Acessibilidade / Reportar erro

O código de ética e deontologia do bibliotecário:
reflexões freirianas a respeito de elementos sociolaborais

RESUMO

Introdução/Objetivo:

Neste trabalho, discutem-se alguns aspectos da ética do bibliotecário a partir do pensamento de Paulo Freire. A pesquisa identifica pontos da ética universal do ser humano e sua importância com um código na atuação do bibliotecário.

Método:

O viés metodológico resgata textos clássicos, de Freire, intitulado ‘O compromisso do profissional com a sociedade’ e a obra ‘Educação como prática da liberdade’ para construir reflexões acerca da atuação profissional. Com a pesquisa bibliográfica, aborda-se itens do Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, destacando subsídios que ampliem a proposta dialética e dialógica no contexto político, histórico e social - mediado por tecnologia e fluxos de informação.

Resultados:

O diagnóstico recupera itens indexados em plataformas digitais como: o portal Oasisbr; o SciVerse Scopus - Elsevier; a biblioteca eletrônica SPELL e a base Brapci. As bases de dados situam abordagens imprescindíveis ao ensino contextualizado da ética - que ergue, alicerça o carácter de todos os seus membros e, garantindo um contributo para a cidadania.

Conclusão:

Os resultados mostram que a ética e o compromisso são preceitos essenciais para alta performance profissional e institucional. Os itens documentais selecionados são significativos para o estudo de revisão literária da ética e do comprometimento do bibliotecário perante a sociedade.

PALAVRAS-CHAVE:
Ética do bibliotecário; Ocupações; Pensamento crítico; Status ocupacional; Filosofia e ética; Responsabilidade.

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br