Open-access Gestão da informação no setor bancário: análise por meio do discurso do sujeito coletivo

RESUMO

Introdução:  A gestão da informação contribui para o desenvolvimento das organizações, à medida que possibilita a disponibilização, acesso e uso da informação para a tomada de decisões.

Objetivo:  Este artigo busca apresentar os desafios da gestão da informação no nível estratégico de uma empresa do setor bancário.

Metodologia:  Utilizou-se da entrevista como instrumento de coleta de dados que formam analisados por meio do Discurso do sujeito coletivo, com a identificação de três categorias de análise, quais sejam acesso, registro e organização.

Resultados:  Foram identificadas a dificuldade de acesso e compreensão da informação e a necessidade de recorrer a especialistas, ao dono da informação; além do grande volume de informações e tempo escasso para acesso e interação com elas e de não haver incentivo ou valorização do registro de informações em desenvolvimento de projetos e a existência de múltiplos canais que dificultam o acesso e apropriação da informação pelos sujeitos.

Conclusão:  Os resultados apontam a necessidade de maior atenção ao usuário nos processos de gestão da informação, a fim de propiciar o acesso adequado e facilitado aos repositórios de informação, o gerenciamento dos canais disponíveis, o incentivo ao registro e a necessidade do descarte da informação obsoleta.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão da informação; Acesso; Organização; Registro; Banco

location_on
Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro