivar a inovação dentro da estrutura de um plano acadêmico sustentável / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 9 - Criação de espaços que oferecem consultas, workshops e ambientes colaborativos para estudos, projetos, apresentações e pesquisas que respondam produtivamente as questões do meio ambiente / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 12 - o quadro conceitual construído oferece um modelo para análises adicionais sobre os valores ativos e funções da biblioteca com relação a Agenda 2030 / Abordagem qualitativa - Revisão bibliográfica. |
Art. 12 - Práticas e contribuições das bibliotecas quanto ao desenvolvimento sustentável no contexto da Agenda 2030 da ONU / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 17 - os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fornecem uma avaliação multidimensional e podem ser utilizados como relatórios na falta de medidas específicas nas bibliotecas / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 17 - Avaliação das bibliotecas utilizando os ODS / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 19 - os ODS podem ser usados como uma estrutura de avaliação para fornecer evidências pelas quais as bibliotecas demonstram seu impacto positivo para metas de sustentabilidade / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 19 - Presença dos ODS nas tarefas usuais, atividades estratégicas e objetivos operacionais / o envolvimento dos funcionários na identificação da contribuição individual e metas / ações monitoradas e comunicadas por meio formal e informal a uma variedade de públicos / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 21 - a realização de treinamento contínuo dos funcionários sobre os importantes papéis e responsabilidades das bibliotecas com relação a realização e cumprimento dos ODS / Abordagem quantitativa - Estudo de caso. |
Art. 21 - Função das bibliotecas quanto ao cumprimento dos ODS / práticas de implementação dos ODS / requisitos para efetivar o uso dos ODS / obstáculos / avaliações da equipe no cumprimento dos ODS / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Construção verde: arquitetura, design, consumo de energia e água, ambiente interno, redução de resíduos e reciclagem, acessibilidade, entre outros
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Art. 2 - as bibliotecas estão ajustando as novas demandas ambientais e culturais, oferecendo um design baseado na eficiência energética / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 2 - Qualidade do projeto de design sustentável: uso de energia, qualidade do ar interno, conservação de água, biodiversidade (materiais de acabamento), zoneamento de ruído e acústico, impacto dos materiais utilizados, questões ambientais no espaço e utilização / Dimensões ambiental e econômica. |
Art. 4 - a construção da nova biblioteca considerou vários aspectos da sustentabilidade em seu design / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 4 - Projeto de edifício sustentável: gerenciamento de energia, água, conforto térmico, escolha de materiais utilizados, divulgação das iniciativas de sustentabilidade / Gerenciamento do edifício / Coleções sustentáveis / Organização sustentável da biblioteca e serviços oferecidos / Dimensões ambiental e econômica. |
Art. 6 - para as bibliotecas, o uso de luz natural, energia e ventilação disponíveis são métodos que afetam a eficiência e a implementação de estratégias de iluminação e refrigeração são importantes nos projetos arquitetônicos / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 6 - Projeto e design de edifício sustentável: medição dos materiais utilizados na construção e consumo de energia / Dimensões ambiental e econômica. |
Art. 7 - o apoio de funcionários da biblioteca causou um impacto significativo na redução de resíduos, reciclando materiais descartados e diminuindo o impacto no meio ambiente / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 7 - Programa de ecologização das bibliotecas: ação de reciclagem de materiais / Dimensões ambiental e econômica. |
Art. 8 - os custos ambientais e de energia de bibliotecas digitais e serviços de informação podem ser reduzidos de várias maneiras, desenvolvendo políticas apropriadas / Abordagem qualitativa - Revisão documental. |
Art. 8 - Medição dos custos energéticos e ambientais gerados pelos servidores (hardwares) utilizados em bibliotecas digitais / Dimensões ambiental e econômica. |
Art. 10 - o projeto de construção da biblioteca já está resultando em economias significativas de tempo e espaço de trabalho da equipe / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 10 - Utilização do design enxuto na construção de uma nova biblioteca (1) e um Piloto de serviços especializados de biblioteca (2) / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 11 - a maioria das bibliotecas possuem certificação de construções sustentáveis e estão ativamente envolvidas na promoção da sustentabilidade ambiental / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 11 - Iniciativas de promoção da sustentabilidade ambiental aos usuários; aumento da conscientização; métodos de certificação LEED e os recursos de construção verde das bibliotecas / Dimensões ambiental e econômica. |
