Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem da sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas: revisão da literatura internacional

RESUMO

Introdução:

a adoção da sustentabilidade na rotina das pessoas e nas atividades de gestão de instituições de ensino está cada vez mais presente. Esta pesquisa aborda o conceito de sustentabilidade aplicado nas atividades de gestão no cenário das bibliotecas.

Objetivo:

O objetivo deste estudo é analisar, a partir de um fragmento da literatura científica, os conteúdos do tema sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas.

Metodologia:

realizou-se uma revisão da literatura em três bases de dados (Scopus, Web of Science e SciELO), auxiliado pelo instrumento denominado ProKnow-C; a pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e os resultados analisados com a técnica de Análise de conteúdo.

Resultados:

a seleção do portfólio referente ao tema ficou representado por 23 artigos alinhados. Após análise do conteúdo dos artigos, entre alguns dos resultados, destaca-se que o conceito de sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas ficou representado por quatro temas principais: Construção verde, Tecnologias da Informação e Comunicação, Modelos de avaliação e Práticas sustentáveis aplicadas simultaneamente.

Conclusão:

aos bibliotecários, gestores e pesquisadores da área de biblioteconomia implica esclarecer que este estudo categoriza iniciativas teóricas e práticas do conceito de sustentabilidade aplicado na gestão de bibliotecas e que sua utilização como fonte de informação pode elucidar questões a respeito desta temática.

PALAVRAS-CHAVE
Sustentabilidade; Gestão de bibliotecas; Bibliotecas verdes.

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br