ALVES, Ayane Priscila de Araújo. Histórias em quadrinhos como espaço pedagógico de leitura na formação do leitor: cruzando limites antes impossíveis. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2018. |
TCC |
Quadrinhos como fonte de informação, incentivo à leitura, apoio pedagógico e transmissão de conhecimento |
AMARILHA, Marly. Literatura e quadrinhos: a paródia como pedagogia na formação do leitor. Educação em Questão, v. 36 n. 22, p. 56-73, set./dez. 2009AMARILHA, Marly. Literatura e quadrinhos: a paródia como pedagogia na formação do leitor. Educação em Questão, v. 36 n. 22, p. 56-73, set./dez. 2009.. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
ARAÚJO, Gustavo Cunha de; SILVA, Edimila Matos da. Formação de conceitos por meio das histórias em quadrinhos: contribuições da teoria histórico-cultural. Notandum, a. 23, n. 50, p. 45-71, maio/ago. 2019. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola da Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tese |
Discussão da importância dos quadrinhos na formação do gosto pela leitura |
BARI, Valéria Aparecida; VERGUEIRO, Waldomiro. As histórias em quadrinhos como elemento para a formação de leitores ecléticos: algumas reflexões com base em depoimentos de universitários. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 15-24, 2007. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
BARI, Valéria Aparecida; VERGUEIRO, Waldomiro. Biblioteca escolar, leitura e histórias em quadrinhos: Uma relação que se consolida. In: ENCONTRO NACIO-NAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009. Anais [...].João Pessoa: UFPB, 2009. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
BARI, Valéria. Leitura Escolar e Histórias em Quadrinhos: fruição intelectual, criatividade e formação de gostos de leitores. 9ª Arte, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 25-33, jan. 2013. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor, Importância dos quadrinhos na formação de bibliotecas escolares e espaços de leitura |
BONA, Rafael José. Intertextualidades cinematográficas nas histórias d´Os Trapalhões: contribuições para a educação. Revista de Estudos da Comunicação, Curitiba, v. 13, n. 32, p. 199-209, set./dez. 2012. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
CAMPOS, Bárbara Arcanjo. A formação do sujeito-leitor no ensino fundamental: contribuições das histórias em quadrinhos. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 5., 2018. Anais [...]. São Paulo: USP, 2018. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
CASTELIONE, Flávia Rangel Pimenta. Viver dói: contribuições dos quadrinhos de Chiquinha na formação do leitor responsivo. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020CASTELIONE, Flávia Rangel Pimenta. Viver dói: contribuições dos quadrinhos de Chiquinha na formação do leitor responsivo. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.. |
Dissertação |
Contribuições da história em quadrinhos “Chiquinha” no combate contra o machismo cultural, como processo de reflexão e ação para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental |
CASTRO, Anne Karoline da Cruz. As histórias em quadrinhos na formação do leitor surdo em níveis fundamental e médio: uma experiência na Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju/SE. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018. |
TCC |
Formação leitora de alunos surdos da educação básica, através das histórias em quadrinhos |
CAVALCANTI, Bianca da Silva; SANT’ANNA, Micheline Medeiros dos Santos. HQs: contribuições na formação de leitores e produção de histórias em quadrinhos. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO CPAN, 4.; SEMANA INTEGRADA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO CPAN, 3., 2019. Anais [...]. Campo Grande: UFMS, 2019. |
Poster |
Quadrinhos, Leitura, Literatura infantil, Formação crítica do leitor |
CLAUDINO, Valentina Imaculada. A atividade de leitura de histórias em quadrinhos/tiras na formação do leitor crítico: um estudo do Programa Ação Cidadã. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Dissertação |
Processo de ensino e aprendizagem da leitura, a partir das história em quadrinhos e tiras e possíveis transformações |
DINIZ, Ivone Aparecida. A contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de leitores na educação infantil. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Especializ. |
Contribuição das histórias em quadrinhos para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil |
FAGUNDES, Natascha da Costa. As histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. |
TCC |
Utilização dos quadrinhos em sala de aula, como material pedagógico no processo de ensino e introjeção do conhecimento |
