Acessibilidade / Reportar erro

Evidências bibliométricas do reconhecimento científico em resenhas e entrevistas notas teóricas e modelo de análise

RESUMO

Introdução:

Resenhas e entrevistas publicadas em periódicos científicos têm recebido pouca atenção em pesquisas do campo da Ciência da Informação. O estudo defende a ideia de que a análise desses gêneros textuais pode evidenciar o reconhecimento científico quando são tomados como objetos de estudo a partir de uma perspectiva bibliométrica e analisados com base no referencial teórico da Ciência da Informação, Sociologia da Ciência e Linguística.

Objetivos:

Realizar um ensaio teórico sobre esses gêneros textuais e elaborar e aplicar um modelo de análise em uma amostra de resenhas e entrevistas publicadas na Revista Estudos Feministas (REF) entre 2018 e 2020.

Método:

Pesquisa exploratória e descritiva que utiliza abordagens quantitativas e qualitativas advindas das análises bibliométrica e de conteúdo.

Resultados:

O ensaio teórico destacou as características das resenhas e entrevistas, e o modelo de análise elaborado contém indicadores que sinalizam o reconhecimento científico: os perfis das resenhas e das obras resenhadas (n=69), dos resenhistas (n=81) e resenhados (n=95); das entrevistas e dos entrevistados (n=9), dos entrevistadores (n=13), bem como os valores acadêmicos e atributos que costumam ser valorizados na elaboração desses gêneros textuais.

Conclusão:

A análise das resenhas e entrevistas publicadas na REF baseada em modelo de análise elaborado a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre Ciência da Informação, Sociologia da Ciência e Linguística ofereceu uma caixa de ferramentas analítica relevante para o estudo do reconhecimento científico.

PALAVRAS-CHAVE:
Resenhas; Entrevistas; Reconhecimento científico; Bibliometria

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br