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Commons de conhecimento em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Curitiba/PR

RESUMO

No cenário das discussões sobre a hegemonia do conhecimento, surge um olhar diverso que busca mostrar a pluralidade dos saberes e a necessidade da partilha. No âmbito do desenvolvimento e disseminação deste conhecimento, prerrogativa de instituições de ensino superior (IES), as bibliotecas se caracterizam como um canal de acesso. Considera-se nesta pesquisa o conhecimento como um bem comum, conforme proposta de Charlotte Hess e Elinor Ostrom. Commons de conhecimento, sendo um recurso compartilhado por um grupo de pessoas e submetido a regras de auto governança. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar se a biblioteca universitária pode ser considerada um commons de conhecimento. Para a coleta de dados foram selecionadas duas bibliotecas de IES localizadas na cidade de Curitiba/PR, contando com organizações administrativas distintas, uma pública e outra privada. Em campo, realizou-se com os bibliotecários, entrevista focalizada na perspectiva de gestão desses profissionais. No que se refere às regras de governança, os resultados indicam que o acervo digital das bibliotecas pesquisadas se enquadra nos princípios de governança de commons de conhecimento. Por outro lado, a disponibilização do acervo nos espaços físicos nas bibliotecas sob avaliação, não satisfaz todos os requisitos, não sendo, portanto, possível classificar as bibliotecas universitárias analisadas na presente pesquisa como commons de conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE:
Commons de conhecimento; Biblioteca; Biblioteca universitária; Curitiba (PR)

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