Acessibilidade / Reportar erro

Cultura informacional voltada para instituições de ensino superior: valores e crenças como elementos centrais

RESUMO

Introdução

A cultura informacional envolve critérios fundamentais, valores e crenças, que refletem no comportamento informacional consistindo no modo como a informação é interpretada e manejada por indivíduos e grupos.

Objetivo

, da pesquisa foi analisar a cultura informacional voltada a Instituição de Ensino Superior (IES), privilegiando que o pano de fundo se constitua em Moçambique, e que se consolida a partir de valores da filosofia da organização por parte dos seus membros, cujos principais integrantes são docentes, funcionários e estudantes.

Metodologia

, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de nível exploratório e abordagem qualitativa, buscando-se várias fontes, desde artigos científicos e teses que discutem a temática, priorizando-se a consulta à base de dados BRAPCI.

Resultados

, faz-se necessária a compreensão da cultura informacional, na medida que ela interfere na construção e o uso de normas e políticas de IES, estimulando formas aceitáveis e esperadas de comportamentos e compartilhamento da informação, por fim,

Conclusão

os valores voltados a CI tem base em novos conhecimentos, aprendizagem contínua entre docentes, discentes e funcionários das IES na como na distribuição hierárquica, no acesso, busca e produção de conhecimento científico e administrativo.

PALAVRAS-CHAVE:
Valores; Cultura informacional; Cultura organizacional; Ensino superior

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br