Art. 13 - existe a necessidade de criar maior acessibilidade nas bibliotecas através das lentes da sustentabilidade / Abordagem qualitativa - Revisão bibliográfica. |
Art. 13 - Criação de acessibilidade de maneira sustentável para os usuários - promovendo a utilização dos prédios, espaços e serviços e melhor alcance comunitário / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 22 - as bibliotecas implementaram algumas práticas ambientalmente sustentáveis (verdes) em termos de características de projeto de construção, conservação de água, eficiência/conservação de energia etc. / Abordagem quantitativa - Estudo de caso. |
Art. 22 - Práticas sustentáveis nos projetos de construção, conservação de água, eficiência/conservação de energia, gestão de resíduos, desenvolvimento de coleção sustentável e uso de tecnologia sustentável / Dimensões ambiental e econômica. |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no auxílio e aceleração para o alcance do desenvolvimento sustentável
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Art. 5 - as bibliotecas estão atrasadas quanto ao uso das TIC na prestação de serviços e na aceleração do alcance dos ODS / Abordagem quantitativa - Estudo de caso. |
Art. 5 - Uso TIC nos serviços da biblioteca e na atualização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 14 - uma infraestrutura de TIC confiável é um pré-requisito para boas práticas de gerenciamento de informações e garante um melhor planejamento para as coleções, atingindo objetivos institucionais e de desenvolvimento / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 14 - Utilização de sistemas de gerenciamento como base para boas práticas de gestão e desenvolvimento sustentável / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 18 - as bibliotecas podem criar uma visão mais ecológica ao realizar operações de impressão verde de documentos, sendo responsáveis pelo consumo diário de papel ao mesmo tempo que ajudam na salvação do planeta / Abordagem qualitativa - Revisão bibliográfica. |
Art. 18 - Estratégias e práticas para reduzir o impacto das máquinas de impressão / fornece informações, práticas e sugestões para obter impressão e cópias ecologicamente corretas / Dimensões ambiental e econômica. |
Art. 23 - todas as seções das bibliotecas são informatizadas, mas apresentam dificuldades na implantação da biblioteca verde, no entanto, existem esforços para desenvolver a sustentabilidade / Abordagem quantitativa - Estudo de caso. |
Art. 23 - Edifício (Iluminação e Fontes de energia, Ventilação, Temperatura, Acústica); Coleção e acervo; Conscientização dos usuários; Limpeza e uso de plásticos; Nível de informatização das seções; Desafios e Estratégias para promoção da biblioteca verde / Dimensões ambiental e econômica. |
Práticas sustentáveis aplicadas simultaneamente nas bibliotecas
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Art. 15 - as bibliotecas reconhecem a importância do tema e estabelecem uma ligação entre a gestão, o marketing, a imagem da organização e a criação de valores que promovam e monitorem o desenvolvimento e a sustentabilidade / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 15 - Políticas ambientais; Gestão financeira; Gestão de consumo; Marketing; Reconhecimento da importância do assunto / Dimensões ambiental, econômica e social. |
Art. 16 - as bibliotecas estão no caminho de contribuir ainda mais para a construção de um futuro sustentável, como espaços acessíveis, tem o potencial de aumentar a conscientização sobre o tema, divulgar informações, sensibilizar o público e disponibilizar ferramentas para promover a sustentabilidade / Abordagem Quali-quantitativa - Estudo de caso. |
Art. 16 - Atividades gerais de conscientização para a comunidade; fornecimento de livros, equipamentos e ferramentas; organização de eventos; depósitos de reciclagem e fluxos de trabalho / Dimensões ambiental e econômica. |
Art. 20 - Houve a indicação que é necessário compreender melhor o que a sustentabilidade é como um conceito integrado de práticas econômicas e ecológicas - a biblioteca analisada é um exemplo de biblioteca sustentável por atender os princípios básicos da sustentabilidade / Abordagem qualitativa - Estudo de caso. |
Art. 20 - Construção da biblioteca com características verdes (fachada, iluminação, aproveitamento da água, sistemas de climatização e ventilação natural etc. / Projeto de conscientização dos funcionários e usuários / Projeto sustentável de leitura de livros; o Bookcrossing / Dimensões ambiental, econômica e social. |