RESUMO
Introdução/objetivo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar como se caracterizam os fluxos de informação que subsidiam a atuação dos gestores de políticas de assistência estudantil na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Metodologia: Os dados foram coletados via questionário estruturado, e tratados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo.
Resultados: Os resultados apontaram que os gestores de políticas de assistência estudantil possuem demandas informacionais complexas, dinâmicas e heterogêneas, e que reconhecem a relevância da informação no suporte aos seus processos decisórios. O ambiente informacional é permeado por fatores intervenientes como: pressões da comunidade acadêmica, questões éticas, e de dependência tecnológica, além da complementaridade entre a utilização de canais e fontes de informação formais e informais. A má comunicação, a falta de integração entre sistemas, e a sobrecarga informacional se constituíram como barreiras que, tanto dificultam o compartilhamento de informações, como tornam seu processo de recuperação mais lento.
Conclusão: Estes resultados delineiam um diagnóstico descritivo-interpretativo que pode contribuir para o desenvolvimento de fluxos informacionais mais adequados à consecução de políticas de assistência estudantil, impactando positivamente todas as partes nelas interessadas.
PALAVRAS-CHAVE: Fluxos informacionais; Universidade pública; Ensino superior; Política pública; Gestão da informação