RESUMO
Introdução:
O desenvolvimento da Educação a Distância nas Instituições de Ensino Superior demanda uma série de adaptações para atender a esta modalidade educacional, que alcança também as Bibliotecas Universitárias como unidades de apoio informacional ao ensino, à pesquisa e à extensão. A EaD torna-se público-alvo dessas unidades, requerendo produtos e serviços, sobretudo tecnológicos, para apoio ao processo ensino-aprendizagem.
Objetivo:
Identificar ações voltadas para a disponibilização de ambientes/plataformas de serviços para a EaD em bibliotecas de instituições integrantes da Universidade Aberta do Brasil. Metodologia: O estudo é de caráter descritivo e de abordagem quali-quantitativa. As instituições foram consultadas no Sistema SisUAB e a coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionário on-line com gestores de bibliotecas destas instituições.
Resultados:
Constata-se que das 76 instituições respondentes, em apenas três identificaram-se ações de integração por meio de ambiente/plataforma para a EaD, sendo que o atendimento a esse público está centrado, em sua maior parte, na disponibilização de bibliotecas virtuais e em bases de dados. Destaca-se a visão dos profissionais quanto à ausência de necessidade de atendimento diferenciado para o público a distância e presencial, com a máxima de que todos os serviços estão disponíveis a todos os públicos.
Conclusão:
As iniciativas são poucas frente ao universo das instituições investigadas, de forma a demandar um aumento e uma efetividade de ações para mitigar essa defasagem informacional.
PALAVRAS-CHAVE
Biblioteca universitária; Educação a distância; Serviços de informação; Sistemas de informação