Acessibilidade / Reportar erro

A performance literária do contador de causos brasileiros Rolando Boldrin

Introdução:

A performance literária propicia a preservação da memória por meio das narrativas orais populares, sendo, portanto, uma forma de resistência a favor das gentes do Brasil e de nossa cultura. Quando é desenvolvida utilizando os causos, torna-se fascinante. Apesar de ser uma narrativa oral que nem sempre é valorizada, carrega a identidade, os traços e jeitos de personagens tipicamente brasileiros.

Objetivo:

O objetivo deste estudo consiste em analisar a performance literária do contador de causos Rolando Boldrin, no programa de TV, Sr. Brasil.

Metodologia:

Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, documental e oral, descritiva e qualitativa.

Resultados:

Entre os resultados alcançados, ressalta-se que os causos narrados por Boldrin, apresentam histórias e memórias de personagens da cultura popular.

Conclusão:

Conclui-se que o leitor-narrador de causos precisa desenvolver habilidades, dentre elas não perder o “fio da meada” no momento da narrativa, utilizar recursos de voz, corpo, espaço e presença para chamar a atenção e despertar o imaginário, o interesse e a memória afetiva dos leitores-ouvintes de modo envolvente e surpreendente.

PALAVRAS-CHAVE
Mediação oral da literatura; Performance literária; Narração de causos; Rolando Boldrin; Cultura popular brasileira.


Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br