FERREIRA, Simone de Almeida. A importância das histórias em quadrinhos no ensino de Língua Portuguesa no 6° ano do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Letras) - Centro de Estudos Superiores de Itaituba, Itaituba, 2018. |
TCC |
Uso dos quadrinhos como recurso didático em salas de aula para o processo de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental |
GOMES, Ivan Lima. Leitores e leituras de revistas em quadrinhos: uma história visual (anos 1930-1950). Estudos Históricos, v. 34, n. 72, p. 54-80, jan./abr. 2021GOMES, Ivan Lima. Leitores e leituras de revistas em quadrinhos: uma história visual (anos 1930-1950). Estudos Históricos, v. 34, n. 72, p. 54-80, jan./abr. 2021.. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Contribuições das histórias em quadrinhos digitais às práticas educativas. Periferia, v. 12, n. 2, p. 279-301, maio/ago. 2020HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Contribuições das histórias em quadrinhos digitais às práticas educativas. Periferia, v. 12, n. 2, p. 279-301, maio/ago. 2020.. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
KUNDLATSCH, Aline; CORTELA, Beatriz Salemme Corrêa. Contribuições formativas das histórias em quadrinhos na formação inicial de professores de Física. Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, n. esp., 2018. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
LANGONI, Ana Carolina. Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para formação de leitores críticos. In: ARTES VISUAIS, LITERATURA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS COM EDUCAÇÃO E CIDADE, 1., 2018. Anais [...]. Vitória: EDIFES, 2018. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
LANGONI, Ana Carolina; CHISTÉ, Priscila de Souza. Histórias em quadrinhos: um caminho para a formação de leitores críticos. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 3., 2015. Anais [...]. São Paulo: USP, 2015LANGONI, Ana Carolina; CHISTÉ, Priscila de Souza. Histórias em quadrinhos: um caminho para a formação de leitores críticos. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 3., 2015. Anais [...]. São Paulo: USP, 2015.. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
LUCAS, André da Rosa. Histórias em quadrinhos: primeiros passos para a formação de leitores nas séries iniciais. Especialização. Monografia (Especialização em Formação de Leitores) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá, General Câmara, 2012. |
Especializ. |
Discutir e demonstrar a importância dos quadrinhos na formação do leitor e gosto pela leitura |
MAGALHÃES, Altina Costa. A importância das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura. Webartigos, 2012MAGALHÃES, Altina Costa. A importância das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura. Webartigos, 2012. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-das-historias-em-quadrinhos-no-desenvolvimento-da-leitura/91771. Acesso em: 30 jun. 2021. https://www.webartigos.com/artigos/a-imp...
. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-das-historias-em-quadrinhos-no-desenvolvimento-da-leitura/91771. Acesso em: 30 jun. 2021. |
Artigo online
|
Reflexões sobre a importância das HQs na Educação de maneira multidisciplinar |
MAROZO, Jonas dos Santos e Luís Fernando da Rosa. Contribuições para o desenvolvimento do leitor crítico: desmistificando o preconceito. CCNEXT: Revista de Extensão, Santa Maria, v. 3, ed. esp. 12, p. 341-345, 2016. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
MOTA, Elaine Mendes da. Literatura em quadrinhos: percursos e possibilidades na formação do leitor literário. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. |
Dissertação |
Formação do leitor literário a partir da leitura de obras literárias adaptadas para os quadrinhos |
NEVES, André Roberto Custódio; SANTOS, Andréa Pereira. Farenheit 451: relações entre o leitor de histórias em quadrinhos com cenários distópicos. Vozes e Diálogo, Itajaí, v. 18, n. 2, p. 118-129, jul./dez. 2019. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor, estudos sobre as possibilidades das HQs enquanto instrumento de reflexão |
OLIVEIRA, Altair Amaral de; FURTADO, Bruna Plath. A formação do leitor e a relevância das histórias em quadrinhos como incentivo à leitura. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: volume I. Curitiba: Secretaria da Educação do Estado do Paraná, 2016OLIVEIRA, Altair Amaral de; FURTADO, Bruna Plath. A formação do leitor e a relevância das histórias em quadrinhos como incentivo à leitura. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: volume I. Curitiba: Secretaria da Educação do Estado do Paraná, 2016. p. 2-19.. p. 2-19. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
