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Acesso ao conhecimento no contexto da Ciência Aberta: explorando a popularidade do Sci-Hub no Brasil

RESUMO

Introdução:

O Sci-Hub é um canal de acesso a textos científicos totalmente gratuito e sem necessidade de cadastro que recupera documentos através do título ou de identificadores persistentes, mesmo quando são textos protegidos pelas leis de direito autoral. O artigo apresenta o contexto de criação do Sci-Hub e seu funcionamento, informando sobre as barreiras à comunicação científica impostas pelo sistema editorial vigente.

Objetivo:

O estudo investigou a extensão do uso do Sci-Hub no Brasil entre estudantes de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas.

Metodologia:

A pesquisa envolveu um survey sobre as motivações para o uso do Sci-Hub, aplicado com o auxílio do Google Formulários.

Resultados:

Os resultados mostraram que cerca de 20% dos respondentes não conheciam o Sci-Hub. Entre os 779 pósgraduandos que conheciam a ferramenta, 88% indicaram usá-la regularmente, seja pelo custo zero ou pela praticidade (74%). Pouco mais de 14% assinalaram desobediência intelectual como motivação para usar o Sci-Hub. Os resultados indicaram também que o Sci-Hub tem se mantido como um atalho entre o pesquisador e o conteúdo científico indispensável para a realização de sua pesquisa e para a evolução da ciência.

Conclusões:

Conclui-se que a criação do Sci-Hub e sua intensa utilização no Brasil e ao redor do mundo são um sintoma da reação dos cientistas ao esquema deteriorado de comunicação científica mantido pelas editoras internacionais e uma constatação da importância dos princípios da Ciência Aberta.

PALAVRAS-CHAVE:
Sci-Hub; Comunicação científica; Acesso aberto; Direito autoral; Desobediência intelectual

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