Ciência da Informação e Biblioteconomia |
Processo macrossocial (vertical social) |
3 |
Discute a mediação cultural (políticas públicas de cultura; atuação de Arquivos na cultura; conceitos de mediação cultural e de mediação da arte). Relata processos de mediação social (intervenções para criação de blogs comunitários, melhoria de condições de cidadania, mediação da leitura em contextos comunitários, possibilidades de inclusão social). Discute papel de veículos de comunicação social no contexto social. Discute o conceito de mediação, no geral. Discute a mediatização da cultura. |
Processos institucionais (vertical institucional) |
2 |
Discute a mediação informacional (conceito, mediação informacional em práticas arquivísticas, mediação no mercado de capitais); mediação da leitura e formação do |
|
|
|
leitor, sem abordar situações específicas; mediação documentária em cenários mais ou menos institucionalizados (destaca dimensões implícitas do processo, como indexação, catalogação, taggeamento); mediação fora dos cenários tradicionais-mediação extrainstitucional (contexto da saúde, redes digitais de informação, discussão sobre desmediação e tecnologias); papel mediador da biblioteca e dos bibliotecários em diversos contextos (biblioteca pública, biblioteca universitária, redes de informação, contexto da saúde). |
Situações interativas (horizontal) |
4 |
Aborda situações específicas/experiências de mediação: avaliação de programas de inclusão digital com perspectiva sociocognitiva, avaliação de serviços de referência de bibliotecas, atuação do bibliotecário para competência informacional. Aborda questões de mediação técnica: discute o uso de ferramentas interativas na mediação (como o Facebook em serviços de referência, por exemplo); midiologia, no geral; discute arquitetura da informação. |
Museologia |
Processo macrossocial (vertical social) |
|
Aborda o papel de um artista, discute forma de preservação de manifestação de cultura material e imaterial de uma região portuguesa, discute o conceito de museu, as categorias de patrimônio e museu, discute o trabalho arqueológico para entendimento de paisagem urbana, discute a experiência de coleta de testemunhos, discute a natureza de diversos equipamentos (museu, parque e casa de espetáculos). |
Processos institucionais (vertical institucional) |
0 |
Discute musealização, patrimonialização, papel social e educativo do museu, processos de catalogação de documentos museológicos, processos de circulação de cultura material, produção e circulação de obras mediadas por museus. Apresenta trabalhos arqueológicos e experiências de mediação junto a comunidades. Discute a mediação de memórias coletivas de uma comunidade por meio de um museu comunitário. |
Situações interativas (horizontal) |
0 |
Descreve processos de formação de mediadores de museus de ciência, formas de apropriação do museu pela escola, pelos docentes. Fala de ações educativas específicas. Discute o objeto mediador em ações de envolvimento do visitante com o museu. Fala da mediação simbólica (internalização) em museus. Aponta possibilidades de processos de mediação dos museus, incluindo acessibilidade e exposições. Discute a interlocução museu e biologia por meio de coleções. Discute os conceitos de autonomia e heteronomia do usuário da informação. Fala de interação com objetos em exposições e interatividade. |
Arquivologia |
Processo macrossocial (vertical social) |
|
Discussão sobre atuação das instituições arquivísticas na sociedade. |
Processos institucionais |
|
Discussão sobre processo de mediação documentária realizado por profissionais e sobre atuação da instituição |
|
(vertical institucional) |
|
arquivística em relação às suas missões institucionais. |
Situações interativas (horizontal) |
|
Não foram apresentados resumos com relatos de processos de mediação sociocognitiva e técnica em relação a usuários e públicos. |
Sistemas de Informação |
Processo macrossocial (vertical social) |
|
Não aparecem discussões do papel ou função social dos sistemas e suas formas de mediação. |
Processos institucionais (vertical institucional) |
|
Discute a atuação da TI em processos de governança, no geral. |
Situações interativas (horizontal) |
|
Discute projetos de apropriação da TI na Educação à Distância e entre idosos. |