PASSOS, Lívia Almeida; VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. A contribuição do gênero história em quadrinhos para o desenvolvimento da leitura. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 4., 2014. Anais [...]. Uberlândia: UFU, 2014. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
PERRELLI, Márcia Regina; STRYER, Fábio Augusto. Leitura: a contribuição das histórias em quadrinhos para a formação do leitor. In: PARANÁ. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: volume I. Secretaria da Educação do Estado do Paraná, 2012. p. 2-18. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades: estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e DC Comics. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola da Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades: estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e DC Comics. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola da Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.. |
Tese |
Análise e discussões das experiências de leitores brasileiros e norte-americanos com os quadrinhos para apropriação e introjeção de conhecimento |
RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Histórias em quadrinhos na sociedade contemporânea: lazer, obtenção de conhecimento na leitura das revistas de super-heróis. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola da Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. |
Dissertação |
Análise de histórias em quadrinhos e o leitor, instrumento para voltado para a informação e construção do conhecimento, formação de opiniões |
SANTOS, Adriana Alvarenga; BONFIM, Andreia. Histórias em quadrinhos: recurso pedagógico no processo de formação do leitor. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Calafiori, São Sebastião do Paraíso, 2018. |
TCC |
Práticas de leitura de quadrinhos como recurso pedagógico no processo de formação do leitor |
SANTOS, Mariana Oliveira dos. Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 5-23, jul./dez., 2010SANTOS, Mariana Oliveira dos. Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 5-23, jul./dez., 2010.. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
SILVA, Adriana Ribeiro de Brito; BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. A importância das histórias em quadrinhos para formação do leitor. In: SCIENCULT, 1., 2010. Anais [...]. Dourados: UEMS, 2010SILVA, Adriana Ribeiro de Brito; BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. A importância das histórias em quadrinhos para formação do leitor. In: SCIENCULT, 1., 2010. Anais [...]. Dourados: UEMS, 2010.. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
SILVA, Greice Ferreira da. Formação de leitores na Educação Infantil: contribuições das histórias em quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2009. |
Dissertação |
Formação de alunos leitores de histórias em quadrinhos na Educação Infantil |
SILVÉRIO, Luciana Begatini Ramos. Histórias em quadrinhos: gênero literário e material pedagógico: Maurício de Souza em foco. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013SILVÉRIO, Luciana Begatini Ramos. Histórias em quadrinhos: gênero literário e material pedagógico: Maurício de Souza em foco. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.. |
Dissertação |
Contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos na formação do leitor como um material literário e pedagógico no contexto escolar |
SOARES; Claudete; SALINO Sueli; BECK, Eliane Maria Cabral. A contribuição das histórias em quadrinhos para o despertar do gosto pela leitura. Consensu, v. 2, p. 16-29, 2018SOARES; Claudete; SALINO Sueli; BECK, Eliane Maria Cabral. A contribuição das histórias em quadrinhos para o despertar do gosto pela leitura. Consensu, v. 2, p. 16-29, 2018.. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
TAVARES, Mayara Barbosa. O uso das histórias em quadrinhos no contexto escolar: contribuições para o ensino/aprendizado crítico-reflexivo. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 2011. Anais [...]. Goiás: CEPED, 2011. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor |
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 4. ed. São Paulo, Contexto, 2014. p. 7-29. |
Capítulo |
Quadrinhos, Leitura, Ensino em sala de aula, Formação crítica do leitor |
WERNECK, Giovanna Carrozzinno; LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições para discutir na escola a violência contra as mulheres: os quadrinhos de Henfil e a formação do leitor crítico. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 10, n. 19, p. 80-95, jan./abr. 2018. |
Artigo |
Quadrinhos, Leitura, Formação crítica do leitor
|